x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 35 de 35

Hybrid View

Vou analisar com calma e depois escrevo...

Medi rapidamente e grosseiramente o diâmetro dos pneus:
    dianteiro 73cm (215/80); será que está murcho?
    traseiro 75cm (245/75).

Como o custo para trocar os pneus é bem elevado (pelo menos uns R$600) e é provável que continue havendo diferença (dificilmente os novos terão o mesmo diâmetro dos que já estão no carro), a princípio irei manter o esquema atual.

Abraço
    Ricardo

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por RicardoHCS

- em relação à troca de pneus e o velocímetro (e odômetro), éstá claro que as alterações de diâmetro influenciam significativamente o sistema de registro de distância percorrida. Em outro tópico, conversei com o Cavalcante e ele (após ter conferido com GPS e na quilometragem indicadas nas estradas) me informou que só o desgaste dos pneus já influenciam muito, provocando alterações superiores a 10%.
    Como fui citado, quero direito de resposta :
    Não sei se fui claro no outro tópico, mas o que pude observar, através de GPS, e agora com navegador integrado (compass) é que, para pneus pirelli rodo rural, 6.75/16 (se não me engano é essa a medida), grosso modo a diferença entre velocidade real e velocidade apontada pelo velocímetro é de cerca de 10% para menos em pneus novos, 0 para pneus meia vida, e 10% para mais em pneus gastos, mas não absolutamente carecas. Lembrando que em todos os carros de 4x2 que tive, a velocidade apontada pelo velocímetro é sempre 10% menor que a velocidade instantânea real.

- alguém, em algum site (talzes tenha sido aqui no fórum) falou que adaptou um odômetro/velocímetro de bicicleta (aquele digital que você coloca um imã na roda, permitindo que o aparelho registre o número de voltas completas). Isso seria muito interessante, pois poderíamos calibrar frequentemente o aparelho, indicando a real circunferência do pneu.
    Como o Christian disse, as diferenças entre distâncias percorridas, e portanto o número de voltas que cada roda dá, em curvas pode variar de 99,9 a 82,3%. Logo você só terá a velocidade real apontada em seu velocímetro (isso se ele estiver bem aferido, o que é outra história) em linhas exatamente retas. Em veículos de quatro rodas não se mede a velocidade por meio das rodas ou semi-eixos, mas sim pelo diferencial ou, o que é facílimo em um 4x4, pelo cardan. Só não sei se os velocímetros de bicicleta funcionam com uma frequência mais alta, uma vez que o diâmetro de um eixo cardan é cerca de um décimo do de uma roda de bicicleta. Se esses velocímetros forem projetados para serem instalados na periferia da roda, dançou. Se for mais próximo do centro, ok.
    Mas, velocímetros de bicicleta são velocímetros de bicicleta. Use um trip totem ou o compass mini. Estão na casa das 250~300 latas e funcionam de verdade.

Abraços

Esses são nossos amigos. Como é bom ler e aprender com vocês.

Grande abraço a todos e muitas felicidades neste Natal e que em 2006 tenhamos a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente.

Boas festas a todos.

Cavalcante,
    obrigado pela participação, se soubesse que a citação serviria de estímulo, a teria feito antes .
    Vou escrever outra mensagem com as "conclusões parciais e as dúvidas.
    Abraço

Christian, Cavalcante e demais,
    em relação à primeira discussão (offset e tala) minha idéia, até agora é :

- a substituição das rodas originais por outras com o offset menor objetivando ganho de estabilidade é seria interessante e não afetaria significativamente o sistema de transmissão e diferenciais. A princípio o modelo mais adequado seria o Mangels aro 16, tala 6 e offset 0 (única opção), proporcionando a apliação de 6cm (3 de cada lado). Todavia, como os pneus ficariam além dos paralamas, preciso saber como tornar isto legal, junto ao detran, até lá as originais continuaram em meu carro . Concordam

- de fato, com a bagunça que fazemos trocando os pneus, o velocimetro original fica quase obsoleto, principalmente andando em estradas com muitas fiscalizações eletrônicas (meu caso). Pensei em "calibra-lo", mas acho que não vale o esforço ($$$). Como o trip-totem é regulado? Nós informamos o raio dos pneus? Em relação ao velocímetro de bicicleta, tanto faz coloca-lo na periferia ou mais para o centro, a frequência será a mesma. A diferença será a velocidade do imã (quanto mais na periferia, maior será). Todavia, concordo que é uma adaptação meio "tosca".

- vamos a questão da diferença nos pneus:
    1) Se fosse comprar um jogo de pneus, compraria todos iguais, mas como já comprei o carro com eles, peço que me ajudem a analisar;
    2) Grosseiramente (medi com uma fita métrica, tendo como cuidado em alinha-la com o centro das rodas, mas sem muita precisão para determinar o ponto final), os dianteiros tem 73 cm e os traseiros 75 cm. Calculando, chegamos a conclusão que um ciclo dianteiro corresponde a 229,3 cm e um traseiro a 235,6 cm. Para facilitar irei trabalhar com 229 e 236.
    3) Como todas as rodas percorrem a mesmo distância, em um dado intervalo de tempo, a cada ciclo, as traseiras estarão percorrendo 7cm menos do que sua circunferência. Isso corresponde a aproximadamente 3%.
    4) Se continuarmos este raciocínio chegaremos à conclusão que a cada 77m (aproximadamente), as rodas traseiras rodaram um ciclo a menos que as dianteiras ((236/7)x229cm). Se isso estiver correto, significa muito?
    5) Em outras palavras, andando a 80Km/h (arredondei; 77 x 1000) as rodas traseiras rodariam 16,7 ciclos a menos do que as dianteiras a cada minuto . Embora pareça muito, se considerarmos as diferenças laterais, talvez não seja tanto. A questão é: o diferencial central aguenta o mesmo que o dianteiro?
    6) Como comprar pneus novos agora representaria manter certa diferença no diâmetro dos pneus (acho pouco provével que consiga encontrar pneus novos com a mesma medida real dos usados) e meus pneus estão muito bons, não pretendo troca-los (exceto se chegarmos a conclusão que se faz realmente necessária, a troca).

Vou parar por aqui, já estou mais confuso do que quando comecei a escrever

Aguardo ansiosamente novos comentários
    Abraço

Vixiiiiiiii Maria !!! Que conversa de doido!!!??? Fiquei tonto só de ler!

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1
    - de fato, com a bagunça que fazemos trocando os pneus, o velocimetro original fica quase obsoleto, principalmente andando em estradas com muitas fiscalizações eletrônicas (meu caso). Pensei em "calibra-lo", mas acho que não vale o esforço ($$$). Como o trip-totem é regulado? Nós informamos o raio dos pneus? Em relação ao velocímetro de bicicleta, tanto faz coloca-lo na periferia ou mais para o centro, a frequência será a mesma. A diferença será a velocidade do imã (quanto mais na periferia, maior será). Todavia, concordo que é uma adaptação meio "tosca".
    Ricardo, você tem razão quanto ao velocímetro de bicicleta. Falei bobagem. O que muda mesmo é só a velocidade do ímã. Sua velocidade angular e portanto a frequência não variam com o raio
    O princípio do trip totem, do compass mini e dos navegadores integrados para competição das duas máquinas é o seguinte: por meio de um sensor (no Niva, um sensor Hall, acoplado em série no cabo do velocímetro, mantendo a funcionalidade do velocímetro original) o equipamento recebe 4 pulsos por volta completa do ponto analisado (no Niva a saída de velocímetro da caixa de transferência). Daí pra frente é tudo software.
    A aferição é feita da seguinte forma: dado um trecho de distância conhecida (quanto maior melhor, desde que se tenha precisão na medida), como por exemplo, 1 quilômetro, preferencialmente de reta, em uma estrada, percorre-se este trecho. O odômetro do equipamento vai marcar, por exemplo 1.077 m (a precisão é de 1 m, ao contrário dos 100 dos odômetros de carro). Pare o carro exatamente nos 1.000 m percorridos e corrija o odômetro para 1.000 m. Pronto. O equipamento está aferido. De tempos em tempos, repita a operação, corrigindo o efeito do desgaste dos pneus. Agora você pode usar até em um big foot. Sua velocidade sempre vai estar certinha.

Citação Postado originalmente por ANDRÉ PEIXOTO
    Vixiiiiiiii Maria !!! Que conversa de doido!!!??? Fiquei tonto só de ler!
    [\quote]

Vc não viu nada. Qualquer hora dessas aparece aqui em Sampa e eu te levo no quadrilátero das bermudas (área inóspita da cidade universitária que abriga os institutos de física, no qual eu me lasco, digo, estudo, matemática, oceanografia e astronomia) pra você ver o que é gente xarope...

Usuário
    Entrada
    14/09/2005
    Agradecimentos: 0
    Coloquei rodas da Sportage no meu niva com pneus 205 70R15. Como esses pneus são baixos e o meu niva já estava com a suspenção levantada, ficou um pouco estranho. Estou pensando em retirar os calços, mas acho que será necessário rebaixar mais.
    Alguém já usou essas rodas?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Rodas: offset e tala-rodas_332.jpg  

Olá a todos,
    voltando à questão dos pneus, será necessário realizar a troca dos traseiros (245/75) por outros iguais aos dianteiros (215/80). Estive viajando e basta pegar uma estrada de barro com uns buraquinhos que eles raspam na parte interna da lataria . Além disso, quando passei por terrenos mais acidentados, também rasparam na extremidade traseira dos paralamas.
    Vou começar a procurar por lojas que aceitem os atuais como forma de pagamento .
    Abraço

Citação Postado originalmente por zattamarco
    Coloquei rodas da Sportage no meu niva com pneus 205 70R15. Como esses pneus são baixos e o meu niva já estava com a suspenção levantada, ficou um pouco estranho. Estou pensando em retirar os calços, mas acho que será necessário rebaixar mais.
    Alguém já usou essas rodas?
    Prezado Zattamarco

Este pneu é quase do mesmo tamanho que o original do Niva, se você retirar os calços seu carro vai voltar a altura de fábrica, não precisa rebaixar o carro...a não ser que vc resolva fazer um niva tunning...
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
    Atual Veraneio 87 Meneio/Zero-Dois
    Sonho Discovery LR3 HSE verde / interior bege

Pelo pouco que conheco de 4x4 acho que especialmente no Niva que e integral nao e muito recomendavel colocar pneus diferentes pois isso prejudica muito o diferencial, ja que cada pneu percorre um ciclo diferente por causa do seu diametro.
    Por favor me corrijam!!!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 362
      Última resposta: 20/07/2010, 16:49

Permissões de Postagem