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Convex Datacenter
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  • #1
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    Dimensoes do Xterra




    Pessoal estou avaliando comprar um XTerra, alguem que tem uma ou saiba, pode me ajudar com uma informacao?

    Preciso saber a largura total (contando retrovisores) e o comprimento. Isto eh para eu saber se cabe na minha garagem..


    Valeu!!!
    MP

    Ainda sem um 4x4

  • #2
    Usuário Avatar de ZYKAO
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    Citação Postado originalmente por mpaul Ver Post
    pessoal estou avaliando comprar um xterra, alguem que tem uma ou saiba, pode me ajudar com uma informacao?

    Preciso saber a largura total (contando retrovisores) e o comprimento. Isto eh para eu saber se cabe na minha garagem..


    Valeu!!!
    comprimento 4,530m

    largura 1,790m sem os retrovisores,cada retrovisor deve medir uns 25cm, não estou com a minha aqui.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por ZYKAO Ver Post
    comprimento 4,530m

    largura 1,790m sem os retrovisores,cada retrovisor deve medir uns 25cm, não estou com a minha aqui.

    ZYKAO

    Acho que vai dar certo.. meu carro hoje tem 1709 (8cm a menos, sem retrovisores) x 4342 e entra um pouco folgado. Na pior hipótese acho que terei que rebater o retrovisor de um lado. A compra esta ficando mais próxima...

    Você costuma fazer trilhas leves, expedições etc etc.. com a sua? Qualquer dica/relato vai me ajudar.
    MP

    Ainda sem um 4x4

  • #4
    Usuário Avatar de B4R4T4-6X6
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    Lightbulb O famigedado lsd ou vlsd...

    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    VLSD- Viscous Limited slip diferencial
    Tentando reviver esse tópico.

    Amigos do site, postei uma matéria sobre o LSD que acabou dando boa repercussão.

    1ª Parte:

    Prezado, não sei se posso ajudar com a minha humilde experiência e se ainda precisa da informação. Pelo meu pobre conhecimento, todo LSD com sistema de planetárias e embreagem interna, que deve ser o da sua S-10, pois é o mais simples, popular e usual, funciona à base de torque. Se um LSD é 1:3 quer dizer que no momento do deslizamento dessa roda, 3 vezes o torque que está sendo, veja bem, APLICADO A ELA, é mandado para a outra roda, ok? ou seja, 75% no caso do LSD 1:3 e 80% no caso do LSD 1:4 respectivamente. No 1:3, se a roda do desgarre tem 25%, os outros 75% irão para a outra roda, ok? No 1:4 funciona à base de 20% e 80%, capicce? As pessoas pensam nas porcentagens em si e não no que realmente faz um LSD desse tipo funcionar, que é a alma da coisa, O TORQUE, pois sem o torque, não funciona! É nulo. Maravilha até aqui. O problema é: se esse tipo de LSD funciona à base de enviar 3 vezes o torque da roda no desgarre para a outra, questionamos então. se a roda no desgarre estiver com força de aplicação de torque em 5Kg, quer dizer que o LSD mandará para a outra roda, 15Kg, correto? ok. se estiver com 10KG, mandará o triplo novamente, 30Kg, ta acompanhando? Maravilha,,, nos perguntamos então, e se a roda do desgarre estiver com 0Kg de torque, pois está no ar ou mesmo numa superfície de pedra sabão com detergente e banha de porco com 0 de tração e 0Kg de torque, sem resistência alguma ? o LSD que é "burro", mandará para a outra roda 3 vezes esse torque, ou seja, 0Kg de torque, pois 3 x 0 = 0 para o 1:3 e 0Kg de torque também para o 1:4, pois 0 x 4 = 0 da mesma forma. Por esse motivo, muita gente não entende como ele funciona, pensando até que esteja quebrado ou com defeito de fábrica, erramos pensando nas porcentagens e não no que realmente o faz funcionar que é o bendito TORQUE. Só funciona se houver um minimo de torque. Mas como se a roda está no ar ou num desgarre acentuado de pedra lisa com limo ou lama onde sabemos que o torque é 0Kg e quase 0Kg respectivamente ?! Ok? Ok! Mas então esse tipo de LSD é uma "M" ? Não, ele funciona para atoleiros e lamaçais planos, onde apenas se busca não ficar com o veículo atolado com a família dentro. Foi desenvolvido para essa situação para não se passar por apuros numa viagem normal de fds. Para os severos desafios de um [/FONT]off-road4x4 legítimo, tem que ser blocante tipo air locker ou kaiser, por exemplo. Qual a "salvação" então para esses LSD's originais? Simples, é só aplicarmos na roda do desgarre que estiver no ar ou no deslise à 100%, um "torque artificial", simplesmente pisando um pouquinho no freio faz se esse torque artificial, pois a roda do desgarre começará a mandar uma informação de resistência, peso e torque para o LSD, que reitero, "'é muito burro" e "ele" entenderá esse torque e mandará 3 x mais para a outra roda. Mesmo que seja pouco, geralmente tira a gente da enrascada. Isso funciona também quando uma roda sai totalmente do chão. É um truque que dá certo e o LSD "se ferra" na nossa mão. KKKKKKKKKKKKKK, é a hora da nossa vingança contra o famigerado LSD. KKKKKKKKKKKK... obs: a gurgel "fez uso" desse tipo de transferência de torque para as rodas traseiras por meio de freios independentes e funcionou muito bem para aqueles veículos equipados com motores contrapostos. Tração usada tb nos Puch Steyr Pinzgauer, se não me falha a memória. Uma das leis do SAUDOSO COMANDANTE ROLIN da TAM. Se não temos a capacidade de criar, tenhamos a coragem de copiar. Alguém, um dia, resolveu a questão do LSD pisando no freio, com certeza numa situação de desespero, atolado, com bebê chorando, criança fazendo birra e pr[FONT=arial]é adolescente esperneando dentro do carro, pois nem o cara sabia naquela hora de caos o que estava fazendo na verdade, fez por puro instinto de sobrevivência e percebeu depois de refletir muito que tinha naquele momento colocado o ovo de Colombo em pé. Eu copiei e deu certo, vc irá copiar e se dará bem tb e assim caminha o "serumano" do 4x4. kkkkkkkkkkkkk... um desatolando o outro.

    é isso amigão.

    espero que o tpio de LSD da sua S-10 seja com planetária e embreagem interna. A minha Hilux sw4 é assim e funciona dessa forma.

    att
    B4R4T4

    2ª parte:

    Vai um outro texto que já tinha preparado sobre a verificação da existência do LSD e o teste do LSD.

    Verificação da existência do LSD e teste do LSD.

    O popularmente chamado de autobloqueante do tipo LSD por sistema de embreagem acoplada `a caixa satélite, faz com que as engrenagens satélites do diferencial sejam bloqueadas, a força se dá somente nas planetárias e caixa satélite girando por igual mandando torque para as duas rodas. O sistema é bem simples e quando vemos um LSD desse aberto, logo entendemos o seu funcionamento, pois é baba. Inclusive, quando os discos se desgastam, as satélites e planetárias voltam ao seu estado natural, tornando a formar o efeito normal de um diferencial padrão. O LSD permite que a distribuição da força, transmute de um diferencial padrão como um tipo de bloqueio e transfira toda a força para as rodas EM CONTATO COM O SOLO. Se uma desgarra, a outra recebe um torque multiplicado dessa que desgarrou, por isso as porcentagens 1:3 – 25%/75% e 1:4 20% / 80% que são os mais comuns e simples. Existe no mercado militar uma variedade quase que infinita desses conjugados.

    Esse sistema LSD por embreagem corrige a rotação das rodas por meio do torque aplicado àquela que desgarra, mandando esse torque multiplicado para a outra roda e aí teremos vários tipos com várias porcentagens. Quando se fala em “blocante” com 70% é balela, pois essa medida não existe. Temos sempre que fazer a conta dividindo se e partindo se dos 100%. Como se chega à 70% de 100%? 1:3 sim, 25%/75%-1:4 tb, 20%/80%, o 1:2 seria 33% / 66% e não 70%, então é uma medida falha. Acredito que para entendermos um assunto é preciso exatidão nos números. Regra de contabilidade, não se arredonda nada, cota se até os centavos para que se forme documento. Acho que não é difícil falarmos 33/66 em vez de 30/70 não é mesmo? A minha área me obriga a isso. Temos sempre que “imaginar” os 100% de torque que vem do eixo cardan. É bom analizarmos esses números, pois são eles que nos elucidam sem brechas para erros e enganos, fazendo nos chegar às conclusões de forma mais certeira e fácil.

    O LSD na verdade anula o efeito do diferencial se pelo menos uma das rodas tiver sofrendo o mínimo de torque, caso contrário patinará rodando livremente fazendo com que a outra roda não tenha o apoio contrário exercido pelas placas da embreagem interna.

    O que conseguimos como bom resultado:

    Em piso firme como asfalto se consegue melhor estabilidade, principalmente em curvas abertas em estradas. O carro fica mais firme com maior controle de dirigibilidade.

    Retomada de velocidade nas saídas de curvas em esquinas, pois o carro não mais “levanta a bunda” tirando uma roda do chão fazendo a desgarrar cantando pneu; ele empurra o carro pra frente.

    Em pisos onde a aderência é reduzida, como lamaçais, estradas de terra molhadas e até mesmo quando uma roda fica no ar, se consegue uma saída pisando se no freio formando um “torque artificial” na roda suspensa, mandando assim algum torque (criado) para a outra roda.

    Um teste que pode ser feito de forma muito simples.

    1º como saber se o diferencial é padrão ou LSD?

    Levante o carro pelo centro do eixo (a bola do diferencial traseiro) com um jacaré grande deixando as duas rodas no ar e com o freio de mão solto. Gira se com as mãos a roda direita no sentido de rodagem e se a outra roda girar no mesmo sentido, ou seja, as duas mandando o carro pra frente, ele tem LSD ou outro tipo de bloqueante. Se girar ao contrário, prepare o lenço, pois é um diferencial padrão convencional e você terá que fazer mais um cheque. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Para fazer o teste do LSD aplicando o freio e assim criando um “torque artificial”:

    Num piso de superfície 100% plana, ou seja, onde se deixa o carro “desbrecado”, com o freio de mão solto e ele não sai do lugar. Isso é imprescindível para não se causar acidentes).

    Levante a roda esquerda do chão, apoie o eixo esquerdo bem no meio do seu comprimento (entre a bola do diferencial e a panela de freio erquerda), com um toco de madeira tipo um tronquinho cortado com serra com uns 20cm de diâmetro, evite usar cavalete, pois o cavalete pode ferir a pintura da carcaça do eixo esquerdo ou mesmo “espirrar” quando o carro andar e bater em algum lugar causando avaria.

    Olha só, A roda deve sair do chão apenas uns 10cm, o suficiente para patinar livremente, com a segurança que na hora que o carro for para frente e o pneu tocar o chão, não dê uma pancada excessiva, pois a idéia é tão somente simular uma roda suspensa numa trilha, não é necessário levantar 30/40cm do solo CUIDADO, pois aqui tem muito pangaré e eu não quero ser acusado de promover acidentes. Cuidado pessoal por favor, pois o importante é não se machucar. Atente se para que o freio de mão esteja solto deixando as rodas traseiras livres e soltas, porém só a esquerda suspensa do chão e a direita no chão apoiando o peso normal do carro sobre ela.

    Vamos la:
    Com o PILOTO / MOTORISTA DENTRO DO CARRO na posição de pilotagem. Engate marcha à frente “D” ou 1ª marcha e simule sair bem devagar dando mínima rotação à roda que está no ar, deixe a rodar apenas com a aceleração da marcha lenta. No caso dos câmbios mecânicos é só soltar a embreagem com a 1ª marcha engatada bem devagar deixando a roda pegar a rotação da marcha lenta. Nos automáticos é só engatar Drive com o pé direito no freio e solta lo bem devagar tb. A roda esquerda deverá girar livremente enquanto a outra roda, (direita) permanecerá parada. Nesse momento pode se até acelerar um pouco a mais até uns 1200RPM para sentir que o carro não sai mesmo do lugar**. Nesse momento pisa se no freio de forma delicada, pressionando o pedal progressivamente sem “estancar” o pé no mesmo, se não o carro cai do toco devido à alavanca da rotação da roda ter sido parada bruscamente. Nesse momento se criará o torque artificial esperado, a roda esquerda mandará um torque para os discos e esses mandarão para a roda direita fazendo com que o carro ande para frente caindo literalmente do toco. Espera se nesse momento um “cantar de pneu do tipo, matei o cachorro. Rápido e curto. Aí se breca o carro, ok? Faça esse teste num lugar aberto, não dentro da sua garagem !!! Não venha me culpar se vc passar em cima da sua moto quando o carro andar para frente. Não custa nada avisar, pois já vi de tudo aqui. Desculpem me os que possuem bom senso e QI normal.kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Bingo, aí está um teste para se verificar a “ATUAÇÃO” de um bloqueante tipo LSD com embreagem planetária.

    *se os discos da embreagem interna estiverem perfeitos e atuantes.

    **se sair é porque a atuação do SLD está com muita pressão nos discos e precisa ser reduzida,(“travado” como um eixo rígido) - caso contrário haverá desgaste excessivo nos discos, pneus e até mais gastão fica o carro, pois trabalhará travado como um sistema 4x4 PART TIME do Samurai por exemplo. Existe regulagem para esses discos que deve se fazer a cada 100 mil Km, ou dependendo do tipo de uso até antes. Caso o carro não saia do lugar e tiver mais de 100mil Km, pode se tentar uma recalibragem dos discos, pois tem regulagem interna.

    Desculpem algum erro de digitação, mas por aqui é sempre na pressa.

    Copie a foto abaixo, salve em seus arquivos, abra a pelos seus arquivos e amplie para ver os detalhes.
    Dãnnnnnnnnnnnnnnn, tem gente que não sabe fazer isso...




    abraços
    B4R4T4
    4X4 Brasil
    JEEP WRANGLER SPORT TJ 97 4.0L ST HALF DOORS MECÂNICO 5 + TOYOTA HILUX SW4 98 2.7L GAS MEC 5.
    MY TOYS...

  • #5
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    Pessoal,

    Comprei um XTerra e estou em dúvidas quanto algumas questões.

    Alguém já colocou nesse veículo pneus 33'? Se sim, quais as alterações necessárias para isso?

    Alguém sabe informar onde posso instalar um bodylift no veículo? Digo isto porque nas lojas especializadas apenas encontro tal acessório para a pick-up Frontier.

    Alguém tem guincho instalado nesse veículo, onde instalou?

    Vou pegar o carro amanhã, espero que não tenha feito uma besteira, pois com menor valor poderia ter comprado um Troller zero quilometro.

    Abraço a todos. Aguardo resposta.

  • #6

    Question São iguais às americanas?

    Pessoal
    Fora o motor, o XTerra nacional é similar aos americanos?
    P/ ex, posso comprar um kit 3" Suspension Lift de lá e
    montá-lo aqui, tipo "plug 'n play"? ...
    Outros acessórios, protetor de carter, p/ ex., vai ter a
    mesma furação, embora as americanas usem um V6?
    Os diferenciais dianteiro e traseiro são D44? se quiser
    alterar a relação (p'rá usar pneus maiores) é fácil de
    encontrar coroa e pinhão com relações +/- proporcionais
    ao aumento do diâmetro das rodas?
    obrigado
    Fernando.

  • #7
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    O XTERRA, "BRASILEIRO", não tem nada haver com o "AMERICANO", só acessórios externos podem ser usado, alguns servem sim....
    Em baixo do carro, não traga nada......é tudo diferente.

    Somente a CARROÇARIA, tem semelhança e mais nada, até os sistemas elétrico, AR CONDICIONADO, TRANCAS, ILUMINAÇÃO, nada é como as AMERICANAS....pois agradeçam..o XTERRA assim como a FRONTIER, são hoje um dos carros nacionais, com maior quantidade de itens nacionalizados ou mercosulizados que existem

    Ao que interessa..

    O diferencial traseiro é um D44 reforçado...com relação de 4.73, o deslizamento limitado bem eficiente
    O diferencial dianteiro, infelizmente, é de eixo tipo homocinética, é DANA tbm... com balanças e barras de torção, e bem eficiente, mas sofre por estar com os SEMI-EIXOS, expostos, isso para um uso OFF ROAD extremo, não acho eficiente.
    Recomendo o uso para não perder muito, PNEUS ATÉ 33", eles não vão esbarrar muito se o carro estiver com 3" de altura, só na suspensão dianteira deve haver cuidado para não forçar demais as barras, elas podem quebrar....
    SÓ EXISTE UM PORÉM.....A NISSAM RECOMENDA A TROCA DO ÓLEO DE DIFERENCIAL A CADA 20 MIL KM....´vai ser isso que determinará a vida útil do VLSD
    Eles aguentam muito bem os 33", JÁ VI CARRO COM MAIS DE 100 MIL km, SEM NADA DE PROBLEMAS
    Para levantar o carro, umas 3" polegadas não existe muito mistério na traseira tbm não...

    Os com motores não eletrônicos, são ainda melhores....

    Carros com mais de 60 mil km.....devem estar com as revisões e recalls em dia...

    O mais importante no uso do carro É ACELERERAR, ao contrário de que todos estão acostumados por conta da configuração da TURBINA / COLLER.e relação da cx de marchas, para que vc obtenha tudo do seu motor não adianta trocar marcha com menos de 2.000 RPM, a cx de marcha tem um a relação longa na primeira e na segunda marcha, obrigando a ACELERAR um pouco mais que o normal...o TORQUE deste MWW 2.8 sem ser eletrônico, só começa a partir dos 1.900 a vai té os 3700 RPM, por isso a sensação de que o carro NÃO ANDA, em marcha lenta.
    Troque de marchas.....e ACELERE, isso não vai estragar eu motor, ele foi projetado pra isso...não vai alterar a vida útil do motor..
    Outra coisa...na troca de óleo e necessário trocar tbm o FILTRO de óleo.....e cada 20 mil KM, e tbm necessário a troca do FILTRO DE COMBUSTÍVEL...
    Marcelo Carvalhal
    Jeep Dodge Crysler Especialist
    www.unionjeep.com.br compre seu JEEP em Itaipava !

  • #8

    Thumbs up XTerra "Brasileiro"

    Ok, Marcelo.
    Muito obrigado pelas dicas.
    Na verdade, já tinha lido alguns e-mails seus informando
    sobre a "nacionalidade" dos Nissan Frontier e XTerra.
    Daí minhas perguntas... O uso do carro não será off-road
    extremo. No máximo, uns morros acidentados e sem caminho...
    O suspension lift seria mais para protegê-lo. Entendi que as
    peças da suspensão, braços e tals, não são iguais. Portanto,
    os kits pros XTerra americanos não caberiam nos daqui.
    Entendi certo?
    Prá levantar a dianteria com regulagem de barras de torção,
    acho que até 1"1/2 ainda é seguro, daí prá cima, "acho" que
    pode forçar demais as homocinéticas. Na traseira, basta
    adicionar uma lâmina no feixe, prá igualar... o que vc acha?
    (Fiz isso na minha Explorer e ficou 10!)
    Nesse caso, "acho" que caberia pneus até 32", no máximo.
    Os pneus originais têm +/- 30" (265x70x15?) de diâmetro
    externo, então "acho" que não vão "pegar" na carroceria.
    Mas considerando que a 1ª e 2ª marchas já são bem longas,
    então seria bom se a relação do diferencial fosse corrigida...
    Caso contrário, 1ª e 2ª ficarão "longuíssimas" e vou precisar
    de reduzida até prá sair no sinal verde... heheheheh
    É muito difícil encontrar coroas e pinhões com outras
    relações pros diferenciais dianteiro e traseiro?
    O diferencial dianteiro também é Dana44?
    Se tiver mais dicas, serão muito bem vindas.
    Mais uma vez, muito obrigado.
    abração
    Fernando.

  • #9

    Thumbs up XTerra brasileiro

    aeh, pessoal
    o "achômetro" todo que usei no mail anterior
    foi com a intenção de expor as opiniões às
    críticas de todos... mandem bala!
    abraços
    Fernando.

  • #10
    Usuário Avatar de edwint
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    15/12/2005
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    opa tbem estou nesta

    adquiri uma xterra 2005 se com 29.000km novissima.

  • #11
    Usuário
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    Amigos,
    Estava procurando uma xterra para compra. Nas minhas andanças acabei sendo informado por algumas pessoas do ramo que a Nissan iria tirar a xterra de linha.
    Hoje, 26/11/2007, o Jornal do Brasil, no caderno Carros e Motos, confirmou a notícia. A Nissan, empresa totalmente desorganizada, vai retirar a xterra de linha e vai manter somente a xtrail.
    Mais uma sujeirada conta nós, consumidores. Felizmente escapei do mico, mas muitos terão prejuízos.
    Eu mandei um email para a Nissan falando sobre o assunto e pedindo esclarecimentos e eles sequer se dignaram a responder. Lamentável.
    Um 4x4 que, com pequenos acertos - suspensão traseira e nível de ruído interno - seria uma das melhores opções do mercado. Sucesso no resto do mundo e fracasso no Brasil por conta de uma empresa que não respeita seus clientes.
    Abraços.

  • #12
    Equipe de Apoio Avatar de jeisonk
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    Também ouvi falar dessa história.
    Infelizmente, ao invés de trazerem a versão nova americana, vão tirar de linha, acredito que em virtude do fracasso nas vendas, mas que é uma bela viatura, isso é, mecânica simples, motor que dispensa comentários, robusta.
    Mas não vejo como um mico pra comprar não, eu mesmo se tivesse condiçõe$$ talvez embarcasse numa mesmo assim.

    []'s
    4X4 Brasil
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

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