Postado originalmente por
Paulo AV
Só esclarecendo, a idéia do post é para gerar discussão mesmo. Em hipótese alguma estou me colocando como dono da verdade ou criticando o seu ou o veículo de qualquer forista, tanto que procurei deixar claro que o que foi colocado foi em TEORIA, mesmo por que não possuo nem possui nenhum dos veículos citados.
Com relação ao consumo, este, na minha opinião, não tem muita relevância quando se fala em termos de 4x4 de uso offroad (talvez eu não tenha me expressado bem, mas estou falando com relação a TR4 4x2, ou TR2), embora, logicamente, quando menor melhor mas não dá para esperar um offroader economico. Agora, para um veículo de passeio com o porte e recursos da TR2, se corfirmar o mesmo consumo de uma TR4 (por exemplo os seus 6km/l), é beberrona sim.
É fato que muita gente compra 4x4 sem saber porque e às vezes sem necessidade, porém compram justamente pelo fato de ter esse algo a mais que o carro do vizinho não tem. Sem esse diferencial, acredito que a MIT está dando um tiro no pé. Para ser excelente negócio tem que se traduzir em vendas. Isso o tempo irá dizer.
Quanto a ver quem ganha na trilha, nem é bom ir por esse lado pois não leva a nada. Vai depender não só do veículo mas do que se chama de trilha e do braço do motorista (tem gente que atola 4x4 na grama e tem uns tiozinhos desse interiorzão que passam com seus fusquinhas em lugar que ninguém acredita). Tudo bem, 800% foi um tanto exagerado, mas convenhamos, a TR4 tem vocação mais urbana enquanto que as caractrísticas que fazem um veículo mais propício ao offroad se encontram muito mais evidentes num troller.
Mas, colocando de maneira o mais direta e simples possível: Supondo o cenário no qual vc tenha apenas essas opções, o que vc compraria?
*Ecosport 4x4 (R$65.000)
*Duster 4x4 (R$65.000) ou
*TR4 4x2 (R$65.000)?