Postado originalmente por
Girti
Ando acompanhando as mensagens do Paraty neste e em outros foruns, como o da Susuki, e estou com a mesma impressão.
Márcio, eu estou entendendo que você gosta do jeitão do Niva, mas não de algumas de suas "qualidades" (que os outros, com inveja, chamam de defeitos :-D), como a ausência de direção hidráulica e ar condicionado, o motor relativamente fraco, etc... Também estou entendendo que você imagina comprar um Niva e dotá-lo de diversas melhorias, de modo a minimizar e/ou eliminar estas "qualidade". Acho que você irá sair frustrado de uma empreitada como esta, o Niva deve ser aceito como é, a maioria das adaptações acaba virando "adaptraição", e o dinheiro, muitas vezes, é jogado fora. Deste modo, concordo com o Otávio, acredito que você ficaria mais satisfeito com um outro 4x4, talvez um dos sugeridos pelo Otávio, talvez outro, mas não com o Niva que, repito, acredito que iria desapontá-lo.
Caso você, mesmo assim, queira comprar um Niva, recomendo que compre um o mais novo possível (de 95 para a frente), e muito bem conservado. Esqueça a idéia de comprar um detonado para reformar, é dor-de-cabeça garantida, serve para quem pouca grana, bons conhecimentos de mecânica e tempo e habilidade para botar a mão na massa e tentar endireitar o carro.
Tenho um amigo que está vendendo o seu Niva 99 cor "Fanta Uva". O carro está muito bem conservado, e pouco rodado (deve estar com uns 70.000 Km), o preço não é barato, ele está pedindo, se não me engano, R$24.000. Mas vai achar um 4x4 mod. 99 por este preço...