nesta semana pararam nas minhas mãos umas placas (painéis) solares que emitem energia entre 15V e 19V... (porque??? - porque não usam 10-13V para ligar direto na bateria???)
Ocorre que fui pesquisar sobre como instalar e verifiquei ser obrigatório comprar reguladores de voltagem para não deixar passar de 14V e para desligá-los também - afim de não explodir a bateria.
Preço???
R$150 um de 5ampéres.. (gastaria mais de R$1.500) http://produto.mercadolivre.com.br/M...inel-solar-_JM
E - o que vcs tem a ver com isto??? Resolveram um grandíssimo problema meu explicando o funcionamento dos reguladores automotivos...
Como diz a turma da casseta: SEUS PROBREMAS SI ACABARANSSI: 1. regula a tensão; 2. interrompe a carga quando a bateria já está carregada.
Por isto, MUITO OBRIGADO a todos que contribuiram para a existência deste fórum, do qual sou membro. E todos que postaram e mantém o sistema funcionando.
Aparentemente não funcionou, a tensão ficou sempre acima de 16V.
Alguém tem outra idéia para baixar a tensão?
Testes já realizados:
1. Ligação de um regulador gaus 058 em todas as possibilidades de conexão dos cabos e do terra (carcaça). Coloquei até a carcaça no positivo e os outros cabos no negativo e no positivo, alternando-os. A tensão só baixava nos curtos (ha ha ah).
2. Ligação de um no-break de computador com bateria externa no banco de baterias do painel - a tensão continou alta.
- Testes futuros:
1. Comprar e testar outros reguladores - principalmente o do fusca que parece ser diferente.
2. Passar o sistema de baterias para 24V e carregar com 16-19V. Problema: para usar a energia depois vai ser preciso voltar para 12V.
3. Buscar e testar conversores de 24V para 12V. Problema: 1. são caros; 2. "roubam" muita energia, até 20%.
Dúvida:
1. A bateria carrega se a tensão for baixa? Tipo bateria de 12V carregando com 6V?? Parece que tinha um negócio de ser preciso "quebrar" a tensão resistiva interna das baterias para poder transformar o ácido - e assim carregá-lo energéticamente.
Daniel, como você está medindo essa tensão?
Em vazio ou com carga?
Melhor explicando a pergunta...
Você está medindo esses 16 V na saída do regulador sem que esteja conectado à bateria (tensão a vazio ou sem carga)?
A bateria tem uma resistência interna que irá fazer com que a tensão medida com ela ligada ao regulador (com carga) seja menor do que com ela desligada do regulador (sem carga). Mas outros fatores muito importantes devem ser considerados: São basicamente 3 os critérios para escolher um carregador : ● tensão (voltagem) nominal ● intensidade (amperagem) nominal da corrente de carga ● curva de carga A tensão nominal do carregador deve ser compatível com a tensão nominal da bateria que se deseja carregar. A intensidade nominal da corrente de carga deve ser compatível com a capacidade da bateria que se deseja carregar. Uma corrente baixa demais não conseguirá carregar em tempo razoável; uma corrente alta demais será "rejeitada" pela bateria. É recomendado que a intensidade nominal da corrente de carga, em ampères (A), seja entre 5 e 25% da capacidade nominal da bateria em ampéres-horas (Ah). Exemplo : temos 2 baterias 12V de 150Ah cada uma, montadas em paralelo (positivo ligado com positivo e negativo com negativo). Isso constitui um banco 12V de 300Ah. A corrente de carga deverá ter uma intensidade entre 15A (5% de 300Ah) e 75A (25% de 300Ah). A escolha final dependerá do tempo disponível para carregar (leva muito mais tempo para carregar com 15A que carregar com 75A; em contrapartida as baterias serão melhor carregadas com 15A que com 75A). Para conseguir carregar uma bateria até 100%, a tensão de carga real máxima - diferente da tensão nominal - deve no final da carga atingir 14,4 V (ou mais, dependo do tipo da bateria). É a tensão máxima que pode agüentar uma bateria: acima desse valor aparece o fenômeno de eletrólise que separa o hidrogênio e o oxigênio da água. A bateria "borbulha" ou "ferve", perde água, não armazena mais energia e acaba danificada. (as seladas podem explodir). Todavia se deixada sob essa tensão por muito tempo, mesmo com corrente muito baixa, a bateria perderá água aos poucos num fenômeno de mini-eletrólise. Por outro lado, os equipamentos veiculares 12V não devem funcionar sob uma tensão acima de 13,6V. É por essas razões que os alternadores comuns não ultrapassam a tensão de 13,6V : desse jeito, não há risco de "secar" a bateria ou "queimar" todas as lâmpadas do veículo; em contrapartida o nível de carga não ultrapassa 70% . Para carregar completamente, é necessário elevar a tensão de carga até o valor máximo e rebaixá-la logo que completados os 100% de carga : é preciso programar a operação de carga. Isso somente foi possível com o desenvolvimento dos micro-processadores que permitiram o surgimento da nova geração de carregadores : os carregadores "inteligentes". Eles executam a chamada carga em regime de flutuação, ou seja, após a bateria estar totalmente carregada eles fornecem apenas uma pequena tensão que evita que a mesma se descarregue.
Não sei exatamente o que você pretende fazer, mas já que o assunto é "fora do tópico", entre em contato através do meu e-mail (bacalhaucsb@hotmail.com) e se eu puder ajudá-lo...
Dantas Guedes, to numa luta pra acertar um bosch 90 no meu niva. num consegui entender bem as fotos. tem como postar elas pro meu email flaviomr1980@hotmail.com. você teve que alterar as medidas dos suportes??? o que vai no esticador ficou semelhante ao que fiz, mas não entendi aonde você colocou aquele L.
grato
Um recado ao Daniel: Meu camarada, NENHUM regulador de voltagem automotivo vai chegar perto de um desses que você colocou o link. IPC: ao lidar com energia elétrica, é fundamental saber o que se está fazendo, pois as consequências podem ser fatais, mesmo trabalhando com voltagens baixas. O que mata é a intensidade da corrente (amperagem). Uma corrente de apenas 20 mA (vinte miliampéres), ou seja, 2% de 1A (UM Ampére), ao atravessar o corpo, pode levar a uma parada respiratória.
Dantas Guedes, to numa luta pra acertar um bosch 90 no meu niva. num consegui entender bem as fotos. tem como postar elas pro meu email flaviomr1980@hotmail.com. você teve que alterar as medidas dos suportes??? o que vai no esticador ficou semelhante ao que fiz, mas não entendi aonde você colocou aquele L.
grato
Bacalhau, obrigado pelas contribuições. Ia te responder via e-mail, mas postando aqui pode ser útil a alguém futuramente, e muitas coisas podem ser aplicadas ao niva e elétrica automotiva em geral.
Hoje investi o dia testando aquele sistema e tentando baixar a tensão das placas.
Responde a sua pergunta, os testes que davam alta tensão:
1. Conectado a uma bateria com carga próxima a 100% (deu 17V).
2. Teste direto no terminal das placas sem conectar às baterias (18V a 19V)
Hoje fiz outros testes:
1. Ligação de mais duas baterias com pouca carga na "linha" das placas
1.1 Na primeira, coloquei uma bateria ruim (60A), na segunda uma carregada (60A) e na terceira uma com pouca carga (150A).
1.2 Resultado com as placas (19V) ligadas: o voltímetro não passou de 12,6V (na primeira), 12,4V na segunda e 12,3V na terceira.
1.3 Daí conclui-se: dá para regular a tensão colocando uma bateria esculhambada na ponta do carregador com alta tensão que as outras baterias sofrerão menos.
2. Liguei vários capacitores. O mais forte deles baixou a tensão um pouco - de 18V para 16V, mas aparentemente não passa corrente. Estranho. Vou testar mais amanhã, quando o sol ficar forte.
3. Liguei algumas resistências diferentes. Esquentavam muito. Não deixaram passar corrente.
4. Liguei o no-break (saída: 13,6V) junto com as placas solares (saída 19V) e testei se passava corrente (Ampéres) no circuito das placas - ou se elas iam desligar. Resultado: positivo, sem problemas ligar vários circuitos de voltagem diferentes nas baterias.
5. Liguei um transformador de lâmpada neón de caminhão 24V - cuja tensão de saída não está escrita. Resultado: não sai tensão nenhuma que seja lida pelo voltímetro. Este teste deu muito trabalho, só tempo perdido.
6. Aquecimento das baterias: nenhuma aqueceu externamente ao contato da mão.
7. Liguei o amperímetro de escala pequena (0 a 10A) na linha positiva do no-break e nas baterias. Não saiu de 0. O voltímetro marcava 13,6V, ou seja, está passando corrente, mas não marca no amperímetro. Alguém sabe como o no-break carrega as baterias? Aliás, alguém sabe como funciona as bobinas internas dele? - Desmontei um velho queimado que eu tinha.
Testes futuros:
1. Verificar funcionamento de diodos - parece que tem um jeito de diminuir.
2. Testar durabilidade da primeira bateria da linha.
3. Com três baterias carregadas 100%: verificar tensão na primeira, segunda e terceira ao serem submetidas a 19V.
Grandes dúvidas:
1. A bateria carrega ou não em tensão abaixo da nominal (tipo 5V em baterias de 12V)?? Perde ou não corrente?? Perde energia?
2.
Já estou cansando disto, vou deixar ligado direto dos painéis mesmo, sem redução de tensão e sem a instalação de nada. Quando der 14,4V no voltímetro na útima bateria, eu desligo os painéis. A primeira bateria já está quase "morta" mesmo.
Espero que algo aqui seja útil aos amantes de Niva.
Daniel