x
Convex Datacenter
Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 73
  • #13



    Olá camaradas! Coloquei o regulador de voltagem GA057, da Gauss e liguei conforme o esquema do Fábio Neves, porém, qdo acelero, o pico passa dos 15V... Aí comprei o Bosch para Brasília, código 1 987 BE3 002, 14V, porém, mesma coisa, pico acima dos 15V... Pergunto, vcs chegaram a medir a voltagem nos pólos das baterias, se realmente está sendo carregada com no máximo 14V??? Já gastei com dois reguladores de voltagens, todos indicados em sites e fóruns, porém, nenhum deles fornece menos do que 14V... Me dêem uma luz!!!

  • #14
    1º Todo regulador de tensão é projetado levando em conta uma série de características do alternador. Se entre dois alternadores estas características forem semelhantes, tudo bem, caso contrário existirão problemas com a dinâmica do funcionamento, tipo, excesso de tensão acima de determinada rotação, baixa tensão em marcha lenta, pico de tensão ao desligar alguma carga, e por aí vai.
    Se existem trocentos alternadores também existem trocentos reguladores, e isso não é por acaso.

    2° Existem multímetros que custam 10 reais, e outros que vão além dos 500, e a diferença de preço não tem nada a ver com grife e sim com qualidade, durabilidade, sensibilidade, linearidade e... precisão, e não espere nenhum destes predicados em multímetro xingling.

    .

  • #15
    Sukys, o auto-eletricista em que levei meu Niva disse a mesma coisa que vc... ele até tentou encontrar um paralelo ou equivalente para adaptar, mas disse que teria que refazer as ligações do alternador ou que tinha qu ser o original mesmo... coisa assim... A voltagem foi medida tanto pelo Totem como pelos instrumentos de bancada do auto-elétrico e a leitura foi sempre picos entre 15V a 16V qdo acelero o Niva. Seria bom que todos os camaradas que possuem reguladores de voltagem NÃO-originais procurassem medir a voltagem para ver se realmente está fornecendo no máximo 14V a bateria... primeiro uma medição com o motor desligado, o que deverá marcar menos de 13V... depois acelerando o motor, sendo que o pico não deverá ficar muito acima dos 14V. Feito isso, seria útil a todos nós que fossem postados a marca/modelo do regulador utilizado, assim teríamos uma ótima referência para peças equivalentes. Só um detalhe, interessante observar que no começo, nos primeiros minutos, a voltagem não excedia a casa dos 14V, mesmo acelerado... porém, passados uns minutos, qdo acelerava o voltímetro marcava picos de quase 16V...

  • #16
    Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    A voltagem foi medida tanto pelo Totem como pelos instrumentos de bancada do auto-elétrico...
    O que não quer dizer muita coisa porque as duas indicações podem estar erradas, já que com o passar do tempo ou com os mal tratos, mesmo os multímetros de qualidade podem apresentar erros significativos.
    Seja lá o que for, para tirar a dúvida é simples, basta checar a tensão em outros carros em que não haja problemas com o circuito de carga.

    Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    e a leitura foi sempre picos entre 15V a 16V qdo acelero o Niva.
    Idealmente, o máximo é 14V. Na prática não é incomum encontrar algo próximo a 14,5V, mas deste limiar pra cima a bateria está sendo fritada, literalmente, e convém comentar que a tensão deve ser monitorada nos bornes da bateria e não nos bornes do alternador.

    Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    ... primeiro uma medição com o motor desligado, o que deverá marcar menos de 13V...
    A referência é 12,6V, mas isto com bateria em bom estado, temperatura da bateria em torno de uns 25°C e sem carga recente.

    Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Só um detalhe, interessante observar que no começo, nos primeiros minutos, a voltagem não excedia a casa dos 14V, mesmo acelerado... porém, passados uns minutos, qdo acelerava o voltímetro marcava picos de quase 16V...
    O indutor do alternador sempre apresenta um magnetismo residual, que na maioria das vezes não causa nenhum tipo de problema. Mas por excesso de corrente no induzido o dito pode permanecer com intensidade tal que, mesmo com o corte de corrente do regulador, a potência gerada se mantém elevada, e se o débito (consumo) for menor que o crédito ocorre o aumento de tensão.
    Resultado: bateria fritando.

    .

  • #17
    Usuário Avatar de VKASP
    Entrada
    01/09/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    191
    Agradecimentos: 0
    Rapeize,

    tive estes problemas logo que comprei meu carro. Só resolvi trocando o alternador, que por sinal estava adaptado, por um da Lada com regulador embutido. Passei 4 anos sem qualquer problema elétrico, fora uma bateria cansada (com 4 anos de uso).
    Devo trocar em breve, mas apenas para dar upgrade na parte elétrica, já que instalei novos consumidores.

    []s

    Valdomiro

  • #18
    Hummm... como faço para saber se o alternador não tá legal?

  • #19
    Usuário Avatar de VKASP
    Entrada
    01/09/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    191
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Hummm... como faço para saber se o alternador não tá legal?
    Leva em qualquer auto-elétrico de respeito que eles testam para você de graça ou pelo preço duma latinha.
    O Bacalhau sugeriu um teste em outro tópico <http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...6&postcount=13>, mas eu acho que so deve ser feito em emergências, na estrada ou trilha.

    []s

    Valdomiro

  • #20
    Interessante essa solução emergencial... o auto-elétrico em que levei meu Niva já havia dito que, exceto pelo regulador de voltagem, tudo estava OK. Motor de arranque excelente! Alternador ótimo! Bateria nova! Parece que ele testou tudo mesmo. Jeito é trocar o regulador por outro original e ver no que dá.

  • #21
    Usuário Avatar de Vasquez
    Entrada
    17/05/2006
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Idade
    48
    Posts
    223
    Agradecimentos: 0
    é bom lembrar que o laika tem um voltimetro no painel que marca de 12 a 16v como normal ou seja sem nenhuma carga ele marca quase 16v acredito que é o pico de tensão fornecido pelo alternador antes do regulador.
    4X4 Brasil Razão: erro

  • #22
    Seguindo a sua lógica, trocando o seu instrumento pelo da foto poderíamos considerar como normal uma tensão de até 18V, o que é completamente fora de propósito.

    Todo instrumento de painel tem escala que excede o funcionamento normal, seja voltímetro, amperímetro, termômetro, tacômetro, manômetro, etc, justamente para poder observar os excessos.


    Outra coisa, não existe essa de "tensão antes do regulador" porque o regulador controla a tensão de saída de forma indireta, através do induzido. A tensão de saída é originada pelo enrolamento de campo, passa pelos retificadores e pronto, já está disponível no borne de saída, que é o único local passível de monitoração por voltímetro.

    .
    Regulador De Voltagem??? Imagens Anexas Regulador De Voltagem???-m44591.jpeg 
    4X4 Brasil

  • #23
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Seguindo a sua lógica, trocando o seu instrumento pelo da foto poderíamos considerar como normal uma tensão de até 18V, o que é completamente fora de propósito.

    Todo instrumento de painel tem escala que excede o funcionamento normal, seja voltímetro, amperímetro, termômetro, tacômetro, manômetro, etc, justamente para poder observar os excessos.

    ...
    Complementando o mestre Sukys...
    Além das escalas, nos instrumentos analógicos, excederem os valores normais a serem medidos para que se possam observar os excessos, existem mais dois motivos:
    1 - As leituras mais precisas
    , nos instrumentos analógicos, são aquelas efetuadas na faixa central da escala (vejam na foto do instrumento apresentado pelo Sukys os valores centrais estão na faixa de 12V a 14V). Isso vale também para os multímetros analógicos: Quando não temos idéia da grandeza a ser medida, devemos iniciar pelo valor mais alto da escala e ir diminuindo-a até que o ponteiro do instrumento se estabilize próximo ao centro da escala. EX: Se queremos medir a tensão na tomada da nossa casa (em São Paulo 110V, aproximadamente) e dispomos de um aparelho com escalas de 0 - 130V e outra de 0 - 250V, o mais correto seria usar a 2ª.

    2 - O outro motivo é que se o fim da escala for muito próximo ao valor a ser medido, podemos empenar o ponteiro por ele bater com violência em um esbarro que existe ali. Na realidade são dois, um no início e outro no fim da escala, que nem sempre são visíveis. Reparem que ao ligarmos o instrumento, a agulha desloca-se com muita rapidez e, por inércia, passa do valor onde deveria parar, voltando depois para este. Se este valor for no fim da escala, certamente ela vai bater no esbarro ali existente, o que pode empenar ou descalibrar o instrumento.

    Talvez esta minha informação não tenha muita utilidade para o assunto em questão, mas vale lembrar para ficarem atentos quando forem comprar um instrumento para seus veículos, que procurem escolher um onde o valor médio a ser medido situe-se o mais próximo ao centro da escala. Já vi em autopeças voltímetros analógicos onde o fim da escala ficava em 14V.

  • #24
    Usuário Avatar de Vasquez
    Entrada
    17/05/2006
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Idade
    48
    Posts
    223
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Seguindo a sua lógica, trocando o seu instrumento pelo da foto poderíamos considerar como normal uma tensão de até 18V, o que é completamente fora de propósito.

    Todo instrumento de painel tem escala que excede o funcionamento normal, seja voltímetro, amperímetro, termômetro, tacômetro, manômetro, etc, justamente para poder observar os excessos.


    Outra coisa, não existe essa de "tensão antes do regulador" porque o regulador controla a tensão de saída de forma indireta, através do induzido. A tensão de saída é originada pelo enrolamento de campo, passa pelos retificadores e pronto, já está disponível no borne de saída, que é o único local passível de monitoração por voltímetro.

    .
    O quero dizer é que a escala do Laika em cor VERDE é de 12 até proximo dos 16v(vermelho) e esta indicada no MANUAL do carro como abrangendo uma gama de valores normais....é claro que quando vejo um velocimetro que marca até 240km/h ,é OBVIO que o mesmo não chega aos 240km/h né meu amigo...
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade