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Convex Datacenter
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  • #37
    Usuário Avatar de Ricardão4x4
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    Interessante, Diesel. Vi duas mecânicas e ambas com turbinas exatamente iguais a essa BorgWarn, creio que inclusive funcionando via depressão. A tua sendo Garret, foi trocada ou a fábrica forneceu também Garret? É via depressão o acionamento do alívio? Será que Garret é melhor que essa Borg?

    Outra coisa interessante é que nessa eletrônica não há nenhum sensor eletrônico na turbina, nada mesmo. Nem o pessoal da prado modificou a posição da válvula, que de fato funciona direto por vácuo, mas mecanicamente. Então não sei como a ECU aumentou a pressão. Acho que com o aumento da injeção, a geração de gases auentou e a válvula é limitada no alívio, sendo dessa forma o aumento de pessão, mas isso é um baita achismo.

    Conforme o nível do vácuo, a válvula faz com que os gases desviem a turbina para o escapamento. O que aconteceu foi que o mecânico que reparou a turbina subiu uns 7 fios de rosca a levando para posição original, segundo ele que comparou com uma zero, fazendo com que a válvula alivie mais rapidamente a turbina. Como resultado, além do alívio propriamente dito, um ruído agudo surgiu e fica bem audivel sempre que acelero para retomadas ou manutenção da velocidade. Acho que o dono anterior reclamou do ruído e a concessionária tirou o que pode do alívio, não sendo isso um problema para a configuração original, mas problema sim para uma chipada.

    Amanhã vou trocar outras idéias sobre adaptação de uma turbina para as eletrônicas e, se tiver novidades, volto a comentar.

    Abraços e obrigado pelas informações, Diesel.

    Ainda, Andre La Puente, manda uma MP (mensagem privada) que te respondo sem problemas sobre o bugão 01, se souber.

  • #38
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    Boa noite, pessoal.

    Depois de chipar a Negona, tive algumas surpesas desagradáveis com quebras de turbina.
    A original quebrou, foi retificada e quebrou logo em seguida.
    Retificada novamente voltou com ruído da válvula de alívio (o retificador deixou a válvulla de alívio na posição original, onde o alívio atua mais rapidamente. Acho que a concessionária regulou no mínimo do alívio provavelmente porque o dono anterior reclamou do ruído, mas como não estava chipada, não foi um problema)
    Três especialistas mencionaram problemas com um lote da Borg Warn K14 (a das eletrônicas, que é diferente das mecânicas. Há adaptação fácil para as mecânicas, não para as eletrônicas. Tentaram adaptar numa oficina e a injeção ficou completamente instável).

    Aí troquei por uma turbina nova pois o "assovio" era muito alto e triste, essa também quebrou.

    Depois de tanto problema, segui uma sugestão simples do Maurício da RashMotoren e pedi ao pessoal da Felipe Diesel em Curitiba que, além de retificar essa turbina, instalasse um manômetro para saber a quantas andava a pressão da turbina. Foi visto que, mesmo com ajuste da válvula de alívio na posição original, a turbina chegava fácil ao fim de escala, que eram 2 kgf/cm² (podia até ser mais!)

    Bem, dois aprendizados a compartilhar com os colegas que querem chipar a viatura:
    1) por algo entre R$ 100 e R$ 200,00 você instala um bom manômetro que não vai te causar ruído (tem macete para a instalação da mangueirinha até o manômetro - diâmetro e fixação dela. Bem feita como foi a instalalção na Felipe Diesel, não tive problema. O manômetro é um Lacombe Cronomac). O preço dessa instalaçao é muito baixo perto do preço de uma retífica e única maneira de medir a modificação da chipagem, além do desempenho via dinamômetro. Ele permite ver a pressão que a turbina passa a trabalhar.
    Original é pico de 1,4 e logo em seguida, em cruzeiro cai para 1,2 kgf/cm².
    A minha foi baixada dos 2 ou mais para o seguinte:
    # pico de 1,6 e cruzeiro de 1,5 kgf/cm², ficando com desempenho bastante bom e pouco inferior a antes

    2) o segundo aprendzado, com os 2 kgf/cm² (ou mais), o desempenho não estava significativamente maior que o atual. Com certeza a falta de alívio também restringia vazão dos gases do escape e o fusível eram má queima, fumaça e desempenho não compatível e com certeza alta geração de calor e a conseqüente fadiga do eixo da turbina.

    Concluíndo, antes de qualquer modificação, instale um manômetro, veja como funciona a original (1,4 pico, 1,2 em cruzeiro) e se informe de um limite seguro - a opinião geral é de que 1,6 de pico e 1,5 de trabalho são valores bem seguros para a turbina. Para o motor MWM mais seguro ainda pois é bem robusto.

    É isso aí, turma. Historinha longa mas espero que útil. Já rodei mais ded 500 km e a turbina parece saudável. Qualquer novidade contudo, posto aqui, esperando que seja positiva!!!!

    PS: sei que não é o fórum, mas aproveito para comentar que inaugurei a Negona na lama e fiquei muito bem impressionado. Achei que seria dura, pelo contrário, mais macia que o Trolão e a SW4 Japinha que tive. Também muito firme nas saídas laterais, rebolando bem menos que a Japa e pick ups. Câmbio e eixos muito fortes. Com PC original, lógico que voltou raspadão, futuro investimento. O que notei pouco pior que o Troller e igual a Japa foi a "caixa de ovos". Pela distância entre eixos e na situação de "caixa de ovos" ela perde a tração - parece que não há bloqueio para o diferencial dianteiro e nem o DANA 46 traseior, descontinudo... Valeu!!!

  • #39
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    Citação Postado originalmente por Ricardão4x4 Ver Post
    Boa noite, pessoal.

    Depois de chipar a Negona, tive algumas surpesas desagradáveis com quebras de turbina.
    A original quebrou, foi retificada e quebrou logo em seguida.
    Retificada novamente voltou com ruído da válvula de alívio (o retificador deixou a válvulla de alívio na posição original, onde o alívio atua mais rapidamente. Acho que a concessionária regulou no mínimo do alívio provavelmente porque o dono anterior reclamou do ruído, mas como não estava chipada, não foi um problema)
    Três especialistas mencionaram problemas com um lote da Borg Warn K14 (a das eletrônicas, que é diferente das mecânicas. Há adaptação fácil para as mecânicas, não para as eletrônicas. Tentaram adaptar numa oficina e a injeção ficou completamente instável).

    Aí troquei por uma turbina nova pois o "assovio" era muito alto e triste, essa também quebrou.

    Depois de tanto problema, segui uma sugestão simples do Maurício da RashMotoren e pedi ao pessoal da Felipe Diesel em Curitiba que, além de retificar essa turbina, instalasse um manômetro para saber a quantas andava a pressão da turbina. Foi visto que, mesmo com ajuste da válvula de alívio na posição original, a turbina chegava fácil ao fim de escala, que eram 2 kgf/cm² (podia até ser mais!)

    Bem, dois aprendizados a compartilhar com os colegas que querem chipar a viatura:
    1) por algo entre R$ 100 e R$ 200,00 você instala um bom manômetro que não vai te causar ruído (tem macete para a instalação da mangueirinha até o manômetro - diâmetro e fixação dela. Bem feita como foi a instalalção na Felipe Diesel, não tive problema. O manômetro é um Lacombe Cronomac). O preço dessa instalaçao é muito baixo perto do preço de uma retífica e única maneira de medir a modificação da chipagem, além do desempenho via dinamômetro. Ele permite ver a pressão que a turbina passa a trabalhar.
    Original é pico de 1,4 e logo em seguida, em cruzeiro cai para 1,2 kgf/cm².
    A minha foi baixada dos 2 ou mais para o seguinte:
    # pico de 1,6 e cruzeiro de 1,5 kgf/cm², ficando com desempenho bastante bom e pouco inferior a antes

    2) o segundo aprendzado, com os 2 kgf/cm² (ou mais), o desempenho não estava significativamente maior que o atual. Com certeza a falta de alívio também restringia vazão dos gases do escape e o fusível eram má queima, fumaça e desempenho não compatível e com certeza alta geração de calor e a conseqüente fadiga do eixo da turbina.

    Concluíndo, antes de qualquer modificação, instale um manômetro, veja como funciona a original (1,4 pico, 1,2 em cruzeiro) e se informe de um limite seguro - a opinião geral é de que 1,6 de pico e 1,5 de trabalho são valores bem seguros para a turbina. Para o motor MWM mais seguro ainda pois é bem robusto.

    É isso aí, turma. Historinha longa mas espero que útil. Já rodei mais ded 500 km e a turbina parece saudável. Qualquer novidade contudo, posto aqui, esperando que seja positiva!!!!

    PS: sei que não é o fórum, mas aproveito para comentar que inaugurei a Negona na lama e fiquei muito bem impressionado. Achei que seria dura, pelo contrário, mais macia que o Trolão e a SW4 Japinha que tive. Também muito firme nas saídas laterais, rebolando bem menos que a Japa e pick ups. Câmbio e eixos muito fortes. Com PC original, lógico que voltou raspadão, futuro investimento. O que notei pouco pior que o Troller e igual a Japa foi a "caixa de ovos". Pela distância entre eixos e na situação de "caixa de ovos" ela perde a tração - parece que não há bloqueio para o diferencial dianteiro e nem o DANA 46 traseior, descontinudo... Valeu!!!
    Excelente contribuição! Fica aí o alerta pra galera, um bom preparador é tudo! Boa Sorte! Com relação ao Parachoque coloque o de ferro que vai ficar bem forte, igual a minha XT.

  • #40
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    Amigos, tenho uma Frontier 2013/2014 SV ATACK e estou interessado na colocação de um chip por tracionar um reboque de cavalos. Onde eu faria isso DE FORMA CONFIÁVEL aqui no RJ? Desde já agradeço.

  • #41
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    Citação Postado originalmente por mane Ver Post
    Amigos, tenho uma Frontier 2013/2014 SV ATACK e estou interessado na colocação de um chip por tracionar um reboque de cavalos. Onde eu faria isso DE FORMA CONFIÁVEL aqui no RJ? Desde já agradeço.
    A maioria das empresas especializadas são de SP, no RJ tem a Fast Break mas não se chipam VTR movidas à diesel, dá uma ligada ok!
    4X4 Brasil

  • #42
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    Mane, o melhor programador é o Mauricio da Reiko em Sampa.
    FRONTIER ATTACK 4 X 4 180 HP.

  • #43
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    Tem uns chips de potencia plug and play no mercadolivre e tal.... sera que esse protuto é bom?

    Chip Potencia Diesel - Hilux L200 Triton Frontier S10 Amarok - R$ 949,99 no MercadoLivre

  • #44
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    Esses chips vendidos no mercado livre só alteram a quantidade de diesel injetada para o motor. Ha uma melhora boa mas não se compara com a reprogramação via ECU.
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