Olha, o meu Niva já tinha um AC quando comprei. Usa caixa de ar (evaporadora) universal de 2 saídas. Se não me engano os do Maverick, Landau e Dodge eram maiores e com 3 saídas de ar, mas o princípio é o mesmo.
Me disseram que o compressor do meu é do Opala. O condensador fica a frente do radiador, logo não há espaço para um ventilador só pra ele.
Minhas observações são: O AR gela bem, não tanto quanto o original do Palio 1.3 da Patroa, mas cumpri seu papel. No entanto, em trânsito pesado ele perde a eficiência e em estradas ele ganha eficiência. Creio que seja por conta da ventuinha que no meu carro ainda é a mecânica e como disse não há espaço para uma só para o condensador.
Por usar a caixa universal que fica embaixo do porta luvas o ar frio detona o carona...geralmente minha esposa que por sua vez reclama!
Com o Ar ligado o carro perde um poukito de força...nada grave eu acho!
Estudo no momento maneira de usar uma caixa evaporadora de algum carro nacional adaptando as saídas nas originais do Niva. Os Corsas e Passats nacionais usavam caixas que ficavam no lado do carona porem com dutos que levavam o ar frio até os dutos convêncionais.
Há uma idéia no extinto niva site que usa a caixa de ar da Towner com novas saídas no lugar do cinzeiro do painel do Niva.
Agora que o compressor elétrico do GOL é interssante...é...
Tenho algumas fotos, mas estão em casa. Contudo há no meu flog fotos do compressor, condensador e caixa de ar universal...ambos instalados.