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Ajuste correto rolamentos do cubo...

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  • 27/03/2009, 17:54
    Girti
    Citação:

    Postado originalmente por rrpomini Ver Post
    Entendi, mas o meu projeto não é de comprar para fazer mil modificações, mas sim fazer algumas alterações para viagens longas, tipo São Paulo - Bahia por exemplo, mas eu quero de niva mesmo, muitos falam que não é um carro bom pra isso, mas tive um vizinho que colocou gás de cozinha na sua brasília e foi lá pro mato grosso pra pescar, na minha opinião qualquer carro bem conservado e com tudo em dia e bem cuidado vai muito e muito longe..
    Sei que o motor original é muito valente, mas também sei que se fizermos algumas alterações no carro seu desempenho também mudará, modificações corretas é claro e com gente competente, li que um motor ap cai bem no meu projeto, pela facilidade de adaptação, desempenho e manutenção, mas eu tb pensei se modificarmos o diferencial, colocar um mais nervosinho para velocidades se ficaria bem ou daria algum outro problema a outro componente tipo a caixa de transferência, essa é a minha dúvida...:pensativo::pensativo::pensativo:
    se alguém também tiver mais idéias serão bem vindas!!!

    Até mais

    Posso afirmar com grande conhecimento de causa que um Niva em bom estado e com o motor original está perfeitamente apto a fazer viagens longas, não havendo necessidade de remotorização. Minha recomendação é de que sejam instalados:

    comando de válvulas modificado da Aerocar, para melhor desempenho na estrada, principalmente nas subidas;

    bancos confortáveis, para maior conforto do motorista e dos passageiros. Eu tenho, em meu Niva, os bancos da Rallye Design. Não são baratos, mas muito bons e duráveis, já tenho os meus há mais de 10 anos;

    pneus radiais, em tamanho adequado para o Niva (ou seja, nada de exageros!);

    Desde que comprei meu primeiro Niva, em 1994, já fiz inúmeras viagens, algumas delas (as de férias) bastante longas, algo entre 3.000 e 5.000 Km (Minas Gerais, Sul do país, Espírito Santo, etc...). Se quiser ver a prova :mrgreen:, basta visitar o link das fotos de algumas destas viagens: http://girti.multiply.com/photos

    [ ]s
  • 28/03/2009, 00:21
    rrpomini
    Citação:

    Postado originalmente por robertofs Ver Post
    Então, primeiro, nenhuma adaptação de motor é fácil, muito menos do AP. Primeiro que, até onde sei, somente uma empresa ou pessoa faz o kit, chamado BR2000, para adaptar o AP no Niva, e não é tão plug&play assim. Sempre há alguma aresta a ser aparada.

    Com o motor original, se você alongasse os diferenciais é possível que andaria até mais lento que um com diferenciais originais. Não adiantar alongar a transmissão se você não terá força pra tocá-los. Se quer um Niva que ande bem, adapte um motor 2.0 moderno e mantenha transmissão original.

    Mas esse lance de trocar de motor é relativo. Se vc pegar um bom Niva, com mecânica orignal em ordem, conforme-se com o desempenho do motor 1.6 ou 1.7, e seja feliz ;-)

    []'s
    França.

    com o motor original eu já pensei, mas o problema é que nem todos os mecânicos entendem ou tem algum conhecimento sobre esse motor, imagina no meio da viagem esse motor dar problema, como fica???:pensativo::pensativo::pensativo:
  • 28/03/2009, 01:56
    rrpomini
    Citação:

    Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Já que fugimos mesmo do assunto do tópico, então lá vai o meu pitaco.
    Dizem as "más" línguas que um cara que faz essa adaptação muuuiiito bem é o Rogério Bacelar, em Sampa. E parece que utiliza um kit próprio. Salvo engano, o Braszil(?) fez essa adaptação com ele e está plenamente satisfeito. Outro que recentemente pagou pra ver foi o Walter, um ARGHentino :mrgreen: que aparece por aqui de "seis em seis" meses. (Ei Walter, cadê as fotos? :pipoca:). Ele ainda não nos passou as suas impressões. (parece que depois que ele pegou o carro na oficina disse para a mulher que ia dar uma voltinha para experimentar. Isso já tem dois meses. No último contato ele estava na Patagônia :dance:).
    A configuração: Motor AP 1.8 MI, câmbio Clarck do Chevete, servo freio do Santana, direção hidraúlica do Santana e coluna de direção do Kadett.
    As fotos da DH estão aqui:http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...6&postcount=99

    RPPOMINI:Com essa configuração deve ficar ótimo para viajar com conforto. Como tenho uma idéia de uso do Pangaré semelhante à sua, podemos trocar uma idéias.

    Discordando do nosso colega França, acho que o motor AP 2.0 para o NIVA é coisa demais. Essa opinião também é compartilhada por outros NIVeiros. Já teve até um que colocou o AP 2.0, mas que recomendava o 1.8 (se for MI então...:concordo:). Não adianta tomar Viagra se o coração não aguenta :odedo:.

    Colocando o motor AP, o ideal é a caixa do Chevete mesmo. Já existe inclusive uma capa seca à venda para essa adaptação (motor AP), muito comum entre os "cheveteiros"

    Quanto aos diferenciais, dizem que uma boa troca são os que equipavam os últimos NIVAs. Ganha-se um pouco mais de velocidade final sem que haja perda significativa de torque. Me corrijam se eu estou errado.

    Agora, quanto ao motor original, concordo com o França. Pode-se até dar uma apimentada e transformá-lo em 1.7, com tudo original (Lada), ou 1.8, com pistões do Fusca 1500 ou Tempra 1.?.
    Eu por cá ando sonhado com, além disso, colocar uma IE. :pensativo:

    É, fugimos literalmente do assunto referente ao tópico!!! rsrs
    Mas enfim,
    Quanto ao Rogério Bacelar, ouvi dizer até por meio de conversa que ele é muito bom mesmo, sua adaptação é realmente boa fora os comentários que já colocaram aqui no fórum.
    Quanto ao motor, como eu tenho um fusca ( e estou querendo vender, quem se interessar....) em um fórum de fusca tem um tópico sobre motores aps nos fuscas, e nele fala o seguinte:
    Motor ap 2.0 tem mais torque, mas o 1.8 é mais eficiente pois o seu giro é maior... e por aí vai..
    Na minha opinião, eu acho que o 1.8 ainda mais MI seria melhor pro Niva, pois além de ter um giro maior ele também tem uma cilindrada mais próxima a do original, consequentemente forçaria menos a estrutura do carro, acredito eu, e também que um 2.0 não teria necessidade, pois eu não iria precisar de tudo isso mesmo, na estrada acho que não fará tanta diferença..
    E ao câmbio também pensei em um de chevete, pois ele é mais fácil de encontrar peças do que o do niva...
    Servo freio de santana... Já ouvi muito falar dele... li que é bom e muito confiável...
    Direção Hidráulica, cara, pena que eu não tenho meu niva agora, estou esperando vender o fusquinha pra comprar, porque tem uma oficina aqui do meu lado que desmanchou o santana dele todinho e está vendendo as peças, inclusive a direção hidráulica por apenas 600 reais... seria uma ótima investida.
    E quanto a coluna de direção... ainda não ouvi falar... Tem fotos??
    Faltou uma coisa que vc comentou também: os diferenciais, essa que é a minha maior dúvida: será que o do niva já é suficiente? será que tem um melhor sem perder o torque? Eis a questão!
    e por fim, sobre o motor original, também seria uma ótima opção, mas a grana que eu vou gastar pra deixar mais potente e redondinho , será que vou gastar o mesmo preço do que fazer uma mudança conforme a minha idéia??

    Muito obrigado pela opinião Bacalhau, também percebi que temos a mesma idéia de adaptação, isso é bom, pois acho que eu estou indo no caminho certo.:concordo:
    Até mais!!
  • 28/03/2009, 02:09
    rrpomini
    Citação:

    Postado originalmente por Girti Ver Post
    Posso afirmar com grande conhecimento de causa que um Niva em bom estado e com o motor original está perfeitamente apto a fazer viagens longas, não havendo necessidade de remotorização. Minha recomendação é de que sejam instalados:

    comando de válvulas modificado da Aerocar, para melhor desempenho na estrada, principalmente nas subidas;

    bancos confortáveis, para maior conforto do motorista e dos passageiros. Eu tenho, em meu Niva, os bancos da Rallye Design. Não são baratos, mas muito bons e duráveis, já tenho os meus há mais de 10 anos;

    pneus radiais, em tamanho adequado para o Niva (ou seja, nada de exageros!);

    Desde que comprei meu primeiro Niva, em 1994, já fiz inúmeras viagens, algumas delas (as de férias) bastante longas, algo entre 3.000 e 5.000 Km (Minas Gerais, Sul do país, Espírito Santo, etc...). Se quiser ver a prova :mrgreen:, basta visitar o link das fotos de algumas destas viagens: http://girti.multiply.com/photos

    [ ]s

    Olá Girti,
    O meu maior medo seria como eu disse antes, a manutenção do motor original, também sei que o carro não é só o motor, mas é no coração dele que mais devemos nos preocupar.
    Esse kit de comando da aerocar não diminui a vida útil do motor? pois se não estou enganado ele faz modificar a curva de potência do motor, isso vai deixar mais bravo mas também mais sensível a quebras futuras, bem futuras...
    Quanto a banco, muito bem lembrado!!! Imagina uma viagem longa e chegar lá com a coluna toda arrebentada? a maior diversão seria procurar um hospital ao invés de curtir o passeio!!rsrs
    esses bancos já vi na net e parecem ser bem confortáveis mesmo, e bons, de fato, para durar o tempo que dura...
    Quanto aos pneus, por um isntante eu pensei em colocar uns um pouquinho menores, mas logo pensei que de nada adiantaria, e acabei chegando a conclusão mesmo que os originais não melhores realmente,

    Cara, parabéns pelas fotos, é essa idéia que eu tenho em mente de deixar o meu carro para grandes viagens!! Curtir o que é de melhor!!! Parabéns!!
  • 28/03/2009, 18:20
    Girti
    Citação:

    Postado originalmente por rrpomini Ver Post
    Olá Girti,
    O meu maior medo seria como eu disse antes, a manutenção do motor original, também sei que o carro não é só o motor, mas é no coração dele que mais devemos nos preocupar.
    Esse kit de comando da aerocar não diminui a vida útil do motor? pois se não estou enganado ele faz modificar a curva de potência do motor, isso vai deixar mais bravo mas também mais sensível a quebras futuras, bem futuras...
    Quanto a banco, muito bem lembrado!!! Imagina uma viagem longa e chegar lá com a coluna toda arrebentada? a maior diversão seria procurar um hospital ao invés de curtir o passeio!!rsrs
    esses bancos já vi na net e parecem ser bem confortáveis mesmo, e bons, de fato, para durar o tempo que dura...
    Quanto aos pneus, por um isntante eu pensei em colocar uns um pouquinho menores, mas logo pensei que de nada adiantaria, e acabei chegando a conclusão mesmo que os originais não melhores realmente,

    Cara, parabéns pelas fotos, é essa idéia que eu tenho em mente de deixar o meu carro para grandes viagens!! Curtir o que é de melhor!!! Parabéns!!

    Quando me informei sobre o comando Aerocar, eu também tive a preocupação quanto à durabilidade do motor (o meu já tinha mais de 130.000 Km rodados), por temer que um comando "bravo" pudesse abreviá-la. Após conversar a respeito com o Gilberto, dono da Aerocar, resolvi arriscar. O comando foi instalado quando o meu Niva tinha comprovados (eu conhecia este Niva desde "0") 134.737 Km, e o carro foi vendido com mais de 240.000 Km, estando o motor em ótimo estado, sem que gastar uma gota sequer de óleo. Portanto, posso dizer com certa convicção que o comando não irá prejudicar um motor que esteja em bom estado. Entretanto, se o motor estiver ruim, poderá abrir o bico logo, e o próprio Gilberto alerta para este fato. Mas aí a culpa não será do comando, e sim do motor, que já estava ruim.
  • 28/03/2009, 21:26
    BACALHAU
    A durabilidade de um motor está diretamente ligada ao cuidado que o motorista tem com ele. Então, se você usa um óleo de boa qualidade trocando-o juntamente com o filtro nas quilometragens recomendadas, mantém a temperatura na faixa normal de operação e usa como líquido de refrigeração água desmineralizada e com um bom aditivo, troca o filtro de ar e velas de acordo com as especificações, você vai ter um bom motor por muuuuuuuitos km. Gasolina de boa qualidade também é fundamental.
    Mas, normalmente não é assim. O óleo vence umas três vezes, a água do arrefecimento do motor é completada com aquele "pato" (regador de posto) com água cheia de cloro, fluor e o que mais as empresas de água colocam e até sabão. E velas e filtros só quando a coisa está tão ruim que o carro não funciona mais. Depois é o motor que não presta.
    Outra "peça" de fundamental importância para a durabilidade do motor é aquela que pressiona o acelerador.
    Mas isso, "todos sabem".
    Se você não sabe o estado do motor da viatura e não quer arriscar com a sorte, mande abri-lo em uma retífica honesta. Você só vai saber o real estado dele, olhando por dentro. É o que pretendo fazer. Sai mais barato do que você quebrar sabe-se lá aonde. Porque aí, se for numa viagem mais longa, é grande a chance de acontecer em uma região desconhecida onde além de você não ter referências de quem vai fazer o serviço, vai ter gastos com reboque, o cara sabendo que você VAI ter que fazer o serviço para não abandonar a viatura quebrada no meio do caminho, vai cobrar o que ele quiser e é bem provável que faça uma porcaria de serviço, pois sabe que você não vai fazer outra viagem até lá só para reclamar. Além disso, some-se a demora para a chegada de eventuais peças, não porque é um NIVA, mas porque em muitos lugares você não encontra certas peças nem para um fusca (Tamboril, por exemplo).
    Pretendo ao abrir o motor, aumentar a "cilindrada" dele para 1.7, usando os pistões originais Lada, ou 1.8, usando os pistões do Fusca ou do Tempra. Válvulas da H100. Comando Aerocar também está nos planos. Ignição eletrônica com o distribuidor Bosch adaptado (e aí, "cumpade", esse "bolo" sai do forno ou vai queimar?).
    Uma injeção eletrônica mono ou, quiçá, multiponto, também está em estudos.
    Pode parecer doideira, mas tenho dois motores para brincar.

    Agora, dizer que nem todos os mecânicos "entendem" o motor do NIVA... Então o cara não é mecânico.
    Nesse aspecto, o motor de um Fusca é muito mais "esquisito" e diferente de um AP, por exemplo, que o motor do NIVA. Para qualquer pequena dúvida, tem o manual do mecânico que você pode imprimir e colocar dentro da viatura para qualquer referência. E cá entre nós, qual é o carro, nacional ou estrangeiro, que tem disponível na Internet um manual tão completo e detalhado? Eu nunca vi. Aliás, recentemente tentei obter o manual do "Proprietário" (aquele que vem dentro do porta luvas) de uma Saveiro 98 e não consegui nem com a VW. Alegaram que não disponibilizam o manual para donwload "por questão de segurança"(sic).

    Se você, ao comprar um NIVA, conseguir dominar a sua ansiedade de sair por aí com ele e submetê-lo a uma revisão detalhada e cuidadosa, você vai poder ir com ele aonde quiser... e voltar.
    Mesmo assim pode quebrar? Pode, mas as chances são mínimas e estão naquela faixa do imponderável que pode atingir até uma BMW recém saída da fábrica.
  • 29/03/2009, 00:26
    rrpomini
    Citação:

    Postado originalmente por Girti Ver Post
    Quando me informei sobre o comando Aerocar, eu também tive a preocupação quanto à durabilidade do motor (o meu já tinha mais de 130.000 Km rodados), por temer que um comando "bravo" pudesse abreviá-la. Após conversar a respeito com o Gilberto, dono da Aerocar, resolvi arriscar. O comando foi instalado quando o meu Niva tinha comprovados (eu conhecia este Niva desde "0") 134.737 Km, e o carro foi vendido com mais de 240.000 Km, estando o motor em ótimo estado, sem que gastar uma gota sequer de óleo. Portanto, posso dizer com certa convicção que o comando não irá prejudicar um motor que esteja em bom estado. Entretanto, se o motor estiver ruim, poderá abrir o bico logo, e o próprio Gilberto alerta para este fato. Mas aí a culpa não será do comando, e sim do motor, que já estava ruim.

    Ah tá, entendi, mas o Gilberto alegou os prós e os contras e também analisou o estado do seu motor acredito eu, e ao desempenho na estrada, foi significativo?
  • 29/03/2009, 00:30
    rrpomini
    Citação:

    Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    A durabilidade de um motor está diretamente ligada ao cuidado que o motorista tem com ele. Então, se você usa um óleo de boa qualidade trocando-o juntamente com o filtro nas quilometragens recomendadas, mantém a temperatura na faixa normal de operação e usa como líquido de refrigeração água desmineralizada e com um bom aditivo, troca o filtro de ar e velas de acordo com as especificações, você vai ter um bom motor por muuuuuuuitos km. Gasolina de boa qualidade também é fundamental.
    Mas, normalmente não é assim. O óleo vence umas três vezes, a água do arrefecimento do motor é completada com aquele "pato" (regador de posto) com água cheia de cloro, fluor e o que mais as empresas de água colocam e até sabão. E velas e filtros só quando a coisa está tão ruim que o carro não funciona mais. Depois é o motor que não presta.
    Outra "peça" de fundamental importância para a durabilidade do motor é aquela que pressiona o acelerador. Mas isso, "todos sabem".
    Se você não sabe o estado do motor da viatura e não quer arriscar com a sorte, mande abri-lo em uma retífica honesta. Você só vai saber o real estado dele, olhando por dentro. É o que pretendo fazer. Sai mais barato do que você quebrar sabe-se lá aonde. Porque aí, se for numa viagem mais longa, é grande a chance de acontecer em uma região desconhecida onde além de você não ter referências de quem vai fazer o serviço, vai ter gastos com reboque, o cara sabendo que você VAI ter que fazer o serviço para não abandonar a viatura quebrada no meio do caminho, vai cobrar o que ele quiser e é bem provável que faça uma porcaria de serviço, pois sabe que você não vai fazer outra viagem até lá só para reclamar. Além disso, some-se a demora para a chegada de eventuais peças, não porque é um NIVA, mas porque em muitos lugares você não encontra certas peças nem para um fusca (Tamboril, por exemplo).
    Pretendo ao abrir o motor, aumentar a "cilindrada" dele para 1.7, usando os pistões originais Lada, ou 1.8, usando os pistões do Fusca ou do Tempra. Válvulas da H100. Comando Aerocar também está nos planos. Ignição eletrônica com o distribuidor Bosch adaptado (e aí, "cumpade", esse "bolo" sai do forno ou vai queimar?).
    Uma injeção eletrônica mono ou, quiçá, multiponto, também está em estudos.
    Pode parecer doideira, mas tenho dois motores para brincar.
    Agora, dizer que nem todos os mecânicos "entendem" o motor do NIVA... Então o cara não é mecânico.
    Nesse aspecto, o motor de um Fusca é muito mais "esquisito" e diferente de um AP, por exemplo, que o motor do NIVA. Para qualquer pequena dúvida, tem o manual do mecânico que você pode imprimir e colocar dentro da viatura para qualquer referência. E cá entre nós, qual é o carro, nacional ou estrangeiro, que tem disponível na Internet um manual tão completo e detalhado? Eu nunca vi. Aliás, recentemente tentei obter o manual do "Proprietário" (aquele que vem dentro do porta luvas) de uma Saveiro 98 e não consegui nem com a VW. Alegaram que não disponibilizam o manual para donwload "por questão de segurança"(sic).
    Se você, ao comprar um NIVA, conseguir dominar a sua ansiedade de sair por aí com ele e submetê-lo a uma revisão detalhada e cuidadosa, você vai poder ir com ele aonde quiser... e voltar.
    Mesmo assim pode quebrar? Pode, mas as chances são mínimas e estão naquela faixa do imponderável que pode atingir até uma BMW recém saída da fábrica.

    É, concordo com vc msm, meu fusca por exemplo tem o comando retrabalhado, pistões e é recém retificado, mas mesmo assim tenho medo de dar uma pisadinha mais pesada com medo de quebrar, mas isso é muito relevante, foi como vc disse: até BMW pode sofrer quebra, nunca se sabe...
  • 08/05/2009, 22:56
    Cavalcante
    E aí pessoal, blz?

    Vendo mais uma vez meu nome ser citado pelo maledeto ajuste do rolamento,
    opa! vou eu de abrir parênteses: PELAMORDEDEUS!!!!! Acessem www.lapdm.com.br Reflitam e abram suas mentes!!! Recebam a luz!!! Tem pelo menos umas 500 versões do manual do mecânico na net. Ou paguem pra 500 mecânicos fora da net. A escolha é de vocês.... fecha parênteses, volto à frase anterior
    sou forçado a postar depois de tanto tempo fora (saudades não faltam, o que falta é tempo). NMHO, não vejo muita vantagem na mudança do cubo não. Os rolamentos cônicos do niva são bastante fáceis de achar, porque são utilizados em muitas máquinas ferramentas por aí, qualquer casa de rolamentos os tem na faixa dos 10 a 20 reaus. E a troca é das coisas mais triviais do mundo. Talvez perca pra cuspida, mas é por pouco. Só dá rolo quando a capa externa dá uma "coladinha" no cubo. Mas não é nada que uma talhadeira e uma marreta não resolvam, como pode atestar o carro do França:twisted::twisted::twisted::twisted::twisted : Só não contei isso antes de vender pra ele:twisted::twisted::twisted::twisted:
  • 08/05/2009, 23:41
    BACALHAU
    2º. Mandamento das Tábuas de Moisés.:mrgreen:
  • 09/05/2009, 14:57
    Flugêncio
    Citação:

    Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    2º. Mandamento das Tábuas de Moisés.:mrgreen:

    Qual é mesmo este 2º mandamento?
  • 09/05/2009, 22:38
    MRaizer
    O Kit do Bacelar funfa sim, tenho um destes instalado no meu Niva. Só não gostei foi da flange, que troquei por uma capa-seca. Mas ainda assim preferiria que ela permitisse a instalação do motor de arranque junto à caixa de marchas (só para poder aproveitar o volante do motor original, mais pesado).
    Tirando isso... :concordo:
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