x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 35

Christian,
    realmente corro o risco de raspar no paralamas, pois já estão no limite. Comprei o carro com estes pneus e ainda estão bons (vou ver se tiro fotos para colocar aqui). Na frente tem os Pirelli Scorpion (não me recordo o tamanho, mas acho que são 215/75) e atrás são Goodyear Wrangler (mais largos que os dianteiros). Vou confirmar as medidas e posto junto com as fotos.
    Como precisarei fazer alguns detalhes de lanternagem (pontos de ferrugem e caixa de ar), talvez a melhor opção seja cortar os paralamas e só depois trocar as rodas (só preciso juntar dinheiro para isso ).
    Obrigado
    Ricardo.

Os dianteiros são 215/80 e os traseiros são 245/75.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Rodas: offset e tala-pneu_traseiro_166.jpg   Rodas: offset e tala-pneu_dianteiro_102.jpg  

Camaradas

Aproveitando o assunto de rodas, pergunto ao pessoal mais experiente se é possível colocar rodas 15 com pneus de medidas 235/75 ou até superiores tipo 265/75? lá por janeiro/fevereiro quero trocar as minhas rodas originais 650 R16 e quero colocar o pneu mais largo possível, quais adaptações deveria fazer, teria que levantar a suspensão e também modificar alguma coisa?? o que fazer??

Grande abraço a todos!!!

Perceba que a distancia entre o pneu e o paralama é muito maior no meu carro....

mas isto só é possível pois tenho os paralamas cortados.

Se não cortar ou rebater, não adianta, vc vai ter limitações para colocar um pneu maior ou mais largo.

Para ajudar, e vc continuar com um bom curso de esterçamento, é colocar um offset que fique pra fora.....

as rodas originais da F1000 são suficientes...

um abraço

Realmente, preciso cortar os paralamas e depois troco as rodas.
    O problema das rodas da F1000 é que o offset é negativo e as rodas ficariam muito para fora. Além do detran não aceitar, já soube de casos da polícia rodoviária criar problema. Por isso estou pensando nas Mangels R16, que tem offset 0.
    Obrigado a todos pelas respostas
    Abraço
    Ricardo

Prezados

Temos menos alternativas de pneus que servem em aro 16" do que no 15".

A troca do pneu, por um diferente que o original é muito mais complexa, vc tem que ponderar o seguinte:
    - Raspa por dentro (na suspensão ou na lataria)?
    - Raspa por fora (lataria)?
    - Pode cortar a lateral do pneu?
    - A polícia pode criar problemas?
    - Tem que mexer na lataria? Cortar, rebater?
    - Quanto altera a transmissão (alonga/encurta a transmissão)? 5% de alongamento já altera completamente do desempenho do carro, imagina que há pneus que alongam em mais de 30% em relação ao origina (175/80R16)
    - Com certeza vai haver alteração na velocidade marcada pelo velocímetro e distância percorrida.
    - O pneu pode não raspar em condições normais, mas quando vc fizer trilha numa torção mais acentuada, o pneu pode "travar" dentro da caixa...e arregaçar seus paralamas.

E por fim, a Mangels tem a roda específica para o Niva, com o off-set correto no aro 16", verifique se não tem no aro 15". Consulte diretamente o distribuidor/fabrica.
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
    Atual Veraneio 87 Meneio/Zero-Dois
    Sonho Discovery LR3 HSE verde / interior bege

Christian e demais,
    com certeza, temos um péssimo hábito de querer modificar o carro todo e desconsiderar seu projeto original. Como nossa discussão pode nos ajudar a evitar problemas futuros, vou tentar resumir o que falamos até aqui:

- o offset das rodas originais e +30 (me corrijam se estiver errado) e, portanto, colocar rodas com offset inferior a este resulta em ampliação a bitola com consequente ganho de estabilidade;

- você escreveu que a Mangels tem rodas aro 16 no offset correto do niva; mas eles só tem roda aro 16 (furação 5x139) com offset 0. A substituição das originais por estas resultaria em ampliação de 3cm de cada lado (ampliar a bitola em 6cm).

- a minha intensão original era realizar esta troca visando uma melhora na estabilidade. Afinal, existe o hábito de elevar o carro sem se preocupar com as diversas repercussões. Minha dúvida é: o ganho na estabilidade é significativo, com este aumento de bitola. Já que ocorre um aumento na distância entre a parte mais externa do pneu e o centro do eixo, deve ocorre um incremento da força sobre o eixo e todo sistema de transmissão (faz muito tempo que estudei física, mas o momento deve ficar aumentado ). Enfim, considerando que comprei o carro já elevado, valeria trocar as rodas para ampliar a bitola, ou o ganho de estabilidade não justifica o esforço a mais que seria gerado.

- considerando que esta troca seja vantajosa, surge outro problema: é legal (no sentido da lei)? No meu caso, acredito que os pneus ultrapassem no máximo 2 cm a borda externa dos paralamas. Poderia utilizar um alargador, mas não sei se isso é oficialmente permitido.

- em relação à troca de pneus e o velocímetro (e odômetro), éstá claro que as alterações de diâmetro influenciam significativamente o sistema de registro de distância percorrida. Em outro tópico, conversei com o Cavalcante e ele (após ter conferido com GPS e na quilometragem indicadas nas estradas) me informou que só o desgaste dos pneus já influenciam muito, provocando alterações superiores a 10%.

- alguém, em algum site (talzes tenha sido aqui no fórum) falou que adaptou um odômetro/velocímetro de bicicleta (aquele digital que você coloca um imã na roda, permitindo que o aparelho registre o número de voltas completas). Isso seria muito interessante, pois poderíamos calibrar frequentemente o aparelho, indicando a real circunferência do pneu.

- ainda em relação ao pneu, considerando o risco de encostar no paralama, seria interessante recortar este, permitindo a utilização de pneus maiores. No meu caso, não tenho a intensão de colocar pneus maiores e, no dia a dia os atuais não encosta. Todavia, como estão bem próximos dos paralamas, é possível que em trilhas ocorra o contato.

- tem algum tópico que vocês conheçam discutindo as alterações na transmissão em função de mudanças nos pneus? Caso não tenha, se algum puder escrever um pouco sobre o assunto, agradeço.

- qual é a tala da roda original? As rodas da Mangels podem ser 6 ou 7.

No meu caso, estou optando por não mudar nada. Como precisarei realizar lanternagem em breve (talvez precise refazer as caixa de ar), aproveitaria para cortar os paralamas e depois pensaria em mudar as rodas (mas não tenho $$$$$ para tudo isso).

Obrigado pela participação de todos.
    Abraço
    Ricardo

[quote="RicardoHCS"]Prezados, vou responder dentro das perguntas/respostas do Ricardo

...- o offset das rodas originais e +30 (me corrijam se estiver errado) e, portanto, colocar rodas com offset inferior a este resulta em ampliação a bitola com consequente ganho de estabilidade;
    ChA> Já pesquisei um zilhão de vezes, já tentei medir, mas não consegui a informação exata. Mas me parece que é algo entre 25 a 30 mm

- você escreveu que a Mangels tem rodas aro 16 no offset correto do niva; mas eles só tem roda aro 16 (furação 5x139) com offset 0. A substituição das originais por estas resultaria em ampliação de 3cm de cada lado (ampliar a bitola em 6cm).
    ChA> Quem passou esta informação foi o Gil Tchauer (moderador) na lista nacional. Ele disse que comprou a roda com as medidas exatas das do Niva. A furação nunca foi problema (afinal é igual a dos Ford F-100/1000, Jeep entre outros. O problema sempre foi a questão do off-set, que neste caso a do Samurai parece ser a que mais se aproxima do original.

- a minha intensão original era realizar esta troca visando uma melhora na estabilidade. Afinal, existe o hábito de elevar o carro sem se preocupar com as diversas repercussões. Minha dúvida é: o ganho na estabilidade é significativo, com este aumento de bitola. Já que ocorre um aumento na distância entre a parte mais externa do pneu e o centro do eixo, deve ocorre um incremento da força sobre o eixo e todo sistema de transmissão (faz muito tempo que estudei física, mas o momento deve ficar aumentado ).
    ChA> Sua colocação está correta. Mas acredito que este aumento das forças sobre o eixo não trará problemas de durabilidade.

Enfim, considerando que comprei o carro já elevado, valeria trocar as rodas para ampliar a bitola, ou o ganho de estabilidade não justifica o esforço a mais que seria gerado.
    ChA> Quanto seu carro está elevado? Vc não conseguiria um jogo de pneus originais para testar? Talvez o uso de amortecedores/molas mais duros resolva a questão de forma mais efetiva.

- considerando que esta troca seja vantajosa, surge outro problema: é legal (no sentido da lei)?
    ChA> Não, é ilegal que o pneu ultrapasse a linha da carroceria. O "seu gualda" pode reter o veículo até a regularização da situação.

No meu caso, acredito que os pneus ultrapassem no máximo 2 cm a borda externa dos paralamas. Poderia utilizar um alargador, mas não sei se isso é oficialmente permitido.
    ChA> Vale a pena fazer uma consulta oficial ao detran da sua cidade para verificar, e se necessário e se eles responderem que não, é bom andar com este documento junto aos documentos do carro. Seria interessante providênciar tb um laudo em uma instituição credenciada pelo Detran. Não se esqueçam que tudo aquilo que pode ser "interpretado" pelas autoridades de trânsito pode ter uma interpretação diferente das nossas, e gerar problemas.

- em relação à troca de pneus e o velocímetro (e odômetro), éstá claro que as alterações de diâmetro influenciam significativamente o sistema de registro de distância percorrida. Em outro tópico, conversei com o Cavalcante e ele (após ter conferido com GPS e na quilometragem indicadas nas estradas) me informou que só o desgaste dos pneus já influenciam muito, provocando alterações superiores a 10%.
    ChA>No caso do pneu original esta diferença entre o pneu novo e o usado não é significativa, agora um ultra-mega-super-frontiera com 15 cm de borracha na banda vai haver uma diferença enorme.

- alguém, em algum site (talzes tenha sido aqui no fórum) falou que adaptou um odômetro/velocímetro de bicicleta (aquele digital que você coloca um imã na roda, permitindo que o aparelho registre o número de voltas completas). Isso seria muito interessante, pois poderíamos calibrar frequentemente o aparelho, indicando a real circunferência do pneu.
    ChA> O Natal 4x4 fez isto. Eu confiro com o GPS.

- ainda em relação ao pneu, considerando o risco de encostar no paralama, seria interessante recortar este, permitindo a utilização de pneus maiores. No meu caso, não tenho a intensão de colocar pneus maiores e, no dia a dia os atuais não encosta. Todavia, como estão bem próximos dos paralamas, é possível que em trilhas ocorra o contato.
    ChA> Na frente vc pode recortar os paralamas sem grandes problemas. Só haverá uma possível fragilização da borda devido a perda da rigidez em função do corte. Na traseira é que o bicho pega. Quando vc cortar o paralamas, vai acabar abrindo a lata do carro, gerando um "buraco" para dentro do carro, então vc vai ter que fechar este buraco com outra chapa de aço.

- tem algum tópico que vocês conheçam discutindo as alterações na transmissão em função de mudanças nos pneus? Caso não tenha, se algum puder escrever um pouco sobre o assunto, agradeço.
    ChA> Discutimos muito aqui no fórum, a cerca de 2 meses qual era o pneu mais adequado, dá um procurada.

- qual é a tala da roda original? As rodas da Mangels podem ser 6 ou 7.
    ChA> Me parece que é 5", confiro mais tarde.

(...)

Vou procurar mais informações.
    Mais uma vez, obrigado.

Embora não seja diretamente o assunto do tópico, por ser relacionado resolvi perguntar a vocês:
    - como havia dito anteriormente, meu niva está com pneus 215/80 16 na frente e 245/75 16 atrás;
    - pensava que não havia problema, afinal, existe um diferencial central;
    - hoje, levei o carro em um mecânico e ele falou para eu trocar os traseiros por pneus iguais aos dianteiros, urgentemente!
    - como se tratam de 2 pneus Goodyear APT 245/75 praticamente novos, preciso ter certeza da necessidade de troca-los.

O que vocês acham? É realmente fundamental realizar a troca?

Abraço
    Ricardo

Se os diâmetros, e por consequência, as circunferências deles não forem muito diferentes, não haveria a necessidade preemente de trocar os pneus.

Pegue uma trena e meça os seus pneus, pois pode haver uma diferença muito grande entre o diâmetro comercial e o real dos pneus.

Partindo para o mundo da teoria e dos cálculos.

Pela planilha (lembre-se que ela considera medidas "comerciais", que são ligeiramente diferente das medidas "reais") e usando os dados dos seus pneus, há uma diferença de 7,4 cm na circunferência entre o pneu dianteiro e o traseiro.

Em comparação ao original as marchas estão alongadas, respectivamente 12,2% e 15,7%, para a dianteira e a traseira, como você mesmo pode fazer as contas, o pneu traseiro vai "andar" 95 m, por km percorrido a menos que o dianteiro.

Como os 4 pneus percorram a mesma distância (considerando que o carro só esteja andando em linha reta), advinha para onde vai esta diferença... Exatamente como você supôs, no seu diferencial central - DC.

Agora é que eu vou colocar mais uma dúvida na sua cabeça

Comparando diversas raios de curvas (entre 1000 m (que seria praticamente uma reta) a 6,5 m (quase o raio de giro do Niva), e considerando a bitola do Niva como sendo 1,4m, as diferenças de distâncias percorridas entre os pneus internos e externos varia de 99,9% a 82,3% respectivamente. Então deduze-se que os diferenciais de eixo trabalha 100% do tempo. Então pouco importa se o seu pneu direito é maior que o esquerdo, o diferencial vai dar conta do serviço...

Porém

Admitindo-se que não há diferenças significativas de velocidade entre o eixo dianteiro e o traseiro (afinal ninguém anda fazendo o "teste do alce" a todo momento...), o DC não foi projetado para trabalhar, por assim dizer 100% do tempo, então esta compensação seriam muito pequenas num niva com os 4 pneus originais andando em condições normais.

Por outro lado, partindo da premissa de que não se deve andar com bloqueio do DC ativado no asfalto sob risco de quebra do mesmo. Então, teoricamente, o diferencial central trabalha 100% do tempo, exceto quando se anda em linha absolutamente reta (o que convenhamos é quase impossível com um niva devido a sua precisa caixa de direção).

Resumindo, pelo exposto e calculado, chega-se a brilhante conclusão que... Teoricamente pode usar pneus diferentes entre os eixos que o DC resolve a encrenca. Na pratica, vc está disposto a testar se na prática a teoria é a mesma, e decidir entre bancar um jogo de pneus ou um DC para a sua viatura?

Sinceramente, antes achava que não podia, agora feitas as contas, acho que pode. Assim sendo, a decisão é sua... Desculpe se aumentei suas dúvidas....

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 362
      Última resposta: 20/07/2010, 16:49

Permissões de Postagem