Postado originalmente por
Walter L. L. Casitta
Vamos atualizar as impressões sobre o ScanGauge junto com a Triton...
Fiz a primeira viagem usando o ScanGauge plus. O aparelho é muito bom realmente, mas para que ele funcione corretamente na maioria dos veículos é preciso conhecer alguns códigos específicos do modelo/marca usados no protocolo de comunicação (CANSF no caso da Triton) e por enquanto eu não consegui descobrir nenhum da Triton. Eu gostaria por exemplo de monitorar a temperatura do câmbio. Ele faz muitas coisa legais como: medir a pressão do turbo, a aceleração, indicar a potência estimada do motor, armazenar informações das viagens, em fim, assim com o GPS é mais um "brinquedão" pra quem gosta de carros e de dirigir.
Na Triton o ScanGauge não consegue medir a posição do acelerador (TPS) e acredito que por esse motivo ele não consegue indicar corretamente o consumo de combustível em tempo real nem depois de calibrado. Ainda assim ele consegue com uns 5% de erro indicar o consumo médio, o custo total do combustível bem como a quantidade gasta e muito mais.
A parte do Scanner me decepcionou. Por acaso a minha Triton apresentou problemas e justamente nessa viagem a luz da injeção chegou a ascender. Acontece que os códigos que ele indicou simplesmente não existem e portanto estou achando que aquelo código PC024 que mencionei no outro post é mentiroso. Só serviu mesmo pra indicar que havia problema, e pra isso bastou a luz no painel da Triton. Felizmente, estava com o meu scanner oficial e pudi resolver o problema para completar a viagem com trnquilidade.