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Tópico: Aumento IPI

  • #13
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    Citação Postado originalmente por patto Ver Post
    é mais ou menos por aí...

    Governo aumenta IPI dos carros importados e atinge marcas chinesas - 15/09/2011 - Da Redação

    o aumento do IPI não vai afetar a linha Pajero/L200 feito no Brasil, salvo Full, ASX e Outlander, que são importados.

    ou seja, qualquer montadora que tenha seus veículos com pelo menos 6 de 11 etapas no BR ou Mercosul E tenha 65% de nacionalização, estarão isentas deste aumento de IPI - o "e" está em maiúscula porque é necessário que haja o cumprimento destes dois requisitos...

    abs
    com relação aos carros produzidos no México e na Argentina, o Brasil mantêm acordos comerciais com estes países, por isso que o imposto e seu aumento não incidem...nem preciso mencionar que o acordo com a Argentina é o Mercosul, né...

    mas, vejam a notícia abaixo...acho que nenhum carro da MIT será afetado pelo aumento, já que pra linha PAJERO indistintamente, pelo visto, haverá este benefício de não aumento...pelo menos é o que dá para entender da tabela publicada na reportagem abaixo

    UOL Carros - O Mundo em Movimento

  • #14
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    É ridículo viver nesse País com essas medidas protecionistas provocadas pelo lobby das montadoras brasileiras. Se compararmos com os EUA antes desse aumento o preço dos carros já era ridículo...agora então virou piada...de mau gosto. E nós aqui sendo obrigados a andar nessas carroças (sim ainda são carroças desde 1990) e caras e peladas. Só podemos lamentar...

  • #15
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    Essa medida é um absurdo.

    Ao invez de abaixar os já abusivos impostos eles aumentam pra proteger as carroças fabricadas no brasil. Pais de terceiro mundo é uma merd@.

    Tomara que essas montadoras absorvam esse aumento e abaixem ainda mais os preços desses chinas só pra sacanear.

  • #16
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    nao sou tributarista, mas acho que tem alguma coisa de ilegal na referida lei, não pelo fato de tributar um fato gerador, mas de nao dar o prazo minimo para que os "pagadores" possam se planejar na nova tributação, pois aprendi na faculdade (pelo menos isso, rsrsrs) que um novo tributo só pode passar a vigorar, tendo um prazo mínimo, que é garantido na constituição federal, que salvo engano, é de 90 dias da data de sua publicação.
    ontem foi publicada uma matéria, que a federação (ou associação) das empresas importadoras de veículos auto-motores, ia entrar judicialmente pleiteando o prazo minimo para a cobrança do imposto sobre a importação.

  • #17
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    Citação Postado originalmente por Moipessoa Ver Post
    nao sou tributarista, mas acho que tem alguma coisa de ilegal na referida lei, não pelo fato de tributar um fato gerador, mas de nao dar o prazo minimo para que os "pagadores" possam se planejar na nova tributação, pois aprendi na faculdade (pelo menos isso, rsrsrs) que um novo tributo só pode passar a vigorar, tendo um prazo mínimo, que é garantido na constituição federal, que salvo engano, é de 90 dias da data de sua publicação.
    ontem foi publicada uma matéria, que a federação (ou associação) das empresas importadoras de veículos auto-motores, ia entrar judicialmente pleiteando o prazo minimo para a cobrança do imposto sobre a importação.
    O IPI é um dos impostos que constitucionalmente estão excluídos do princípio da anterioridade e da noventena.
    O que pode ser feito é questionar o efeito de confisco de tal aumento e a infração de leis de tributação internacionais (que estabelecem um teto máximo de tributação)...
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
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  • #18
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    Tenho duvidas se a linha Pajero nao vai ser de fato afetada com essa medida, veja o texto abaixo:

    ''Quem fabrica carros com no mínimo 65% de componentes nacionais (ou da Argentina ou do México) e investe em tecnologia no país continua pagando o IPI normal. O governo ainda exigirá que pelo menos seis de 11 componentes avaliados sejam nacionais, entre transmissão, embreagens, fabricação de motores, pintura e estampagem. As montadoras terão prazo de 60 dias para mostrar se preenchem os requisitos para se livrar do aumento do imposto"''

    Dentre esses 6 itens exigidos que sejam nacionais, como MOTOR e transmisssao me parece que a MITSUBISHI nao se enquadraria , uma vez que parece que em Catalao nenhum motor é fabricado.

    Alguem confirma essa informaçao?

  • #19

    noventena

    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    O IPI é um dos impostos que constitucionalmente estão excluídos do princípio da anterioridade e da noventena.
    O que pode ser feito é questionar o efeito de confisco de tal aumento e a infração de leis de tributação internacionais (que estabelecem um teto máximo de tributação)...
    O IPI submete-se à noventena e não à anterioridade (art. 150, par. 1º da Constituição Federal, redação com a Emenda 42/2003). Portanto, parece-me que o governo só poderá cobrar o tributo majorado 90 dias após a publicação do decreto. Se o governo não alterar o decreto, imagino que o questão será resolvida na justiça.

  • #20
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    ou seja, esse assunto ainda nao dar muito pano pra manga...

  • #21
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    Citação Postado originalmente por wilsonb Ver Post
    O IPI submete-se à noventena e não à anterioridade (art. 150, par. 1º da Constituição Federal, redação com a Emenda 42/2003). Portanto, parece-me que o governo só poderá cobrar o tributo majorado 90 dias após a publicação do decreto. Se o governo não alterar o decreto, imagino que o questão será resolvida na justiça.
    Você tem razão, eu havia me confundido com o I.I. por serem carros importados.
    Só pra dirimir as duvidas, eis o texto constitucional.

    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
    (...)
    III - cobrar tributos:
    (...)
    b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou; ANTERIORIDADE
    c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b; NOVENTENA

    § 1º A vedação do inciso III, b, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, IV e V; e 154, II; e a vedação do inciso III, c, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, III e V; e 154, II, nem à fixação da base de cálculo dos impostos previstos nos arts. 155, III, e 156, I.

    O art. 153, I, é exatamente sobre o sobre o Imposto de Importação. Mas o art. 153, IV, é sobre o IPI, deve, portanto, respeitar somente a noventena obrigatória.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #22
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    Salvo engano, quando há necessidade de intervenção no domínio econômico, a exclusão de ambos é possível, independentemente do imposto que está sendo aplicado. Ou seja, não vai adiantar chorar. A contestação é mais uma satisfação para os representados... Mas ferir a regra da OMC de bloqueio comercial pode sim surtir efeito, ainda que dependa de ação direta dos próprios países e demore. No final resta uma multa para o BRASIL pagar para os países envolvidos.
    TR4 Aut. 2011/2012

  • #23
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    Citação Postado originalmente por drbart Ver Post
    Tenho duvidas se a linha Pajero nao vai ser de fato afetada com essa medida, veja o texto abaixo:

    ''Quem fabrica carros com no mínimo 65% de componentes nacionais (ou da Argentina ou do México) e investe em tecnologia no país continua pagando o IPI normal. O governo ainda exigirá que pelo menos seis de 11 componentes avaliados sejam nacionais, entre transmissão, embreagens, fabricação de motores, pintura e estampagem. As montadoras terão prazo de 60 dias para mostrar se preenchem os requisitos para se livrar do aumento do imposto"''

    Dentre esses 6 itens exigidos que sejam nacionais, como MOTOR e transmisssao me parece que a MITSUBISHI nao se enquadraria , uma vez que parece que em Catalao nenhum motor é fabricado.

    Alguem confirma essa informaçao?
    Ontem fui na MIT e estava uma loucura... eu mesmo estava namorando uma TR4 há umas 3 semanas e foi o empurrão que eu precisava p/ fechar negócio com o que ainda tinha no estoque. Segundo informações da concessionária, todos os blocos dos motores da MIT são feitos no Japão. A TR4 é considerada nacional mas não se sabe se subirá a taxa de importação de alguns componentes, havendo algum reajuste. Como é peça, acredito que não.
    TR4 Aut. 2011/2012

  • #24
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    Aumento do IPI

    A ação do governo era pra deixa o país com orgulho se:
    * as fábricas "brasileira" respeitassem o consumidor brasileiro;
    * as tecnologias de fora já equipassem as carroças daqui;
    * os modelos mundiais fossem lançados aqui tb;
    * isso fosse estímulo para produzir no Brasil;
    * fosse gerar mais emprego e renda;
    * etc, etc, etc
    A indignação de todos nós é pq sabemos que nada disso vai acontecer e estamos passando por um retrocesso. Porque ao invés de aumentar o IPI dos importados não se baixou o do brasileiro? Já foi feito isso e foi visto que foi batido recorde de venda em plena uma crise mundial.
    Indignado!!!

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