Postado originalmente por
Ciro Alencar
Meu caro Leonardo
Vou responder a sua pergunta em outro campo, pois se a moderação achar por bem fazer uma limpeza neste tópico, não perderemos os comentários realmente úteis.
A nova Frontier não tem nenhum problema crônico ou qualquer ponto que mereça cuidado.
A minhas recomendações para você são as mesmas que faço para qualquer um que tenha um veículo.
1. Abastecer com combustível de qualidade
Combustível barato não existe. Combustível bom custa caro. Abasteça somente com Shell, Petrobrás, etc... fuja de postos sem bandeira, e mesmo com bandeira, que sejam confiáveis.
2. Siga o plano de manutenção
Não fique riscando itens da lista do plano de manutenção. Carro é uma máquina, e manutenção preventiva tem que ser seguida à risca. Manutenção precária é dor de cabeça na certa.
3. Revisão e manutenção só na concessionária
Sei que alguns mecânicos de concessionária as vezes pisam na bola, mas a loja resolve. A oficina autorizada tem ferramentas corretas, equipamentos, desenhos técnicos, boletins de correções, manuais de serviço, peças certificadas, etc.
A oficina do Chico da esquina pode até ser simpática, mas começa que o sujeito conserta de Fusca a Jetta. Não tem afinidade e especialização nenhuma. Não tem peças originais certificadas, não possui equipamentos e ferramentas apropriadas e aí é só dor de cabeça.
Voltando de viagem uma vez num sábado, parei com um Camaro engasgando um Holambra. Me indicaram a "melhor oficina da região". Estrutura bonita, tudo com aquela impressão de organização falsa, etc. Diagnóstico: bomba de combustível com defeito. Orçamento da peça e mão de obra: 3.800 + 900 Prazo para o conserto: dois dias
Resolvi prosseguir viagem assim mesmo, com ele engasgando, e na segunda feira levei na concessionária. Colocaram o computador, analisaram os resultados, teclaram algumas coisas, e ao final retiraram um pouco do combustível do tanque e fizeram uma análise ali mesmo. Resultado: combustível adulterado. Esgotaram o tanque e colocaram combustível novo. Trocaram um filtro e tudo voltou ao normal. Total dos gastos: 1.200
Estas oficinas "especializadas" são assim, não têm sequer o plano de inspeção do veículo. A revisão é da "cabeça" deles.
Por isso que vemos esse pessoal eliminando EGR e outras peças da Frontier. O carro roda 100.000 km sem dar problemas, dá um problema e pronto, vamos para a gambiarra. Nunca mais a caminhonete será a mesma. Não caia nessa.
Gastou, troque. Quebrou, conserte. Mas, não entre nessa de gambiarras.
Conheço gente que já rodou mais de 200.000 km em Frontier e nunca fez nenhum remendo, aliás, nem tiveram esses problemas relatados, pois fizeram uma manutenção adequada e no lugar certo. Essa caminhonete é tão confiável como era a sua Hilux. Não é para incomodar.
Cuide corretamente dela seguindo estas sugestões, e não deverá ter problemas com a sua picape.
Boa sorte meu caro.