Eita! praquÊ queU Fui DizÊ IssO e agora tão a 4 páginas discutido isso! :parede:Agora tá Todo Mundo precisando de psicólogo!:shock: :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
tÁ BOM galera! Tô sastifeito coM meu CUV! :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Versão Imprimível
Eita! praquÊ queU Fui DizÊ IssO e agora tão a 4 páginas discutido isso! :parede:Agora tá Todo Mundo precisando de psicólogo!:shock: :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
tÁ BOM galera! Tô sastifeito coM meu CUV! :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Querido peixinho, não é pra levar a sério tudo o que escrevo... rsrsrs...
Falando sério, não existe definição oficial para JIPE... pelo menos nada que relacione quais recursos um veículo precisa para ser jipe... alguém aqui no Fórum já mencionou que o novo Marruá (acho que esse) não tem reduzida, mas, mesmo assim, permitiram motor diesel nele (a legislação só permite se o veículo tiver reduzida e outras coisas) e duvido que alguém não considere o Marruá um jipe...
Agora, NA MINHA OPINIÃO, humilde, claro, para ser JIPE, tem que ter chassis sim... com chassis, o veículo é bem mais resistente... vejam o caso, comparem Samurai e Niva usados constantemente em off-road... um Samurai (chassis) dura muuuuuuito mais que um Niva (monobloco)... mesma coisa acontece com Willys, Bandeirantes, etc... ou seja, os jipes também foram feitos para durar pacas, por isso até hoje temos Willys da década de 40 rodando poraí... Chassis, 4x4, reduzida e bloqueio deveriam ser características obrigatórias para um veículo ser considerado JIPE, isso NA MINHA OPINIÃO...
Sr(a)s editores(as), caso queiram adotar minha definição, favor utilizar o seguinte para citação: TSUHAKO, E.M. (2008) in Fórum 4x4 Brasil... rsrsrs...
"Sr(a)s editores(as), caso queiram adotar minha definição, favor utilizar o seguinte para citação: TSUHAKO, E.M. (200:cool: in Fórum 4x4 Brasil... rsrsrs..."
O cara tá abusado....:mrgreen:
Minha gente, acho que então temos que fazer uma votação.
Eu por exemplo acho que ele têm muito mais a ver com um jipe do que com outra coisa, por exemplo:
bebe como um jipe;
é barulhento como um jipe;
duro como um jipe;
espartano como um jipe;
quebra como um jipe :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Tão falando de un tar de chassi? Pra ser jipe tem que enfiá o tar do chassi no CUV pra virá jipe? :shock::shock::shock: Tô fora! prefiro meu jipe sem chassi!
Maurício, dessas afirmações:
bebe como um jipe; :concordo: Pode ser...
é barulhento como um jipe; :discordo: Nem a pau... quem tem um Niva original sabe disso.
duro como um jipe;:discordo: Menos ainda... com boas molas e amortecedores novos então, é melhor do que muitos carros normais com a mesma idade.
espartano como um jipe;:discordo: Tem muito mais conforto do que um "jipe" (CJ)... é fechado, tem porta malas, a porta tranca, tem até vidro... etc, etc, etc.
quebra como um jipe :rolleyes: Bem... isso já não sei... nunca tive um "jipe" :mrgreen:
Agora a minha dúvida... pq essa celeuma :?: Isso vai mudar "o que" :?::roll:
[]s :concordo:
Meu camarada, esse seu "Querido peixinho..." até arrepiou minhas escamas. Se eu não fosse um BACALHAU espada diria que foi um "frisson", mas foi só uma viadagem momentânea que já passou.
Como isto aqui é só um bate papo que não vai levar a nada e como eu já disse anteriormente que eu tenho um NIVA e pronto. Vamos botar mais lenha para avivar a chama enquanto tomamos..., tomamos não, bebemos uma gelada para molhar a palavra.
Não concordo que só porque é monobloco deva ser menos resistente. Depende de como e do quê foi usado na construção desse monobloco. No caso do NIVA, pude observar que o material usado na construção das longarinas do mesmo, foi usada uma chapa de metal bem fina, aproximadamente uma chapa nº 18 (não sei onde guardei o meu paquímetro então não tenho como dar a espessura em mm). Estou refazendo TODAS as longarinas com perfil "U" com uma espessura de chapa equivalente à chapa nº 14, que, segundo o Peter, tem 1,9 mm de espessura e no interior das novas longarinas dianteiras foram soldadas cantoneiras bem mais grossas, uma vez que ali é apoiado todo o agregado dianteiro. O assoalho do mesmo também está sendo refeito com uma chapa nº 16 (a chapa do assoalho original é mais fina). Além disso, no interior das caixas de ar, outra barra do mesmo perfil, une a coluna dianteira da porta com a coluna traseira da mesma. Ali dentro (dessas colunas) existe um perfil por dentro da chapa. Esse perfil "U", que coloquei dentro das caixas de ar, é ligado um ao outro (direito ao esquerdo) por outro perfil em subtituição àquele resalto que atravessa o carro por baixo dos bancos dianteiros. Depois disso, o "Pangaré" continuará sendo um NIVA, porém, com uma estrutura MONOBLOCO TÃO OU MAIS resistente que um CJ ou outro veículo do MESMO PORTE com chassis.
O que não podemos é generalizar dizendo que que um veículo monobloco (no caso o NIVA) é menos resistente que um veículo com chassis. No caso do NIVA, ele foi (mal)projetado e (mal)construído com uma estrutura monobloco frágil.
Quem nunca viu um veículo com chassis (qualquer um, inclusive CJ) com o mesmo partido, trincado ou empenado?
Tem CJs rodando há mais de seis décadas? Tem sim. Fazendo trilhas? Também. Chassis originais? Nuca vi.
A vantagem do chassis é essa: Você solta meia dúzia de parafusos, tira a carroceria fora e conserta ou fabrica um novo chassis, bem rápido e bem barato. E pronto, um novo velho veículo inteirinho para encarar um trilha. "Puxa, que "veterano" resistente..."
Agora, de volta ao nosso velho NIVA monobloco, cheio de falhas de projeto, com caixa parafusada à chapa do assoalho, logarinas que, acredito eu, não foram projetadas para o uso que muitos querem lhe dar... "Ah não, não é resistente. É monobloco..."
Aí quebra. Aparecem mais rachaduras que em casa de adobe. E quem é que desmonta todo para fazer moldes para fazer novas longarinas, refaz todas as partes estruturais em material de melhor qualidade e mais reforçado? Só conheço um doido que faz isso e até agora não soube de nenhum outro... É caro, demorado, não compensa. Como diria o grande e sumido Alexandre Roveri: "É Perda Total."
Meu NIVA existe há 16 anos. Se eu conseguir terminar o que comecei garanto que ainda vai aguentar pelo menos o dobro disso e não será parado no fundo de uma garagem.
Agora repondam-me a uma pergunta: O modernos aviões a jato, principalmente os caças, que suportam enormes pressões de muitos "Gs" são construídos com chassis ou são monoblocos?
Não venham me dizer que não tem nada a ver pois são aviões. No solo, durante o pouso e a decolagem se comportam como qualquer veículo terrestre, porém, submetidos a esforços muito mais intensos. Tudo depende de projeto.
Putz, haja gelada para molhar tantas palavras. Já e st ou fifican do (hic) de porrree (hic)
Zabumbas, de estrutura monobloco, bem reforçados.