Grande Otávio, se a memória não me trai, você é o felizardo que comprou o Niva do Aldo, não?
Versão Imprimível
Positivo, meu nobre!
Vejam o danado no tópico do frota...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=33141
Otávio.
Acho que foi você quem escreveu, não me recordo em qual tópico, sobre a existência de suspiros (ou a falta deles) que, no caso de travessias de alagados com o Niva, poderiam ocasionar problemas nos diferenciais.
Pois é, meu Niva não tinha vazamento algum. Utilizei ele apenas uma vez para atravessar um atoleiro e agora ele está com vazamento no diferencial traseiro, no diferencial dianteiro e também na caixa de transferência ( acho que é a caixa de transferência, não consegui me identificar muito bem ainda embaixo do carro :mrgreen:), mas sei que tem uma série de pequenos vazamentos.....um deles é no cabo que aciona o bloqueio de diferencial central ).
Pergunta: utilizar o carro em alagados ou atoleiros podem provocar vazamentos ou o que ocorreu no meu carro foi coincidência?
Valeu :concordo:.
Abraços
Cesar
Cesar, toda viatura tem respiros nos diferenciais e caixas de marcha e transferência.
Quando o diferencial (ou caixa) aquece, o ar dentro dela também aquece, e aumenta de volume. Este exesso de ar tem que sair por algum lugar, este lugar é o respiro.
Quando a temperatura baixa, o ar se comprime e vai ter que entrar ar... acontece que quando o dif. ou caixas aquecidas são mergulhadas em água ou lama eles vão esfriar, e irão "chupar" o ar pelos respiros. Se o respiro estiver debaixo da água ou lama, o que vai ser " chupado" será lama ou água. E o pior inimigo do óleo e engrenagens é água...
Para que isto não ocorra coloca-se mangueiras nos respiros, elevado-os até um ponto aonde a água ou lama não alcance.
Quanto aos vazamentos: veja aonde vaza, pode ser os retentores (no lado das rodas), junta da tampa do diferencial, ou até pelo bujão de óleo. Não acredito que a água ou lama que seu dif/caixa "chupou" tenha relação com o vazamento.
Valeu, Otavio.
Sabia que não ia me deixar na mão :concordo:.
Já vou procurar os "tais" respiros e instalar as mangueiras.
Quanto aos vazamentos, achei que tivesse alguma relação com a utilização do carro, porque não é sempre que vaza...as vezes estão lá as manchas no chão ( nada absurdo, só umas pequenas manchas ), e as vezes está tudo sequinho, inclusive as peças que estavam vazando.....muito estranho, vazamento não some.:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:
Só especulando...será que se os respiros estiverem entupidos com lama, por exemplo, a pressão interna dos diferenciais, aumentaria a ponto de vir a ocasionar o vazamento???
Obrigado.
Cesar
:pensativo:Olá,
Não sei qual é a melhor solução de acoplamento da caixa de transferência. Junta elástica original, acoplamento homocinético original ou acoplamentos homocinéticos adaptados? Qual tem melhor resultada em relação a vibração e ruído?
Agradeço qualquer informação.
Um abraço.
Camarada, vai de original que se vc fizer o alinhamento correto e não houver outros fatores para fazer o Niva vibrar, ele só vai ter uma pequena vibração em 1a e 2a marchas, nada que vc não possa acostumar.
Eu "lutei" 9 meses com um acoplamento homocinético, vai por mim, ele é melhor para baixas velocidades mas em alta não funciona, se tiver que pegar uma rodovia então...já o sistema original vc praticamente "zera" a vibração em velocidade de cruzeiro em 5a marcha
Valeu Giuliano!
Tenho outras dúvidas: É melhor trocar ou consertar a caixa de câmbio? É seguro, em relação a qualidade, comprar uma caixa de câmbio usada, revisada e com garantia de 3 meses pela internet de fornecedor bem conhecido da comunidade 4x4?
Um abraço.
Acho que neste caso tem que ver especificamente qual (ou quais) problema(s) com seu câmbio. Não é complicado mexer nele mas há peças que são caras, parece que a engrenagem da 5a marcha é em torno de R$500...neste caso seria mais negócio comprar um câmbio completo em bom estado (com boa procedência) que vc ainda ficaria com muitas peças sobressalentes.
:pensativo:Olá pessoal!
Não sei o que o Laika tem em comum com o Niva. Tem o mesmo motor e caixa? são intercanbiáveis? posso utilizar a ignição eletrônica do laika no niva? Que anos o laika veio com a caixa francesa? Pergunto porque me ofereceram um Laika capotado com toda a mecânica por R$ 600,00. O que acham?
Abraços
José Francisco Franck
Eu comprava na hora!
Com relação a caixa francesa eu não manjo, agora a ignição eletrônica dá pra aproveitar - só ela completa já custa um bom dinheiro, depois o que vc aproveitar a mais do Laika já tá no lucro.