x
Convex Datacenter
  • #10081
    Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Posts
    11,019
    Agradecimentos: 128
    "Para mim não basta ter quatro rodas.É preciso ter tração em todas!!!"

  • #10082
    Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,520
    Agradecimentos: 53
    No sábado passado eu fui com a minha esposa escolher um fogão para a minha sobrinha que vai se casar, e estava ouvindo a conversa de uma senhora escolhendo um refrigerador. Ouvi o vendedor dizer que as melhores marcas do mercado hoje eram Electrolux e Brastemp, mas a mulher estava bem indecisa. Num dado momento vem aquela pergunta... "qual vende mais?", que seria o fator decisivo de sua escolha.
    É impressionante como as pessoas deixam as outras escolherem por elas. Se as previsões do Edumar se concretizarem, e vão porque ele nunca erra, e a Frontier tiver redução de vendas, vão ver falar que ela deixou de ser a melhor de sua categoria para ser a pior...
    Como o consumidor é manipulável facilmente, é fácil sugestioná-lo. Esse mercado de caminhonetes é um forte exemplo disso.

  • #10083
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    3,562
    Agradecimentos: 84
    Citação Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    E da série "Passar Vergonha é o meu Nome", parece que tem gente que não aprende mesmo, nem mesmo depois de passar ainda mais vergonha.
    Depois daquele conto do "sinto" que quando é solto puxa o freio de mão... e do ARLA desenvolvido para reduzir o CO2...
    do multilink que não era multilink e agora é... e tantas outras pérolas, vem mais uma...
    Mas, como combinamos aqui, vamos apenas corrigir informações tendenciosas e erradas sem críticas diretas e sem broncas.

    Vamos lá...
    Andam dizendo por aí que a Frontier não tem segurança, que não passa em teste de segurança, e mais algumas bobagens de sempre.
    Vamos às verdades:

    1. A Frontier testada depois do lançamento do novo modelo não recebeu 5 estrelas por possuir apenas 2 airbags, e não os 5 mínimos exigidos na época do teste e que acabou depois revisto pelo próprio instituto que estabeleceu parâmetros (que ainda não existiam) para esse item. Qualquer sapo de brejo sabe que hoje ela dispõe do recurso. Mas, ela foi aprovada inclusive no teste de estabilidade, como sabido, e também depois no teste do Alce, onde outras adoram tombar...

    2. Na época, S10 e tantos outros modelos também não tinham 5 airbags aqui, e aliás, na época o modelo americano cultuado por ciumentos coleguinhas também ganhou somente 4 estrelas pelo mesmo motivo. Que coincidência

    3. Para afastar qualquer dúvida e desmoralizar qualquer comentário distante da realidade, em recente teste realizado pelo Cesvi Latino, braço do Latin Ncap aqui na América Latina, a nova Frontier conquistou o prêmio de "Caminhonete Mais Segura do Mercado".
    Este é o quarto prêmio que ela leva nesta categoria. Ou seja, repetindo, a Frontier conquistou o prêmio de caminhonete mais segura da categoria pelo instituto representante do Ncap. Para saber mais, é só pesquisar nas inúmeras reportagens feitas em diversos sites, mas eu recomendo este do amigo Edu: Frontier ganha titulo de caminhonete mais segura do segmento – Clube da Nissan Frontier

    4. A preocupação da marca Nissan com a segurança é tão grande (ela que iniciou aqui as câmeras 360º depois porcamente copiadas pelas concorrentes) que até o modelo americano da Frontier conquistou o primeiro lugar em segurança pelo respeitado Institute for Highway Safety (IIHS), o mesmo instituto que provou que o controle adaptativo de velocidade aumenta os riscos de acidentes, e alguns fabricantes já começam a abolir o recurso. Quem quiser saber mais, recomendo novamente o site do Edu: A nossa Nissan Frontier e tambem a caminhonete media mais segura dos EUA? – Clube da Nissan Frontier

    Esse foi o resultado final do teste:



    5. Ainda falando em segurança, precisamos lembrar que a Frontier é a única picape que desde o modelo de entrada possui suspensão multilink (que garante muito mais estabilidade e eficiência do ESC), controle de estabilidade inteligente de terceira geração e freios a disco nas quatro rodas, sem precisar pagar meio milhão para isso ou ter que incluir pacotes opcionais em modelos top de linha.

    6. Além disso, a Frontier dispõe de sistemas de segurança autônomo que funcionam de verdade. O seu radar de aproximação consegue alcançar e avaliar o movimento de até 3 carros à sua frente, com precisão e sem NUNCA falhar, enquanto modelos mais "tecnológicos" alcançam apenas um na teoria, porque na prática colecionam reclamações de que não funcionam direito, chegando até a ocasionar acidentes.

    7. E para complementar, por enquanto, na Frontier você nunca vai ter um vidro rachando na sua cara ou a mão cortada ao limpar o vidro traseiro, pois ela não tem fios pendurados no vidro.

    Isso somado à proteção contra UV do para-brisa (atualmente o maior risco de câncer de pele), de utilização de plásticos antichama, de um chassi de reforço adicional (inclusive o estribo que é feito de metal e não de "prástico" é preso nele), de uma estrutura sólida que não se deforma e de outros cuidados adicionais, e a confiança nos 6 anos de garantia (única do segmento) colocam a Frontier num patamar de segurança invejável no mercado.
    É impressionante a dificuldade de compreensão de textos desse povo. Chega a ser assustador. Será que é uma limitação intelectual, baixa qualidade de ensino, ou o que?
    Vou resumir, inventaram agora que a Frontier é menos segura porque tem 4 estrelas no Latin NCap. Já expliquei que o teste é antigo, e essa classificação foi explicada pelo órgão pelo fato da Frontier naquela época tem poucos airbags, assim como a Ranger que também recebeu 4 estrelas no mesmo ano pelo mesmo motivo. Outra época, outra realidade, e a Frontier hoje é completa de airbags e outros recursos adicionais de segurança bem mais completos que qualquer concorrente.

    Mas, não adianta explicar isso porque a compreensão é baixa.
    Até entendo que não consigam achar nada pra criticar na Frontier e isso deve ser realmente perturbador, principalmente por ter o crítico um modelo que vem acumulando problemas e é cheia de pontos de qualidade duvidosa, até de segurança.
    Aliás, é impressionante alguém querer tentar sugerir de forma mentirosa que a segurança da Frontier é menor, quando a dele é que usa recursos que sabidamente não funcionam direito e, ironicamente, causam acidentes.
    Mas, quem inventa essas coisas é a mesma turma que acredita que se soltar o "sinto" o carro andando ele freia sozinho "puxando o freio de mão"
    Não precisa dizer mais nada, né?

    A Frontier recebeu prêmios de caminhonete mais segura na Argentina (pela própria subsidiária da NCap), competindo com esses modelos da concorrência. Mais segura ou não, o fato é que ela é sim bastante segura, e nos testes de colisão passou com louvor, e não quase capotou como outra que até pouco tempo era a "queridinha da vez" e agora é malhada de todo jeito. Ela é a única do mercado a usar um controle de estabilidade inteligente de terceira geração desenvolvido pela Mercedes, é a única do mercado a usar freios a disco nas quatro rodas em todas as versões, a única do mercado que utiliza plásticos anti-chama, a única do mercado a ter uma moderna (e copiada) suspensão multilink em todas as versões, enquanto outras só usam em versão de meio milhão, a única do mercado com um radar de aproximação contra colisão que alcança até 3 carros à frente, etc... E o mais importante, tudo funciona.
    É curioso ver a dificuldade que alguns têm para entender isso... realmente o nível de interpretação do que se lê hoje chega a ser deprimente, e só posso dizer que eu "sinto" muito

  • #10084
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    3,562
    Agradecimentos: 84
    Neste teste em que ela foi premiada em 2022, o Edu inclusive abordou os detalhes dele.
    Se os críticos fossem mais inteligentes e pesquisassem mais, e soubessem interpretar o que estão lendo, aproveitariam melhor o seu tempo percebendo que a "queridinha deles" também já ganhou esse prêmio. Pois é... eu até ajudo a achar isso...
    Trata-se de um crash test, e os resultados da Frontier foram muito elogiados na época chegando a surpreender os avaliadores.
    Ao contrário dos outros, não estamos aqui tentando colocar qual é mais ou menos segura, isso é patético já que basicamente todas as picapes hoje são mais seguras que na época em que os testes foram feitos. Uma criança de 10 anos sabe disso.
    Não temos esse mimimi de qual é melhor nesse aspecto, pois crash tests hoje mostram que todas são seguras e aprovadas nos testes de colisão.
    O que deveria ser preocupação é o fato dos sistemas de segurança falharem, isso é imperdoável, coisa que não acontece na Frontier que usa um sistema ainda hoje mais evoluído do mercado.

  • #10085
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    3,562
    Agradecimentos: 84
    Citação Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    No sábado passado eu fui com a minha esposa escolher um fogão para a minha sobrinha que vai se casar, e estava ouvindo a conversa de uma senhora escolhendo um refrigerador. Ouvi o vendedor dizer que as melhores marcas do mercado hoje eram Electrolux e Brastemp, mas a mulher estava bem indecisa. Num dado momento vem aquela pergunta... "qual vende mais?", que seria o fator decisivo de sua escolha.
    É impressionante como as pessoas deixam as outras escolherem por elas. Se as previsões do Edumar se concretizarem, e vão porque ele nunca erra, e a Frontier tiver redução de vendas, vão ver falar que ela deixou de ser a melhor de sua categoria para ser a pior...
    Como o consumidor é manipulável facilmente, é fácil sugestioná-lo. Esse mercado de caminhonetes é um forte exemplo disso.
    Chega a ser tão engraçado, que até há pouco tempo a "queridinha da vez" era perfeita, e agora descem o pau nela. Todo mundo agora aponta mil defeitos dela (que a Frontier não tem) para justificar a troca de modelo, mas, vejam só a contradição... é a mais vendida. E aí?
    Difícil interpretar isso?
    Os caras dão um tiro no próprio pé e ainda riem disso. Comemoram a própria desgraça
    O Edu está montando uma compilação de coisas engraçadas da internet e vai publicar no site dele. Gente, o texto está muito cômico

  • #10086
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    3,562
    Agradecimentos: 84
    Citação Postado originalmente por Nicolas_cwb Ver Post
    Acho ela especialmente linda nessa cor!
    Essa cor é muito top

  • #10087
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    3,562
    Agradecimentos: 84
    Citação Postado originalmente por Nicolas_cwb Ver Post
    Confesso que para mim isso seria quase irrelevante, ando muito de boa, inclusive acho que a Nissan mandou muito bem no motor que colocou na diesel, equilibrio de potencia e consumo perfeitos nmho. Iria de gasolina só pela questão do biodiesel mesmo.

    Viajei a trabalho para a Cidade do México algumas vezes nos ultimos anos, é outro mundo em relação a carros, infinitas vezes mais variedade. Ainda não tinha frontier então não reparei especificamente na Nissan, mas muita caminhonete e carro grande.
    Peguei uma folga na sexta-feira passada, e aproveitei para viajar novamente com a família. Meu caro, ela anda muito bem.
    E uma coisa que todo mundo comenta e eu realmente sinto isso, algumas vezes você vê alguém querendo dar uma largada mais rápida, mas não se sustenta. O cara começa a pegar subidas ou curvas e vai ficando para trás. O torque da Frontier é muito grande e em baixa rotações, pode colocar peso, encher de gente, pegar subidas, ela não sente.
    Pra mim tem motor sobrando, e outra vantagem, fiz 13,2 km/l em média nessa viagem, mas normalmente tenho feito mais.
    Outra coisa boa é a confiança, você vai tranquilo. O que tem de motor já trocado lá fora de lançamento é cosia preocupante, e parece que aqui já começou também.

  • #10088
    Usuário Avatar de Nicolas_cwb
    Entrada
    02/02/2024
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    220
    Agradecimentos: 12
    Bom dia pessoal!

    Passei este fim de semana aqui no litoral do Paraná, em um airbnb. Me enrolei na sexta e acabei saindo somente a noite. Chegando na região, estradas mal sinalizadas e sem iluminação, algumas intersecções confusas, chegada no local no total breu. Foi um sofrimento essa iluminação halógena da Attack. É o único ponto que as vezes me faz arrepender de não ter pego uma XE ou PRO-4X com faróis de LED.

    Ainda no fim de semana comprei uma OSRAM Night Breaker Laser, chegando eu já instalo e dou meu feedback aqui sobre o processo de instalação e resultado prático.

  • #10089
    Usuário Avatar de Nicolas_cwb
    Entrada
    02/02/2024
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    220
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Peguei uma folga na sexta-feira passada, e aproveitei para viajar novamente com a família. Meu caro, ela anda muito bem.
    E uma coisa que todo mundo comenta e eu realmente sinto isso, algumas vezes você vê alguém querendo dar uma largada mais rápida, mas não se sustenta. O cara começa a pegar subidas ou curvas e vai ficando para trás. O torque da Frontier é muito grande e em baixa rotações, pode colocar peso, encher de gente, pegar subidas, ela não sente.
    Pra mim tem motor sobrando, e outra vantagem, fiz 13,2 km/l em média nessa viagem, mas normalmente tenho feito mais.
    Outra coisa boa é a confiança, você vai tranquilo. O que tem de motor já trocado lá fora de lançamento é cosia preocupante, e parece que aqui já começou também.
    Ahhh sim. Fiz 13.7 km/l entre ida e volta nesta viagem de fim de semana, na saída de Curitiba fiquei mais de uma hora em congestionamentos e andando bastante por lá em rotas mais urbanas. Uma tranquilidade na subida da serra, tanto pela força do motor como pela estabilidade, muita curva fechada. As partes com asfalto mal cuidado passa como nada. Fora o conforto desses bancos. Considerando tudo, é uma tranquilidade gigante pegar estrada com ela.

    Me falta só chegar em uma solução para iluminação a noite, espero que as novas lampadas sejam suficientes, caso contrario penso até na possibilidade de trocar os faróis pela versão LED das XE/Platinum/PRO-4X.
    4X4 Brasil

  • #10090
    Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,846
    Agradecimentos: 125
    Eu sei que tem gente que pode ficar melindrada (uma minoria que nem importa), afinal a verdade para alguns tem que ser ignorada em nome do fanatismo, mas eu estaria sendo negligente em não apontar um problema e deixar de apresentar uma solução que vale não só para os donos de Frontier, mas para todo dono de carro com controle de tração e estabilidade.

    Recentemente, eu meu site, um leitor enviou um comentário que achei bastante preocupante, e só confirma como muitos detalhes de novos modelos hoje apontam para a redução de custos sem preocupação com qualidade, como correias de borracha banhadas à óleo em comando de motor, estribos de plásticos, reaproveitamento de partes de projetos antigos, excesso de componentes chineses de baixa qualidade, etc.
    As consequências disso refletem, logicamente, na durabilidade e também, principalmente, na confiabilidade. Quando o resultado é só um som ruim, isso nem é tão importante para alguns, mas quando envolve segurança, isso muda de figura.
    Enquanto fica-se discutindo comparativo e nota de testes feitos há anos, muito bem abordado e explicado aqui pelo amigo Bigsd (duas vezes) demonstrando que a coisa é mais uma questão de incomodar do que uma informação real de fato, muitos detalhes vão passando às cegas pelos fanboys e haters de plantão.
    Porque às cegas? porque quando você aponta um problema de fato, convenientemente algumas pessoas o ignoram, criando outro contrário sem qualquer verdade.

    Eu tinha que compartilhar isso com vocês. Acho importante.

    Há alguns dias um leitor publicou o seguinte comentário em meu site:

    "Levei a minha (editado por mim mesmo...) para verificar o controle de frenagem automático que demonstrou não estar funcionando. Começou atuando de modo falho algumas vezes e depois parou de atuar totalmente.
    Para a minha surpresa o mecânico da concessionária me disse que o controle de estabilidade também não estava funcionando e me disse que isso tem sido uma falha recorrente e intermitente do modelo. Impressionante pagar 350 mil numa caminhonete acreditando que está adquirindo um veículo mais seguro e ter que passar por essa decepção.
    Não tem nem prazo para a solução dos problemas, vão ainda verificar com a fábrica. Depois conto o final dessa novela."

    Para evitar que falem bobagens por aí (e até para a minha segurança), eu sempre peço que as críticas que envolvam problemas sejam acompanhadas de prova do ocorrido, seja uma cópia de documento, uma publicação em sites como o Reclameaqui que verificam a identidade do autor (e o fabricante confirma o fato ao responder à reclamação), etc.
    Por isso eu aguardei algum tempo antes de liberar este comentário até a sua comprovação, como tenho feito com todos, tamanha a quantidade de besteiras que publicam. Apesar de alguns comentários infelizes, eu jamais publico algo que não seja verdade, até porque não me escondo atrás de um nick, tenho um site registrado e identificado e isso exige responsabilidade.

    Este caso me chamou a atenção, não pelo tipo de problema em si, que parece ser recorrente do modelo (e grave pois envolve segurança), mas pelo fato dele poder ocorrer a qualquer tempo e não sinalizar a falha. Na maioria dos veículos (ou todos até onde eu sei), uma falha num sistema de ABS, de ESC ou outro componente de segurança é sinalizado no painel. Muito estranho isso não ocorrer com esse modelo que apresenta falhas até no sistema de frenagem autônoma, defeito já relatado até aqui no fórum onde "ajustaram a sensibilidade". Incrível um sistema de segurança ser "ajustado" depois que o veículo foi vendido e mediante reclamação do dono. Esse é o pouco caso de alguns fabricantes.
    No caso da Frontier, se ocorrer qualquer mal funcionamento de algum item de segurança, ou o mesmo for desativado sozinho, como neste caso, uma luz de alerta se acende indicando a falha. E tem que ser assim, você não pode descobrir que um sistema de segurança apresenta falhas quando precisa dele. Isso pode parecer um absurdo, mas é o que vem ocorrendo em alguns casos como muitos relatos apontam.

    Desta forma, eu fiquei imaginando um teste que pudesse identificar que o sistema de tração e controle de estabilidade estivessem desativados por falha. Eu digo "por falha" porque quando desligado pelo condutor ele é normalmente sinalizado no painel.
    Fiz um vídeo mostrando um procedimento simples, mesmo que rudimentar e não 100% perfeito, que pode ajudar a ter uma ideia do funcionamento do sistema. Neste caso o leitor fez o teste e serviu para ele confirmar a falha.
    Transcrevo o procedimento que coloquei na descrição do vídeo:

    Com a discussão de que alguns modelos recém lançados apresentam falhas de sistemas de segurança, inclusive casos de modelo com controle de estabilidade e tração não funcional de fábrica, estamos mostrando um procedimento simples para testar se o seu controle de estabilidade e tração estão operantes.
    Este teste foi feito com uma Nissan Frontier, mas serve para outros modelos que possuem sinalização de atuação do sistema em tempo real no painel.
    Para que não seja preciso realizar um teste de risco, como fazer uma curva forçada e vir a perder o controle do veículo ao descobrir que o sistema não está operante, ou criar uma condição de risco aos demais veículos, segue esta orientação simples:
    1. Escolha um trecho de piso em local seguro, sem riscos a pedestres ou outros veículos.
    2. Identifique um trecho que seja escorregadio. Pode ser um local com folhas, pedriscos, terra solta, pouca lama ou outro que oferece pouca aderência para as rodas. Se for escolher um local com pedras, tome cuidado para que não existam pedaços que possam cortar ou causar outro dano aos pneus.
    3. Não ligue o sistema de tração 4X4, e confirme que o controle de estabilidade está ligado.
    4. Agora você pode acelerar fundo o carro para sair rapidamente, ou até mesmo segurar um pouco no freio para sair já com rotação alta, dependendo da facilidade de escorregamento do piso.
    5. Nesta arrancada, que deve ser feita com segurança, observe o sinalizador de atuação do controle de estabilidade e tração no painel do carro, e veja se ele confirma a atuação do sistema.
    No caso da Nissan Frontier, como mostrado no vídeo, ele pisca em laranja próximo ao centro do conta-giros, apagando depois que o controle foi conseguido.
    Não é um teste definitivo, mas consegue pelo menos mostrar que se o sistema está ativo.

    Segue o vídeo para melhor ilustrar o procedimento, que vale para qualquer outro modelo que não seja a Frontier usada para a apresentação.

    Clube da Nissan Frontier
    Atuais: Frontier Platinum 2025 e SE 2024
    Antes: Platinum 2024, Platinum 2023, XE 2019, SL 2016, Attack 2015, SL 2015 e S 2015


  • #10091
    Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,846
    Agradecimentos: 125
    Citação Postado originalmente por Nicolas_cwb Ver Post
    Ahhh sim. Fiz 13.7 km/l entre ida e volta nesta viagem de fim de semana, na saída de Curitiba fiquei mais de uma hora em congestionamentos e andando bastante por lá em rotas mais urbanas. Uma tranquilidade na subida da serra, tanto pela força do motor como pela estabilidade, muita curva fechada. As partes com asfalto mal cuidado passa como nada. Fora o conforto desses bancos. Considerando tudo, é uma tranquilidade gigante pegar estrada com ela.

    Me falta só chegar em uma solução para iluminação a noite, espero que as novas lampadas sejam suficientes, caso contrario penso até na possibilidade de trocar os faróis pela versão LED das XE/Platinum/PRO-4X.
    Bacana o seu relato
    Ela é muito econômica mesmo.

    Teve vários colegas que substituíram as lâmpadas não só em Frontier, e relatam que fica melhor. Depois nos conte como ficou.
    Clube da Nissan Frontier
    Atuais: Frontier Platinum 2025 e SE 2024
    Antes: Platinum 2024, Platinum 2023, XE 2019, SL 2016, Attack 2015, SL 2015 e S 2015


  • #10092
    Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,846
    Agradecimentos: 125
    Citação Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Neste teste em que ela foi premiada em 2022, o Edu inclusive abordou os detalhes dele.
    Se os críticos fossem mais inteligentes e pesquisassem mais, e soubessem interpretar o que estão lendo, aproveitariam melhor o seu tempo percebendo que a "queridinha deles" também já ganhou esse prêmio. Pois é... eu até ajudo a achar isso...

    Os caras vão tão eufóricos para desmerecer um teste, que nem repara que o seu modelo "idolatrado" ganhou o mesmo título da Frontier em outro teste, e recebeu a mesma nota no primeiro na época.
    Certamente a Frontier te dá mais segurança, isso é fato, ela tem recursos mais tecnológicos que vão desde a suspensão até freios e controles autônomos, mas, no geral, as outras não são tão perigosas, tirando o modelo que tem "aquela fama".
    Mas, a questão é tentar achar algo contra a Frontier, e aí cometem essa gafes cada vez piores. Mais uma vez: Ignore.
    Vamos acrescentar conteúdo útil, não perder tempo com bobagens.
    Clube da Nissan Frontier
    Atuais: Frontier Platinum 2025 e SE 2024
    Antes: Platinum 2024, Platinum 2023, XE 2019, SL 2016, Attack 2015, SL 2015 e S 2015


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Novo Vitara 4° Geracao 2017
      Por wagner4wd no fórum Suzuki
      Respostas: 303
      Última resposta: 05/08/2025, 16:49
    2. Respostas: 0
      Última resposta: 23/03/2020, 12:32
    3. Respostas: 1
      Última resposta: 09/01/2009, 12:49

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade