Tem alguns colegas aqui no RJ que usam o GNV no Niva, apenas colocaram um variador de avanço, funciona muito bem.
Nesse caso recomendado é o T34 da Tury. www.tury.com.br
No meu está instalado o CI do Sukys, mas ainda não fiz as aferições.
Versão Imprimível
Tem alguns colegas aqui no RJ que usam o GNV no Niva, apenas colocaram um variador de avanço, funciona muito bem.
No meu está instalado o CI do Sukys, mas ainda não fiz as aferições.
Ola!
Eu muito curioso e xereta... mexanico
fui mexer no bura por estar falhando :(
pior m@!#$ pois desregulei td... e como se não estivesse bom fui mexer no ponto do distribuidor.... que caca maior!!!
mas descobri uma coisa acertei o ponto (acho eu) que perfeito da queima do gnv sem querer... agora esta andando mto bem no GNV e uma Caca na gasolina!!!
sabado vou na Alternativa pra fazer uma geral no Ponto do motor... td polia... distribuidor... carbura GNV vou tentar deixar td regulado denovo!!!
AHHH uma duvida!!! esse Variador de Avanço funciona com o modulo de igniçao auxiliar pra sistema com platinado?
[quote=Flugêncio Ferreira;663004]Tem alguns colegas aqui no RJ que usam o GNV no Niva, apenas colocaram um variador de avanço, funciona muito bem.
Este forum muito me interessa , pois meu Nivão, com gás tem muita dificuldade de sair do lugar. Isso é irritante. Naum consegui achar nada sobre aerocar. e esse variador de avanço parece ser interessante... Funciona mesmo? qual a melhoria que dá de potência? chega perto ou iguala a gasolina em torque? Sabe quanto custa a instalação e quem de confiança pode fazer..:rolleyes:?
Obrigado .
[QUOTE=Roussi;664118]www.aerocar.com.br
Acho que tão invertendo as coisas aí... só vale a pena pensar em comando de válvulas depois de ajeitar o avanço da ignição... pra começar é bem mais em conta, e eu pessoalmente, acho bobeira gastar com um comando num motor que tá desenvolvendo muito menos do que poderia...
Alias, nem sei, mas talvez seja interessante mudar a curva de avanço depois de alterar o comando também... ou seja, ou mexe nos 2, ou só no avanço...
OBS: a curva de ignição do niva já deve estar errada até pra gasolina...
Minha viatura desenvolve bem no álcool, já no GNV...:confused:
Estou estudando o que fazer, já tenho o RCI do Sukys, melhora mas não resolve.
Comentando com o Tio Kavuska sobre o variador de avanço que o Flugêncio postou aqui no fórum (T34 da Tury) e ele me falou umas coisas interessantes...como a configuração do Niva Kavusquento é parecida com a do SdeP vou verificar esses itens (motor original transformado p/ 1.8 a álcool, carburador Weber, comando Aerocar):
:arrow:Mesclador - não tenho, no meu está furado o bura. Ele falou que faz uma diferença boa.
:arrow:Segundo estágio - Tio Kavuska fez uma gambi :-D e o segundo estágio abre mais cedo, melhorando o desempenho. Ele me falou como fez, mas não me lembro agora e apaguei o e-mail...:parede:
Otavio ... tu tbm é gafanhoto do mestre KAVUSKA ???:-D
Tudo que faço no meu NIVA tem a indicação, avaliação e aprovação do Camarada Anderson (KAVUSKA) Areal.
Ele ja teve aqui me visitando, Ele a esposa Fabiola e a filhinha Manu.
O cara sabe tudo de NIVA. E sempre que preciso arruma peças pra mim.
Abraço.
Opa, sempre teclo com o Das Areias pelas listas niveiras...
E já comprei peças dele também...:concordo:
Otávio, o RCI melhora - e resolve - aquilo que tem a ver com sua função: remapear a curva de ignição, e este é UM dos itens a ser observado quando se fala em GNV.
Ainda em termos de ignição, o outro é a qualidade da faísca, que tem que ser muito mais energética, com tensão mais elevada para vencer o dielétrico, e com corrente mais elevada para a devida ignição da mistura ar/gás, e sobre isso existe comentário de uma convertedora de renome aqui de Sampa, e aqui neste fórum:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...246#post559246
Além da ignição, outros pontos que devem ser considerados:
-Taxa de compressão: quanto mais próximo de 15~16:1, melhor. Quanto mais se distanciar deste limiar que é o ideal para o GNV, maiores as perdas em relação ao combustível líquido. Se o motor já possui taxa para o álcool, melhor, porque com taxa para gasolina as perdas serão maiores ainda, e sobre taxa de compressão não existe milagre, com taxa inadequada o rendimento nunca será igual ao do combustível líquido.
-Eficiência volumétrica: qualquer coisa que melhore a eficiência volumétrica será bem vinda, e isso vale para qualquer combustível, mas tudo tem que ser analisado com cuidado.
Por exemplo, comando de válvula "agressivo" melhora a eficiência volumétrica em determinado regime de giro, e antes ou depois deste "determinado regime" o desempenho pode ficar comprometido. Por isso que muitos comandos possuem ajuste de avanço de ponto na polia, justamente para privilegiar o ganho em uma determinada faixa de rotação, e esta faixa de rotação tem muito a ver com a "tocada" que se dá ao carro, com a forma de utilização.
Dúvidas sobre isso podem ser obtidas com o "pai da criança": www.aerocar.com.br
(só para constar, conheço o Giba há mais de quinze anos e posso dizer que tive minha influência no surgimento do "kit Niva", porque foi de tanto falar em jipe que ele resolveu "abrir" sua oficina para esta modalidade, e se alguém quiser pode falar com ele sobre o comando tenho certeza que será bem atendido, mas se for comando clone, sem chance, e cá entre nós, com toda razão).
-Qualidade do kit GNV + "afinação" de motor: aqui a coisa pega, e pega feio, porque quando o assunto é GNV as pessoas acreditam mais em lendas do que em técnica, e se houver interesse este assunto pode render meses de conversa, como foi o que aconteceu no fórum sobre GNV na Cherokee, o mesmo do link lá do alto.
A Landi Renzo é uma das marcas mais conceituadas do mercado, e sobre esta marca já tenho um comparativo:
http://www.aventuraeoffroad.com/aven...&postcount=381
No mais, existem coisas que melhoram a eficiência de um motor, como é o caso do RCI, mas a partir de um determinado ponto, maior economia só em detrimento do desempenho, e vice-versa, e sobre isso também não existe milagre, seja com GNV, gasolina ou álcool.
.:
Sukys, quando disse que o RCI "melhora mas não resolve" quiz dizer que apenas ele não vai aumentar o rendimento no GNV a ponto de resolver sozinho o problema, tem que melhorar outros pontos, como você mesmo comentou. E isto eu já estava ciente.
Aproveitando sua presença por aqui gostaria de sua opinião: o mesclador funciona?
Olha só, Otávio, eu poderia formular outra pergunta com o mesmo quilate: carburador funciona? :-)
Antes de mais nada, quando o assunto é GNV com redutor de demanda sob depressão, como é o caso das primeiras gerações de kit, o mesclador pode - ou não - possuir duas funções: promover a mistura ar/gás (mesclar) e promover uma zona de baixa pressão, porque a demanda de gás depende desta depressão, e sem ela o redutor funciona de forma muito precária ou nem funciona.
Motor injetado, por exemplo, requer o uso de mesclador que também tenha a função de gerar depressão antes da borboleta, porque nestes motores a restrição na admissão é mínima. Já os carburados possuem venturi no carburador, que tem justamente a função de criar uma zona de baixa pressão para literalmente sugar o combustível, a exemplo do que é necessário para o GNV.
Daí já se conclui que, motor injetado requer, obrigatoriamente, um mesclador com as duas funções, já o carburado não necessariamente, e em instalações bem dimensionadas, não mesmo!
Como no mercado existem mescladores decentes e "descentes", e a maioria é do tipo que desce, e desce tudo, preço, tempo de acerto, economia, desempenho, etc., não dá para falar em mesclador sem entrar no mérito do tipo (tipo e não marca) mas se o assunto é mesclador na base da lata furada já me antecipo: no pouco mais de cem anos da história do automóvel, para matar a eficiência de qualquer motor nunca surgiu coisa mais ridícula do que isso, porque usar lata furada com um cano espetado promove a mesma eficiência de um afogador puxado, filtro de ar entupido, carburador de fusca em Ferrari, etc. etc. etc. :-)
.: