Postado originalmente por
BACALHAU
A durabilidade de um motor está diretamente ligada ao cuidado que o motorista tem com ele. Então, se você usa um óleo de boa qualidade trocando-o juntamente com o filtro nas quilometragens recomendadas, mantém a temperatura na faixa normal de operação e usa como líquido de refrigeração água desmineralizada e com um bom aditivo, troca o filtro de ar e velas de acordo com as especificações, você vai ter um bom motor por muuuuuuuitos km. Gasolina de boa qualidade também é fundamental.
Mas, normalmente não é assim. O óleo vence umas três vezes, a água do arrefecimento do motor é completada com aquele "pato" (regador de posto) com água cheia de cloro, fluor e o que mais as empresas de água colocam e até sabão. E velas e filtros só quando a coisa está tão ruim que o carro não funciona mais. Depois é o motor que não presta.
Outra "peça" de fundamental importância para a durabilidade do motor é aquela que pressiona o acelerador. Mas isso, "todos sabem".
Se você não sabe o estado do motor da viatura e não quer arriscar com a sorte, mande abri-lo em uma retífica honesta. Você só vai saber o real estado dele, olhando por dentro. É o que pretendo fazer. Sai mais barato do que você quebrar sabe-se lá aonde. Porque aí, se for numa viagem mais longa, é grande a chance de acontecer em uma região desconhecida onde além de você não ter referências de quem vai fazer o serviço, vai ter gastos com reboque, o cara sabendo que você VAI ter que fazer o serviço para não abandonar a viatura quebrada no meio do caminho, vai cobrar o que ele quiser e é bem provável que faça uma porcaria de serviço, pois sabe que você não vai fazer outra viagem até lá só para reclamar. Além disso, some-se a demora para a chegada de eventuais peças, não porque é um NIVA, mas porque em muitos lugares você não encontra certas peças nem para um fusca (Tamboril, por exemplo).
Pretendo ao abrir o motor, aumentar a "cilindrada" dele para 1.7, usando os pistões originais Lada, ou 1.8, usando os pistões do Fusca ou do Tempra. Válvulas da H100. Comando Aerocar também está nos planos. Ignição eletrônica com o distribuidor Bosch adaptado (e aí, "cumpade", esse "bolo" sai do forno ou vai queimar?).
Uma injeção eletrônica mono ou, quiçá, multiponto, também está em estudos.
Pode parecer doideira, mas tenho dois motores para brincar.
Agora, dizer que nem todos os mecânicos "entendem" o motor do NIVA... Então o cara não é mecânico.
Nesse aspecto, o motor de um Fusca é muito mais "esquisito" e diferente de um AP, por exemplo, que o motor do NIVA. Para qualquer pequena dúvida, tem o manual do mecânico que você pode imprimir e colocar dentro da viatura para qualquer referência. E cá entre nós, qual é o carro, nacional ou estrangeiro, que tem disponível na Internet um manual tão completo e detalhado? Eu nunca vi. Aliás, recentemente tentei obter o manual do "Proprietário" (aquele que vem dentro do porta luvas) de uma Saveiro 98 e não consegui nem com a VW. Alegaram que não disponibilizam o manual para donwload "por questão de segurança"(sic).
Se você, ao comprar um NIVA, conseguir dominar a sua ansiedade de sair por aí com ele e submetê-lo a uma revisão detalhada e cuidadosa, você vai poder ir com ele aonde quiser... e voltar.
Mesmo assim pode quebrar? Pode, mas as chances são mínimas e estão naquela faixa do imponderável que pode atingir até uma BMW recém saída da fábrica.