x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15

Problemas com o macaco da TR4

Nesse fim de ano fiz meu primeiro teste off road de verdade na minha TR4. O local foi em Mostardas-RS. Estava indo para o farol Cristovão Pereira e o carro atolou. As condições eram bem ruins, mas tentei mesmo assim. A roda dianteira esquerda e a traseira direita perderam a tração e não consegui desatolar o carro. Fui tentar levantar o carro usando o macaco para colocar pedras e galhos embaixo dos pneus e não conseguia, o mesmo começava a entortar e não levantava o veículo nem um centimetro sequer! Tudo bem que o terreno estava bem ruim, muita lama misturada com areia e água e o macaco começava a afundar, porém coloquei uma pedra sobre a base do macaco, mesmo assim não adiantou, o mesmo entortava. Só consegui desatolar o carro com a ajuda de um trator. Alguém já teve esse problema com o macaco? Ele é original do carro, que foi comprado em junho de 2009.

Hoje ao chegar em casa, fui testar o macaco na gararem. Aqui ele levantou sem entortar, porém como o carro está equipado com pneus BF AT, o macaco foi até o fim do curso e o pneu ficou cerca de um centimetro do chão, acho que para trocar o pneu, terei de colocar sempre algo embaixo do macaco para conseguir fazer a troca.

Mais uma dúvida: o que aconteceu com o carro, as rodas dianteira direita e traseira esquerda atoladas é o que chamam de X? Teria como sair dessa situação, caso o macaco funcionasse?

boa noite marcos, me diz 1 coisa vc chegou a usar o bloqueio de diferencial e reduzida??????

Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 2
    Olá Marcos,

Mais uma dúvida: o que aconteceu com o carro, as rodas dianteira direita e traseira esquerda atoladas é o que chamam de X? Teria como sair dessa situação, caso o macaco funcionasse?

Quando um veículo se encontra na situação descrita acima, vc só teria chance de sair se o mesmo fosse equipado com bloqueio integral (100%) ou parcial (Limited Slipery Differential), em pelo menos um dos eixos. Obviamente, se dotado de pneus com boa aderência.

A sua TR só possui bloqueio no diferencial central (posições 4HLc e 4LLc). Quando o "X" acontece só te resta reestabelecer a aderência em uma ou nas duas rodas que patinam (giram em falso). Isso pode ser feito calçando as rodas que patinam com pedras, galhos, tapetes do carro, prancha de desatolagem, etc.

Para minimizar a chance de atolamento em areia, uma precaução a ser tomada é baixar a pressão dos pneus, de forma a aumentar a área de contato. Usar uma marcha forte (segunda ou terceira reduzidas), mas sem acelerar em excesso, dependendo da situação, é aconselhavel.

Quanto ao uso do macaco, a situação enfrentada por vc é bastante comum. Nesses casos, o curso de elevação do macaco original é insuficiente. Vc pode optar por um macaco hidráulico (tipo garrafa) de dois estágios, mas lembrando-se de levar uma base larga (uma tábua de madeira) para servir de apoio. Há também macacos infláveis, tipo bolsa de ar que se enchem com o gás de escape do veículo, capazes de erguer até 3 toneladas (vide fotos).

Sds,

Octávio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Problemas com o macaco da TR4-exhaust-jack-arb.jpg  
    Problemas com o macaco da TR4 Imagens Anexas Problemas com o macaco da TR4-x-jack-exhaust-jack-2.jpg 

Citação Postado originalmente por sergio samurai Ver Post
    boa noite marcos, me diz 1 coisa vc chegou a usar o bloqueio de diferencial e reduzida??????
    Sim usei, mas como disse, uma roda dianteira e outra traseira perderam a tração, por isso o bloqueio não funcionou.

Citação Postado originalmente por osarmento Ver Post
    Olá Marcos,

Quanto ao uso do macaco, a situação enfrentada por vc é bastante comum. Nesses casos, o curso de elevação do macaco original é insuficiente. Vc pode optar por um macaco hidráulico (tipo garrafa) de dois estágios, mas lembrando-se de levar uma base larga (uma tábua de madeira) para servir de apoio. Há também macacos infláveis, tipo bolsa de ar que se enchem com o gás de escape do veículo, capazes de erguer até 3 toneladas (vide fotos).

Sds,

Octávio
    Interessante esse macaco inflável. Ele vende no Brasil?
    Quando comprei o carro, tinha visto um macaco (não sei se pode ser chamado assim), que também servia como talha. Não o nome certo. Mas desisti porque tinha um tópico que falava que ele poderia tombar, além do fato de ser muito grande e de ser difícil guardá-lo no carro, aí desisti. Sabe do que estou falando?

Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Marcos Paiva Ver Post
    Interessante esse macaco inflável. Ele vende no Brasil?
    Quando comprei o carro, tinha visto um macaco (não sei se pode ser chamado assim), que também servia como talha. Não o nome certo. Mas desisti porque tinha um tópico que falava que ele poderia tombar, além do fato de ser muito grande e de ser difícil guardá-lo no carro, aí desisti. Sabe do que estou falando?
    Olá Marcos,

Vc deve estar se referindo ao macaco Hi-Lift, que pode ser usado em algumas situações como "talha" ou "guincho".

No seu caso, o Hi-lift terá pouca serventia, pois o veículo deverá necessáriamente estar preparado com pontos específicos onde o macaco será posicionado (pára-choques metálicos, rocker-sliders (estribos reforçados).

O Hi-Lift é indicado para incursões mais radicais no off-road , do tipo expedições por áreas inóspitas e em terrenos muito acidentados, coisa do tipo Camel Trophy, Rain Forest Challenge, Rubicon, etc....

Se fosse uma ferramenta de resgate realmente insubstituível, todos aos carros e caminhões no Rally Dakar usariam, certo? E não é o caso. Nessa prova a maioria usa macacos hidráulicos de longo curso acoplados ao chassis, ou no caso dos caminhões, os tais macacos infláveis que citei anteriormente. (Vide fotos e confira vídeo [ame]http://www.youtube.com/watch?v=5AxYE7fFoIY&feature=player_embedded[/ame])

O representante brasileiro dos produtos australianos Ironman está comercializando o macaco inflável Maxi Jack no País. Confira esse link: http://www.mxv.com.br/detalhe_produt...0&id_modelo=39
    Há outras marcas também como o ARB Bushranger X-Jack e o Titan, na foto abaixo, ambos importados também.

Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Problemas com o macaco da TR4-dakar_colon_bonache18.jpg   Problemas com o macaco da TR4-valero_spirit_1.jpg   Problemas com o macaco da TR4-rocksamurai.jpg   Problemas com o macaco da TR4-pajero019.jpg  
    4X4 Brasil

Voltando ao assunto principal, que foi o problema com o macaco original e nunca usado do meu TR4 e que não conseguiu levantar o veículo e entortava quando tentava. Hoje fui a concessionária resolver outro problema e relatei o ocorrido e a pessoa que atendeu não sabia explicar se isso era normal. Fiquei com isso na cabeça e fui procurar na internet e achei relatos semelhantes aos meus. Essas pessoas enviaram mensagens a Mit que não respondeu as suas indagações. Resolvi fazer o mesmo e enviei uma mensagem a Mit pelo site da empresa. Vamos esperar se eles responderão a minha pergunta, que foi:
    O macaco só pode e deve ser usado no asfalto ou na garagem? E a sensação de insegurança ao saber que nunca poderei confiar no macaco num terreno off road, já que ele entorta! O engraçado disso tudo, e disse isso a eles, é que como o meu carro antigo, um Corsa Sedã, também atolei e usei o macaco original do veículo para conseguir desatolá-lo e porque um carro que se diz off road não vem equipado com um macaco que possa ser usado nessas situações!
    O que vocês acham disso? Já passaram por essa situação? Confiam no macaco que está no seu carro?

Depois de ter enviado uma mensagem a Mitsubish reclamando sobre o problema do macaco, isso no dia 25/01, hoje a Mit entrou em contato comigo por tel. Me informaram que o problema foi repassado aos engenheiros que testaram diversos macacos nas mesmas situações relatas por mim. Fizeram também testes em diferentes lotes, para saber se o problema não era específico a um determinado lote e não encontraram problema algum. Disseram-me que poderia levar o macaco na concessionária para verificação de algum problema e que a fábrica ficaria atenta ao resultado da análise feita pela concessionária. Me pediram ainda se eu teria alguma sugestão para a melhoria do produto, para que no futuro isso pudesse ser modificado pela fábrica. Minha resposta foi que achava o macaco fraco para o peso do carro. Também mostrei a atendente uma reclamação de um usuário num site de reclamações, de um modelo 2006, que relata o mesmo problema ocorrido comigo e que, no caso específico dele, a Mit não retornou as suas indagações.
    Achei muito legal o retorno da Mit. Leio aqui e em outros fóruns reclamações sobre o atendimento ruim da empresa. No meu caso, desde a compra na concessionária até hoje, sempre fui muito bem atendido. Sempre me ligaram perguntando sobre a minha satisfação com o produto, o atendimento na concessionária, etc e sempre elogiei o atendimento a mim dispensado.

Vou tentar repetir as condições de uso do macaco quando do ocorrido. Estou achando que o problema ocorre quando ele não fica exatamente alinhado e aí, ele não tem força para levantar o veículo e começa a entortar. Por isso perguntei na mensagem anterior se alguém já teve o mesmo problema relatado por mim e também por outro comprador do modelo 2006, porém ninguém respondeu. Seria importante saber se outros tiveram o mesmo problema para que isso fosse levado a Mit.

Usuário Avatar de lealrenato
    Entrada
    14/12/2006
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Agradecimento: 1
    marcos

esquece esse macaco que vem na TR4.

compre um macaco hidraulico, como o octavio citou acima.

raramente os macacos de todos os carros servem nos carros, pra serem usados nas condiçoes normais.

quem dira em condiçoes extremas.

esqueça e compre um hidraulico e seja feliz, ( tenho um na TR )
    RENATO LEAL & VICTOR LEAL-MEU FILHO E NAVEGADOR http://www.youtube.com/watch?v=vCauhiwTvOU
    L 200 TRITON

Citação Postado originalmente por lealrenato Ver Post
    marcos

esquece esse macaco que vem na TR4.

compre um macaco hidraulico, como o octavio citou acima.

raramente os macacos de todos os carros servem nos carros, pra serem usados nas condiçoes normais.

quem dira em condiçoes extremas.

esqueça e compre um hidraulico e seja feliz, ( tenho um na TR )
    O problema aqui Renato é tentar fazer com que os próximos veículos venham equipados com um macaco decente e os futuros compradores de primeira viagem, como eu, não entrem nessa furada. Não sei se isso é possível, mas não custa tentar.

Aproveitando, qual o modelo de macaco que você usa?

Entrei em contato com a empresa que vende o macaco inflável pedindo informações sobre o modelo, pois achei muito interessante, mas até o momento não me responderam.

A empresa que vende o macaco inflável me enviou o preço: R$ 1143,00 + frete. Um pouquinho caro!

Alguém que use um macaco hidráulico na TR4 pode me passar o modelo e o fabricante que no seu veículo?

Usuário Avatar de TheCarcass
    Entrada
    22/08/2008
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por sergio samurai Ver Post
    Sou novato com 4x4 e acabei de comprar uma TR4 06, como assim bloqueio? ela te bloqueio? como aciona? que eu sabia ela tem 2 tipos de 4x4 e mais a reduzida

valeu
    abss!!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem