x
Convex Datacenter
  • #7369
    Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,846
    Agradecimentos: 125



    Citação Postado originalmente por Samuel Dias Ver Post
    O Edumar vai aparecer novamente quando?
    Eu queria debater algumas coisas com ele. Acho geniais as sacadas dele em relação ao mercado e queria trocar algumas ideias e entender melhor algumas coisas que ele disse. Ele tem uma boa bagagem de conhecimento sobre esses assuntos.
    Samuel, agradeço as suas considerações, mas te peço desculpas porque estou correndo um pouco estes dias.
    Eu vi que você também me fez algumas perguntas no grupo, mas não deu mesmo para responder. Mas até respondendo outras aqui, vou fazer um resumo rápido.

    Sim, o mercado ainda não assentou. Vai haver uma troca de cadeiras em relação aos números de vendas. A Ranger vai continuar oscilando, deve ainda disputar lado a lado com a S10 em função desta estar vindo logo com um novo modelo. Com a imagem da Ford ainda deteriorada por aqui, e por conta de seus muitos erros e poucos acertos, eu aposto numa ascensão da S10 em futuro bem próximo. A Hilux não tem conversa, é a queridinha do mercado, e vai continuar se mantendo na atual posição. Frontier, L200 e Amarok vão continuar com o seus públicos bem específicos, e só uma mudança cultural e de consciência para a Frontier vender mais, mas como disse o amigo Ciro, esqueça! O Brasil vai de mau a pior em todos os aspectos, isso é fato.
    Recebi dois vídeos esta semana que mostra bem a vergonha que estamos vivendo.

    Ainda temos os novos lançamentos que estão na boca do forno, tanto de marcas tradicionais como das marcas chinesas para quem quiser tentar a sorte. Isso vai mexer com o mercado.
    A Frontier é um bom produto. Tem gente comemorando tecnologias de lançamentos que já estão incorporados na Frontier com muito mais eficiência e técnica há mais tempo, e também com qualidade (japa e alemã), porque o lixo chinês que estão colocando nos carros hoje justifica tantas reclamações sobre o mau funcionamento destes recursos. Mas, é o consumidor sempre iludido.
    Se a Frontier usa um biturbo, criticam. Mas quando essa tecnologia chega nos modelos preferidos pelos haters de Nissan, aí aplaudem. Pior que nem chega aqui, oferecem só lá fora, porque aqui qualquer coisa serve, até motor antigo, remexido e que continua dando problemas.
    Se a Frontier usa uma suspensão multilink, criticam. Mas aplaudem quando um modelo inacessível da marca de quase meio milhão usa essa tecnologia, aí saem falando que é a "melhor picape do mundo". Novamente, é outra tecnologia já adotada em modelos mais básicos das marcas lá fora, mas aqui... esqueça!
    Se a Frontier usa um controle de estabilidade inteligente de terceira geração, acham isso irrelevante. Mas... bem... as outras nem usam ainda.
    Se a Frontier tem o mais completo pacote de assistente de segurança autônomo do mercado, e isso é fato e vou provar, e que funciona de fato e não é desligado depois porque falha constantemente, isso é "sorte".

    Se for reunir todas as qualidades da Frontier, veremos que ela tem o melhor pacote geral. Ela é mais tecnológica (quem diz o contrário está muito mal informado e vou provar isso), é sabidamente mais segura já provado em recentes prêmios que ganhou, é mais confortável seja pela suspensão mais moderna (não é um remendo de um projeto de séculos atrás) ou até pelos bancos reconhecidamente mais tecnológicos e confortáveis da categoria, é muito confiável, resistente e durável como agora podemos ver com unidades chegando nos 300.000 ou 400.000km com motor, câmbio, turbinas, suspensão em perfeitas condições (nem panes elétricas tão comuns na categoria ela apresenta - Zero defeitos elétricos), é a menos desvalorizada do mercado (também não sou eu quem diz), tem o menor custo de manutenção, de revisões, de seguro, maior garantia do mercado, menos índice de roubos, não capota fácil, etc... mas não consegue se colocar no mercado por conta simplesmente do atraso do consumidor, não dela.

    Todo mundo tem o direito de gostar do que quer e de comprar o que quer, cada um sabe das suas prioridades, para muitos a ilusória desvalorização de um modelo justifica colocar em risco por tantos anos a vida de seus ocupantes (e a fábrica somente agora começa a se preocupar com isso depois de tantos apelidos que recebeu).
    Posso julgar escolhas? Sim eu posso, tenho conhecimento e consciência para isso e acredito que isso ainda não foi censurado no Brasil. Mas, não posso obrigar ninguém a fazer suas escolhas. O máximo que faço é alertar (mesmo sendo sempre criticado e chamado de "louco"), mas cada um faz o que quer com o seu dinheiro. Não posso obrigar ninguém a fazer o que eu acredito ser certo, nem tenho esse direito. Nem quero parecer arrogante dizendo o que pra mim é certo ou errado, mas tão somente quero mostrar a realidade diante dos nossos olhos.
    O que vai fazer a Frontier ou qualquer outro modelo que mereceria mais atenção do mercado crescer em vendas é a evolução do próprio consumidor, e aí sobra para nós apenas compartilhar o que vivemos e sabemos. Fora isso, boa sorte para todos.

    Isso não é uma crítica, não é um desabafo, não é "paixão" como agora dizem, mas fatos. Vivi isso tudo por muito tempo, e mesmo quem não viveu, se parar para pensar um pouco, vai entender a razão disso, e se não entender, aí sim será "paixão".
    Não vejo a Frontier evoluir no ranking de vendas tão cedo, acredito que ainda vai ficar se movendo na casa das 600 unidades/mês, com picos daqui, vales dali... porque o consumo não é exato, ele varia.

    Porque eu disse que o futuro não é elétrico? Pelo mesmo motivo que o presidente da Toyota também afirma isso. Pergunte pra ele o porquê. Basta olhar em volta e perceber o que está acontecendo. E espere mais alguns anos quando estes modelos elétricos começarem a virar sucatas como já acontece na própria China e esse povo ficar sem empregos.
    "Mas a Toyota tem investido muito no carro elétrico". Claro que tem, é o que o mercado quer hoje. Porque ela não investe em veículos mais modernos no Brasil? Porque é o que o mercado não quer . Aqui pode Hilux ultrapassada, Corolla Cross com suspensão inferior, etc. Ela entrega o que o mercado pede naquele momento e naquele lugar (business is business). Mas, eu respeito a Toyota. É uma grande montadora e de muito respeito, e sabe das coisas, apesar de mais um escândalo (se tornaram constantes) que estourou agora, desta vez de enganação nas especificações de potência de seus modelos a diesel (eu já tinha dito que desconfiava disso), mas, tirando esse lado obscuro da marca, ela sabe o que faz e o que diz.
    Não é só a Toyota, muita gente está apostando que, mesmo daqui há muitas décadas, os modelos elétricos não serão a maioria, talvez nem passem de 30% do mercado.
    Então não "viajei na maionese" quando eu disse isso, porque tem gente mais qualificada do que eu afirmando isso também.
    Pode haver um pico de vendas de picapes chinesas elétricas no Brasil, mas será por um intervalo bastante curto. Mas pode fazer um estrago quase irreparável no mercado (com mais desemprego e quebras na economia inclusive), e o consumidor decidirá isso, mais uma vez, lamentavelmente.

    Acho que foi isso que perguntaram, se esqueci de algo, podem me lembrar.

  • #7370
    Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,846
    Agradecimentos: 125
    Interessante mesmo é o tapete emborrachado resistente para a caçamba, coisa que eu já usava há muitos anos em algumas picapes que tive. Muita gente não precisa de protetor de caçamba, então porque pagar por isso?
    Eu vejo alguns destes testes de "youtubers especialistas em automobilismo" e tem sempre o cara que diz "pelo preço deveria ter protetor de caçamba"... "deveria vir com capota"... e eu acho isso patético. Como ele sabe quanto custa a caminhonete para definir que ela deve ter isso ou aquilo pelo preço? "Ahhh.... mas a outra tem"...., sim, e não tem o que realmente importa e faz diferença. O fabricante deve investir naquilo que realmente interessa, e não no que ele acha que deveria ter pelo preço. Frontier tem motor biturbo, suspensão multilink, bancos zero gravidade, saídas de ar condicionado atrás, etc... desde a versão mais básica, mas não oferece protetor de caçamba para todas as versões. Não é todo mundo que precisa e não é necessário.
    Esse tapete eu sempre achei muito interessante, que deveria ser mesmo uma opção de fábrica, e que pode atender a necessidade de muita gente. Aqui nas caminhonetes da empresa nunca usamos capota marítima, e eu por exemplo preferia que viesse com algo mais útil no seu lugar, até para conforto. Tá certo... tem quem quer... mas que seja um acessório então.
    Achei boa a ideia do tapete

  • #7371
    Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,846
    Agradecimentos: 125
    Citação Postado originalmente por Samuel Dias Ver Post
    Eu lembro que quando ela saiu, por falta de conhecimento e de atualização até de alguns profissionais, alguns diziam que essa suspensão não era multilink, mas hoje até os críticos concordam que erraram. Até aqui alguns "haters" repetiam essa bobagem (para variar é o que mais fazem).
    Mas, anos depois, mesmo tendo entendido o conceito, muitos ainda não compreendem a sua função, e acha que toda suspensão é igual... vai mais um tempo ainda...

  • #7372
    Usuário
    Entrada
    14/04/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,085
    Agradecimentos: 172
    kkkkkk......

    Boa tarde, meu queridos amigos!!

    Muito engraçado o estilo de escrita do Eduardo. Eu gosto assim... kkk...
    Ele aborda de forma firme o tema, justifica com precisão para não deixar dúvidas, e ele mesmo cria as próprias contestações do que ele escreve... kkkk.....
    Isso é uma técnica para não deixar muito espaço para discussão, já antecipando algumas indagações ou mesmo argumentos contrários.
    Muitos palestrantes usam essa técnica, é bastante eficiente e dá mais objetividade ao tema completando-o de tal forma que diminui aquelas perguntinhas chatinhas... kkk....

    Bem, nem preciso dizer que concordo com tudo o que o Eduardo disse, em gênero, número, grau, cor, cheiro, temperatura... kkkk.....
    É um retrato bem fiel à realidade, por mais que eu tenha a certeza de que muita gente vai se incomodar.
    Esta questão dos recursos de assistência autônoma, eu já tinha conversado com o Edu uma vez, e realmente a Frontier tem o sistema mais completo. Ele prometeu aqui mostrar isso, mas até há pouco tempo, eu lembro que ele disse que o sistema de câmera 360° da Frontier era inteligente, então a imagem era processada em seu conteúdo e movimento, junto com os sensores de presença, ao contrário, por exemplo, da Hilux, que não conseguia realizar algumas funções por não ter um processamento de imagem.

    Eu percebo nas minhas Frontier coisas bem interessantes mesmo, como detectar uma diminuição de velocidade repentina de um carro que está na frente do carro que segue na minha frente. A maioria dos assistentes autônomos identifica o perigo somente do carro da frente.
    Não é só uma questão de percepção pessoal, por exemplo algo que eu acho. Isso está no manual do proprietário da Frontier, que ela pode identificar as reações de dois carros à frente. O que não está lá é que às vezes ela consegue identificar até 3 carros, como já aconteceu comigo. Como ela faz isso? Não sei.... kkkkkkk.....
    Porque normalmente os radares rebatem o sinal enviado no veículo da frente, mas como ela consegue perceber mais dos carros adiante, pra mim é um mistério. Vou pesquisar melhor isso.
    As câmeras também são curiosas, elas não só identificam objetos em pontos cegos (na verdade os sensores), mas percebem movimentos sutis. O balançar de um galho de arbusto emite um aviso de atenção. Isso não é sensor, é câmera.
    Dizem que o alerta de faixa dela é bem mais preciso, e a justificativa seria de que o processamento não ocorre somente na câmera frontal, mas também naquelas localizadas no espelho. É muito interessante. Coisas da Bosch alemã.

    Veja como o pessoal que reclama que a Frontier não tem ACC por conta de custo está mais uma vez errado.
    Ela tem um radar super eficiente, de longo alcance que é capaz de ter uma "visão" mais ampla que os modelos convencionais. Isso é necessidade básica para o ACC. Ela tem o controle automático de velocidade (ou "piloto automático" como alguns preferem), que prova que ela tem um atuador eletrônico de velocidade. Ela tem até um limitador programável de velocidade.
    Ou seja, ela tem mais recursos para ter um ACC até mais eficiente do que as demais concorrentes que tem um sistema de detecção menos avançado. Praticamente ele está pronto, e a Nissan informa que ele está só desabilitado, já que tem colegas que habilitaram o sistema (doidos que querem usar o que não devem).
    E tem doido que diz que isso é perigoso, porque se o veículo da frente reduzir a velocidade ela vai bater atrás se o motorista estiver distraído. Errado! O pessoal fala o que não sabe. Ela nunca vai colidir com o veículo da frente porque o sistema de frenagem autônomo vai atuar, e o sistema de controle de velocidade será desabilitado. Ou seja, será decisão do motorista decidir pela aceleração, não do carro.
    A Nissan colocou freios a disco nas quatro rodas, encarecendo a Frontier porque? Já se perguntou isso? Esse troço custa muito mais caro.
    Aí o pessoal (mais ignorante do assunto) ri quando o fabricante toma decisões que acredita serem as mais apropriadas ao envolverem a segurança. Mas, para os haters, qualquer coisa é motivo para falar, não interessa a razão... kkkk.....

    É a mesma questão da direção hidráulica... Hilux, L200, Alaskan, Frontier, Amarok, Jeep Gladiator, as peso pesadas RAM 2500 e RAM 3500, além de muitas outras caminhonetes menos "shopping" usam o sistema hidráulico, claro que Toyota, Renault, Nissan, Jeep, RAM, Mitsubishi, Volkswagen, etc... são muito incompetentes para colocar direção elétrica em picapes... kkk....
    Porque as pessoas não se informam antes de falarem? Direção elétrica custa uma fração do sistema hidráulico, mas essas montadores preferem gastar mais. Seriam loucas? kkkk..... Porque a aviação pesada ainda prefere o sistema hidráulico, ou mesmo usa alguns sistemas elétricos mas sempre auxiliados hidraulicamente, como nos freios dos aviões.
    Carro de passeio sim, sem dúvidas elétrica. Mas, caminhonetes e carros esportivos ou superesportivos eu sou bem mais a hidráulica.

    A filosofia de projeto de cada fabricante para cada veículo deveria ser melhor compreendida e não criticada.

    Mais uma vez, parabéns meu querido Edu pelo texto muito informativo e assertivo. Você dá um show de reflexão e informação em cima destes jornalistas picaretas que tem por aí.

    Nossa!! Igualei o Edu em texto longo.... kkkk... mas é assim, quem tem conteúdo, escreve, quem não tem, despeja logo o seu ódio e as suas ironias em poucas linhas...kkkk.....
    E como se costuma dizer: "O ódio é um veneno que se toma na esperança que o outro morra."
    Seja mais feliz. Vá pescar, ou tocar um piano... kkkk.....

  • #7373
    Usuário
    Entrada
    14/04/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,085
    Agradecimentos: 172
    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Aqui nas caminhonetes da empresa nunca usamos capota marítima
    Aqui na empresa não coloco nada. Caçamba é para usar, não ficar com frescura. Para passeio, realmente o tapete resolve de forma bastante eficiente. Curioso, não? O pessoal se preocupa em não causar "risquinhos" na caçamba, mas faz revisões porcas com peças de segunda qualidade. Vai entender.

  • #7374
    Usuário
    Entrada
    14/04/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,085
    Agradecimentos: 172
    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Eu lembro que quando ela saiu, por falta de conhecimento e de atualização até de alguns profissionais, alguns diziam que essa suspensão não era multilink, mas hoje até os críticos concordam que erraram. Até aqui alguns "haters" repetiam essa bobagem (para variar é o que mais fazem).
    Mas, anos depois, mesmo tendo entendido o conceito, muitos ainda não compreendem a sua função, e acha que toda suspensão é igual... vai mais um tempo ainda...
    kkkk...... eu também me recordo disso.
    Aliás, o tempo sempre foi o senhor da verdade. O que teve de previsão de desgraças com a Frontier e a Nissan... e no final nada aconteceu com elas, mas com outras. Parece castigo... kkkk....
    Até jornalismo conceituado com articulista engenheiro errou feio nessa questão do multilink. Acho que eu fui um dos primeiros a combater essa desinformação, até porque eu lia muito sobre mecânica automobilística.
    Aliás, meu nobre amigo, você também abordou esse tema de forma bastante incisiva num de seus artigos. Recordo que você levantou até as patentes e irritou muito um certo engenheiro cheio de auto papo furado... kkkk.... que ainda deu um prêmio pelo que achou ser uma "mentira" da Nissan.... kkkk.... esse jornalismo porco é uma vergonha, não? Em qualquer área, inclusive.
    Edu, eu já vi referências deste seu artigo até em sites técnicos, acredita?

  • #7375
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    3,559
    Agradecimentos: 84
    Grandes participações no fórum hoje
    Edu e Cirão faz uma dupla forte de opiniões. Me fazem lembrar dos bons tempos dos comentaristas da Jovem Pan antes do "cala boca"
    E eu não vou discordar de nenhum dos dois, tudo bem fundamentado

    Estou elaborando um resumo das minhas primeiras, segundas, terceiras, etc.. impressões da nova máquina. Agora consigo ter uma visão muito mais clara de algumas mudanças e melhor entendimento com algumas explicações do Edu. Em breve publico aqui. E estou devendo o vídeo da subida, não esqueci como uns e outros que ainda não mediram a variação da altura da Frontier em função do peso. Acho que eu vou ter que fazer isso também

  • #7376
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    3,559
    Agradecimentos: 84
    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Se for reunir todas as qualidades da Frontier, veremos que ela tem o melhor pacote geral. Ela é mais tecnológica (quem diz o contrário está muito mal informado e vou provar isso)
    Sei que vai
    Não vejo a hora que sai a novidade. Vai cair como uma bomba no mercado.

  • #7377
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    3,559
    Agradecimentos: 84
    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Mas, eu respeito a Toyota. É uma grande montadora e de muito respeito, e sabe das coisas, apesar de mais um escândalo (se tornaram constantes) que estourou agora, desta vez de enganação nas especificações de potência de seus modelos a diesel (eu já tinha dito que desconfiava disso)
    E tinha mesmo, em 9 de setembro de 2022. Você comentou:

    "Vimos muitos testes de aceleração nas buscas da internet, com muitas variações nos resultados, mas nos chamou a atenção os baixos tempos que a Frontier levou para sair da inércia e atingir os 100 km/h (um teste muito comum para medir o desempenho de um conjunto mecânico) com o seu motor biturbo 2.3 sendo mais rápida que caminhonetes 2.8 ou 3.2 com 200 ou 204 cv de potência, como é o caso da Ranger, L200 e até da Hilux, que mesmo informando maior potência, na prática, a impressão que tenho é outra.
    O segredo está na tecnologia biturbo da Nissan."

    Se for confirmada a fraude por aqui também, está aí uma razão para a sua impressão, que não foi só impressão

    Pararam a entrega da sua picape no mundo todo, menos no Brasil, pra variar claro
    Aqui na república das bananas pode tudo que tá tudo certo
    Mas essa nova fraude pegou muito mal mesmo, estamos conhecendo outra face da marca que não imaginávamos existir.

    Com isso a Nissan vai ganhando mais respeito do mercado, pelo menos lá fora. Seu desempenho nos EUA por exemplo é muito interessante. Enquanto aqui ela vai galgando os degraus aos poucos, lá ela ocupou o 5º lugar em vendas geral em 2023.



    É bem aquilo que o Cirão sempre comentou, que apesar de manterem as suas marcas americanas em evidência até por sobrevivência própria, dos seus empregos e da sua economia (lá a consciência é bem diferente de alguns outros lugares ), eles não escondem a preferência pelas marcas japonesas.
    Tirando as suas marcas locais, GM e Ford, as 3 primeiras colocadas são japonesas.
    O Cirão comentou isso recentemente e disse o quanto a Nissan é presente nas ruas.

  • #7378
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    3,559
    Agradecimentos: 84
    Citação Postado originalmente por Ciro Alencar Ver Post
    quem tem conteúdo, escreve, quem não tem, despeja logo o seu ódio e as suas ironias em poucas linhas...kkkk.....
    E como se costuma dizer: "O ódio é um veneno que se toma na esperança que o outro morra."
    Seja mais feliz. Vá pescar, ou tocar um piano... kkkk.....
    Isso me faz lembrar do "menino maluquinho" que invadia os vídeos do youtube para falar exclusivamente mal da Frontier e da Nissan. Porque esse pessoal tem tanta raiva? bem, na verdade sabemos porque .
    Fico imaginando quanto ódio, quanto tempo perdido, quanto desgaste, a quantidade monstro de comentários que ele teve apagados, para depois acabar sem moral ou respeito, ver as suas mentiras serem desconstruídas, e a Frontier apenas crescer em respeito e elogios. Acabou ignorado. Tanta vida jogada fora que nunca mais vai recuperar.
    Muito desperdício de vida, e o pior é que sabemos quem é, o que é ainda mais humilhante
    Devia ter ido pescar, menos tocar piano porque ele nem deve saber o que é isso . Lá onde ele vive nem tem essas coisas

    E é como foi dito, o tempo vai mostrando a verdade. A Frontier é tão robusta e forte que sobrevive até aos ataques irados dos haters e sem ligar a tração

  • #7379
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    3,559
    Agradecimentos: 84
    Citação Postado originalmente por Ciro Alencar Ver Post
    Aqui na empresa não coloco nada. Caçamba é para usar, não ficar com frescura. Para passeio, realmente o tapete resolve de forma bastante eficiente. Curioso, não? O pessoal se preocupa em não causar "risquinhos" na caçamba, mas faz revisões porcas com peças de segunda qualidade. Vai entender.
    Como você é relaxado...
    Mas na hora de vender coloca a proteção de caçamba para esconder o riscos, não é?
    "carro de família... nunca carregou nada"

  • #7380
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    3,559
    Agradecimentos: 84
    Citação Postado originalmente por Ciro Alencar Ver Post
    kkkk...... eu também me recordo disso.
    Aliás, o tempo sempre foi o senhor da verdade. O que teve de previsão de desgraças com a Frontier e a Nissan... e no final nada aconteceu com elas, mas com outras. Parece castigo... kkkk....
    Até jornalismo conceituado com articulista engenheiro errou feio nessa questão do multilink. Acho que eu fui um dos primeiros a combater essa desinformação, até porque eu lia muito sobre mecânica automobilística.
    Aliás, meu nobre amigo, você também abordou esse tema de forma bastante incisiva num de seus artigos. Recordo que você levantou até as patentes e irritou muito um certo engenheiro cheio de auto papo furado... kkkk.... que ainda deu um prêmio pelo que achou ser uma "mentira" da Nissan.... kkkk.... esse jornalismo porco é uma vergonha, não? Em qualquer área, inclusive.
    Edu, eu já vi referências deste seu artigo até em sites técnicos, acredita?
    Dica: voltem no tempo e façam uma leitura do começo desse tópico. Na época foi irritante, mas hoje é até engraçado. Ficou divertido com o tempo Formaram o verdadeiro "gabinete do ódio". Esse sim tinha que ser investigado

    Curioso como depois ninguém mais comentou nada, nem das previsões furadas e nem de notícias ruins que chegam como essa de ontem. No máximo comentam no whatsapp. Aqui é só comemoração de emplacamentos
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 9 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 9 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Novo Vitara 4° Geracao 2017
      Por wagner4wd no fórum Suzuki
      Respostas: 303
      Última resposta: 05/08/2025, 16:49
    2. Respostas: 0
      Última resposta: 23/03/2020, 12:32
    3. Respostas: 1
      Última resposta: 09/01/2009, 12:49

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade