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Alinhamento cambio - cx de redução

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  • 06/11/2008, 11:12
    ANDRÉ CORRETOR
    Citação:

    Postado originalmente por ferchina Ver Post
    camaradas, As Vibrações Nas Alavancas Geralmente São Proveniente Do Mal Alinhamento Entre Cambio E Cx De Redução, Para Alinhar Ela Horizontalmente, Solta-se Os Cardans Da Cx, Afrouxa Os Parafusos Do Coxim Liga O Carro E Vai Acelerando E Passando As Marchas, A Cx Naturalmente Vai Achar A Melhor Posição De Trabalho, Dai E Só Apertar Os Parafusos.
    Mas Verticalmente, Embaixo Do Coxim Tem Umas Plaquetas Para Regular A Altura, Mas Como Saber Se Esta Mto Alto Ou Baixo? Alguem Tem Alguma Dica Para O Alinhamento?
    No Meu Caso Tive Q Trocar Os Parafusos Q Sustentam A Cx E O Idiota Do Funileiro Jogou Fora As Plaquetinhas,:putz: Fui Reclamar, Dai Ele Fez Uma De Metal, Mas Não Sei C A Altura Esta Certa :parede:
    Flw


    O Meu, Que Está 4x2, Também Está Vibrando Muito, O Procedimento é O Mesmo?
  • 06/11/2008, 13:26
    Mauricio Rossetto
    Camaradas,

    depois que passei a usar o acoplamento homocinético duplo, nunca mais "reparei" que as caixas são separas ou seja, nem lembro que existe acoplamento, alinhamento, etc. Mas ficou uma coisa que não está legal:
    As coifas que estou colocando (coifa de homocinética) não aguentam muito tempo. Alguém têm uma sujestão para eu usar de coifa?
  • 06/11/2008, 13:46
    Mauricio Rossetto
    5 Anexo(s)
    Como fiz o acoplamento? eis as fotos abaixo
  • 06/11/2008, 13:50
    Flugêncio
    Citação:

    Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Camaradas,

    depois que passei a usar o acoplamento homocinético duplo, nunca mais "reparei" que as caixas são separas ou seja, nem lembro que existe acoplamento, alinhamento, etc. Mas ficou uma coisa que não está legal:
    As coifas que estou colocando (coifa de homocinética) não aguentam muito tempo. Alguém têm uma sujestão para eu usar de coifa?

    Maurício,
    Tem que colocar pouca graxa, senão rasga fácil.
    Uma idéia seria procurar algum fabricante de toldos e ver a possibilidade de fazer uma coifa de um material resistente com costura eletrônica, como eles chamam.
  • 06/11/2008, 15:54
    Mauricio Rossetto
    Olá Flugêncio,
    sim tenho colocado pouca graxa, praticamente lambuzado as esferas somente. As coifas (de Santana) que corto e adapto na peça fica muito bom, mas não aguentam trabalhar a 3000 rpm o tempo todo na rodovia por exemplo. Agora coloquei uma mangueira lonada com diâmetro interno da tampa que fixa a coifa, mas ficou meio rígido, e passa vibração pro carro. Vou tentar fazer com couro, de forma que trabalhe por dentro da tampa que fixa a coifa, deslizando por dentro da tampa que fixa a coifa. Não sei se vai vedar direito, mas não me surge outra idéia. Para que não trabalhe muito, fixei a caixa de transferência milimetricamente alinhada com a caixa de marchas.

    Outra coisa (nada) interessante:

    As vezes quando mexo no carro e aperto o parafuso da flange da caixa, coloco na primeira marcha para poder apertar, e trava de forma estranha: a alavanca de marchas funciona normalmente, a embreagem também, mas fica como que travada a caixa. Depois de eu dar uns trancos com a embreagem ela solta, mas ontem quando terminei a manutenção do acoplamento, sai para testar e travou com o carro andando duas vezes. Imagine a freada brusca, o tranco que quase quebra tudo e o susto...cê já viu isso? Tenho 3 caixas e já tô sonhando com a caixa do Chevette...
  • 06/11/2008, 19:36
    BACALHAU
    Citação:

    Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Como fiz o acoplamento? eis as fotos abaixo

    Maurício, saudações.

    Já pedindo desculpas pela minha "inguinorança" no assunto, poderia explicar mais detalhadamente esse esquema? Colocar legendas nas fotos, p.ex., ajudaria muito. Que homocinéticas seriam essas?

    Agradeço desde já.


    P.S.:Em relação às coifas, vi uma vez aqui no Fórum, num tópico relacionado com os pivôs, uma adaptação de coifas feitas em corvim ou um tipo de couro fino parecido. Sei que pivôs não são submetidos a rotações, mas...
  • 06/11/2008, 20:09
    Flugêncio
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Olá Flugêncio,
    sim tenho colocado pouca graxa, praticamente lambuzado as esferas somente. As coifas (de Santana) que corto e adapto na peça fica muito bom, mas não aguentam trabalhar a 3000 rpm o tempo todo na rodovia por exemplo. Agora coloquei uma mangueira lonada com diâmetro interno da tampa que fixa a coifa, mas ficou meio rígido, e passa vibração pro carro. Vou tentar fazer com couro, de forma que trabalhe por dentro da tampa que fixa a coifa, deslizando por dentro da tampa que fixa a coifa. Não sei se vai vedar direito, mas não me surge outra idéia. Para que não trabalhe muito, fixei a caixa de transferência milimetricamente alinhada com a caixa de marchas.

    Outra coisa (nada) interessante:

    As vezes quando mexo no carro e aperto o parafuso da flange da caixa, coloco na primeira marcha para poder apertar, e trava de forma estranha: a alavanca de marchas funciona normalmente, a embreagem também, mas fica como que travada a caixa. Depois de eu dar uns trancos com a embreagem ela solta, mas ontem quando terminei a manutenção do acoplamento, sai para testar e travou com o carro andando duas vezes. Imagine a freada brusca, o tranco que quase quebra tudo e o susto...cê já viu isso? Tenho 3 caixas e já tô sonhando com a caixa do Chevette...

    Maurício,

    Para as coifas acredito que não seja difícil resolver.
    Em relação aos trancos, pode ser aperto excessivo, pois isso tb acontece no dif dianteiro se apertar demais. o recomendado é 60nm para rolamentos usados.
    Na hora de apertar a flange procure utilizar uma chave como a da foto, deixando a marcha em neutro e travando a flange pro aperto, desta forma vc irá sentir o momento do possível travamento, daí é só folgar um pouco.

    Abraços
  • 06/11/2008, 20:34
    Marcio Rossetto
    Maurício , creio que 80% do problema consiste na graxa que vc esta usando .

    Para rotações dessa ordem de 3000 rpm em acoplamentos , vc tem que usar uma graxa especial com alta viscosidade dinâmica , ou seja, ela gruda que nem cola no metal e não é centrifugada . Aí a coifa só servirá como guarda pó .Até porque uma vez que a graxa é centrifuga para a coifa ela nunca mais voltará para lubrificar a homocinética , só se um espírito fazer isso .

    Se vc estiver usando graxa comum , terá que relubrificar toda hora .

    Só para vc ter idéia ,em acoplamentos de engrenagem do tipo Falk , ou de grades Steel Flex , de acionamento de turbinas em Usinas de Alcool , a rotação chega a 5000 rpm .
    Uso de graxa comum , só até 1100 rpm .
  • 06/11/2008, 20:35
    ANDRÉ CORRETOR
    Citação:

    Postado originalmente por ANDRÉ CORRETOR Ver Post
    O Meu, Que Está 4x2, Também Está Vibrando Muito, O Procedimento é O Mesmo?

    :pensativo::pensativo::pensativo:
  • 06/11/2008, 20:44
    Marcio Rossetto
    Sim André no seu 4x2 procede da mesma forma .

    Inclusive de forma ainda mais crítica , porque o cardã da frente tem tambem a função de estabilizar o balanço da caixa de redução , ou seja , equalizar as forças , principalmente na subida , por exemplo .

    Para usar 4x2 vc tem que fazer um terceiro coxim na caixa de redução.
  • 06/11/2008, 21:00
    ANDRÉ CORRETOR
    Citação:

    Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Sim André no seu 4x2 procede da mesma forma .

    Inclusive de forma ainda mais crítica , porque o cardã da frente tem tambem a função de estabilizar o balanço da caixa de redução , ou seja , equalizar as forças , principalmente na subida , por exemplo .

    Para usar 4x2 vc tem que fazer um terceiro coxim na caixa de redução.


    obrigado. a tração do meu, por enquanto, é na trazeira.
  • 15/11/2008, 11:16
    ferchina
    Camaradas, tirei o acoplamento homocinetico q usa a junta elastica, para trocar a coifa e engraxar, mas agora o niva ta vibrando mto em 1º e 2º, provavelmente por causa da junta elastica, ela não tem rachaduras esta perfeita e o restante (coxim, parafuso de fixação, cruzetas, cardans) estão ok, alinhamento entre as caixas já tentei de tudo, provavelmente não é. Minha pergunta, no manual do mecanico usa-se uma abraçadeira na junta elastica p remover, aguem sabe se realmente e necessario? No site da sarancar tem um produto (http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=2233) que diz tirar a vibração, alguem sabe o q é? Quando coloquei a junta elastica nova a um 1 anos, ela veio com uma abraçadeira metalica, e de lá pra ca, a junta já foi removida varias vezes.
    :pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pensa tivo:
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