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Hybrid View

  • #1

    Problemas com o macaco da TR4




    Nesse fim de ano fiz meu primeiro teste off road de verdade na minha TR4. O local foi em Mostardas-RS. Estava indo para o farol Cristovão Pereira e o carro atolou. As condições eram bem ruins, mas tentei mesmo assim. A roda dianteira esquerda e a traseira direita perderam a tração e não consegui desatolar o carro. Fui tentar levantar o carro usando o macaco para colocar pedras e galhos embaixo dos pneus e não conseguia, o mesmo começava a entortar e não levantava o veículo nem um centimetro sequer! Tudo bem que o terreno estava bem ruim, muita lama misturada com areia e água e o macaco começava a afundar, porém coloquei uma pedra sobre a base do macaco, mesmo assim não adiantou, o mesmo entortava. Só consegui desatolar o carro com a ajuda de um trator. Alguém já teve esse problema com o macaco? Ele é original do carro, que foi comprado em junho de 2009.

    Hoje ao chegar em casa, fui testar o macaco na gararem. Aqui ele levantou sem entortar, porém como o carro está equipado com pneus BF AT, o macaco foi até o fim do curso e o pneu ficou cerca de um centimetro do chão, acho que para trocar o pneu, terei de colocar sempre algo embaixo do macaco para conseguir fazer a troca.

    Mais uma dúvida: o que aconteceu com o carro, as rodas dianteira direita e traseira esquerda atoladas é o que chamam de X? Teria como sair dessa situação, caso o macaco funcionasse?

  • #2
    boa noite marcos, me diz 1 coisa vc chegou a usar o bloqueio de diferencial e reduzida??????

  • #3
    Citação Postado originalmente por sergio samurai Ver Post
    boa noite marcos, me diz 1 coisa vc chegou a usar o bloqueio de diferencial e reduzida??????
    Sim usei, mas como disse, uma roda dianteira e outra traseira perderam a tração, por isso o bloqueio não funcionou.

  • #4
    Usuário Avatar de TheCarcass
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    Citação Postado originalmente por sergio samurai Ver Post
    boa noite marcos, me diz 1 coisa vc chegou a usar o bloqueio de diferencial e reduzida??????
    Sou novato com 4x4 e acabei de comprar uma TR4 06, como assim bloqueio? ela te bloqueio? como aciona? que eu sabia ela tem 2 tipos de 4x4 e mais a reduzida

    valeu
    abss!!!

  • #5
    Citação Postado originalmente por TheCarcass Ver Post
    Sou novato com 4x4 e acabei de comprar uma TR4 06, como assim bloqueio? ela te bloqueio? como aciona? que eu sabia ela tem 2 tipos de 4x4 e mais a reduzida

    valeu
    abss!!!
    Também sou novato no mundo 4x4 e na TR4 também, por isso o que vou dizer abaixo acredito que seja igual na sua TR4 2006.

    As opções de acoplamento são:

    2H = tração 4x2;

    4H = Tração 4x4 (sem bloqueio de diferencial e reduzida);

    4HLC = Tração 4x4 com bloqueio de diferencial central. porém sem reduzida;

    4LLC = Tração 4x4 com bloqueio de diferencial central com reduzida.

    O que ocorreu comigo, foi que atolei com a TR4 mesmo usando o acoplamento 4LLC (com bloqueio de diferencial central com reduzida), pois as rodas dianteira esquerda e trazeira direita, perderam a tração, o que é conhecido como o famoso "X" e nessa situação só poderia ter saído se tivesse um bloqueio integral ou parcial, como foi dito acima pelo Osarmento

    Quando um veículo se encontra na situação descrita acima, vc só teria chance de sair se o mesmo fosse equipado com bloqueio integral (100%) ou parcial (Limited Slipery Differential), em pelo menos um dos eixos. Obviamente, se dotado de pneus com boa aderência.
    Tem um tópico que fala sobre isso:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=65978

  • #6
    Usuário Avatar de djalmab
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    Acho que para quem vai para areia direto o melhor mesmo são as pranchas de desatolagem...

  • #7
    Problema resolvido. O macaco foi trocado por um novo hoje.

    No dia 21/05/2010, levei o carro novamente para fazer o recall da válvulade controle do ar. Da primeira vez disseram que não precisava fazer a troca, então liguei para o SAC e pedi uma declaração por escrito que não havia necessidade da troca, me pediram que voltasse a concessionária, o que fiz e aproveitei para reclamar novamente do macaco. Foi aberto um novo processo e na hoara de fazer as fotos do macaco fui orientando o funcionário de forma que o empeno e os amassados ficassem bem aparentes. Acho que foi essa a razão de ter conseguido a troca. Da primeira vez, as fotos foram feitas de forma que os problemas não ficaram tão visíveis.

    Porém nem tudo são flores com a Mit. Aproveitadando que estava lá, pedi que verificassas as lanternas da ré que não estavam acendendo. Como eram as duas, achei que fosse o fusível ou o sensor. Não era, as duas lâmpadas estavam queimadas. Quando fui pagar a surpresa, R$ 40,00 as duas lâmpadas. Perguntei se ali estava embutido o valor da mão-de-obra, já que o mecânico olhou os fusíveis, testou os contatos, etc. Não, era o valor apenas das lâmpadas! Pior é que tinha as lâmpadas na caixa de ferramentas, porém como o mecânico já tinha trocado, paguei assim mesmo. Nunca mais, peço para darem uma olhada em nada.

  • #8
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    Olá Marcos,

    Mais uma dúvida: o que aconteceu com o carro, as rodas dianteira direita e traseira esquerda atoladas é o que chamam de X? Teria como sair dessa situação, caso o macaco funcionasse?

    Quando um veículo se encontra na situação descrita acima, vc só teria chance de sair se o mesmo fosse equipado com bloqueio integral (100%) ou parcial (Limited Slipery Differential), em pelo menos um dos eixos. Obviamente, se dotado de pneus com boa aderência.

    A sua TR só possui bloqueio no diferencial central (posições 4HLc e 4LLc). Quando o "X" acontece só te resta reestabelecer a aderência em uma ou nas duas rodas que patinam (giram em falso). Isso pode ser feito calçando as rodas que patinam com pedras, galhos, tapetes do carro, prancha de desatolagem, etc.

    Para minimizar a chance de atolamento em areia, uma precaução a ser tomada é baixar a pressão dos pneus, de forma a aumentar a área de contato. Usar uma marcha forte (segunda ou terceira reduzidas), mas sem acelerar em excesso, dependendo da situação, é aconselhavel.

    Quanto ao uso do macaco, a situação enfrentada por vc é bastante comum. Nesses casos, o curso de elevação do macaco original é insuficiente. Vc pode optar por um macaco hidráulico (tipo garrafa) de dois estágios, mas lembrando-se de levar uma base larga (uma tábua de madeira) para servir de apoio. Há também macacos infláveis, tipo bolsa de ar que se enchem com o gás de escape do veículo, capazes de erguer até 3 toneladas (vide fotos).

    Sds,

    Octávio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Problemas com o macaco da TR4-exhaust-jack-arb.jpg  
    Problemas com o macaco da TR4 Imagens Anexas Problemas com o macaco da TR4-x-jack-exhaust-jack-2.jpg 

  • #9
    Citação Postado originalmente por osarmento Ver Post
    Olá Marcos,

    Quanto ao uso do macaco, a situação enfrentada por vc é bastante comum. Nesses casos, o curso de elevação do macaco original é insuficiente. Vc pode optar por um macaco hidráulico (tipo garrafa) de dois estágios, mas lembrando-se de levar uma base larga (uma tábua de madeira) para servir de apoio. Há também macacos infláveis, tipo bolsa de ar que se enchem com o gás de escape do veículo, capazes de erguer até 3 toneladas (vide fotos).

    Sds,

    Octávio
    Interessante esse macaco inflável. Ele vende no Brasil?
    Quando comprei o carro, tinha visto um macaco (não sei se pode ser chamado assim), que também servia como talha. Não o nome certo. Mas desisti porque tinha um tópico que falava que ele poderia tombar, além do fato de ser muito grande e de ser difícil guardá-lo no carro, aí desisti. Sabe do que estou falando?

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Marcos Paiva Ver Post
    Interessante esse macaco inflável. Ele vende no Brasil?
    Quando comprei o carro, tinha visto um macaco (não sei se pode ser chamado assim), que também servia como talha. Não o nome certo. Mas desisti porque tinha um tópico que falava que ele poderia tombar, além do fato de ser muito grande e de ser difícil guardá-lo no carro, aí desisti. Sabe do que estou falando?
    Olá Marcos,

    Vc deve estar se referindo ao macaco Hi-Lift, que pode ser usado em algumas situações como "talha" ou "guincho".

    No seu caso, o Hi-lift terá pouca serventia, pois o veículo deverá necessáriamente estar preparado com pontos específicos onde o macaco será posicionado (pára-choques metálicos, rocker-sliders (estribos reforçados).

    O Hi-Lift é indicado para incursões mais radicais no off-road , do tipo expedições por áreas inóspitas e em terrenos muito acidentados, coisa do tipo Camel Trophy, Rain Forest Challenge, Rubicon, etc....

    Se fosse uma ferramenta de resgate realmente insubstituível, todos aos carros e caminhões no Rally Dakar usariam, certo? E não é o caso. Nessa prova a maioria usa macacos hidráulicos de longo curso acoplados ao chassis, ou no caso dos caminhões, os tais macacos infláveis que citei anteriormente. (Vide fotos e confira vídeo [ame]http://www.youtube.com/watch?v=5AxYE7fFoIY&feature=player_embedded[/ame])

    O representante brasileiro dos produtos australianos Ironman está comercializando o macaco inflável Maxi Jack no País. Confira esse link: http://www.mxv.com.br/detalhe_produt...0&id_modelo=39
    Há outras marcas também como o ARB Bushranger X-Jack e o Titan, na foto abaixo, ambos importados também.

    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Problemas com o macaco da TR4-dakar_colon_bonache18.jpg   Problemas com o macaco da TR4-valero_spirit_1.jpg   Problemas com o macaco da TR4-rocksamurai.jpg   Problemas com o macaco da TR4-pajero019.jpg  
    4X4 Brasil

  • #11
    Voltando ao assunto principal, que foi o problema com o macaco original e nunca usado do meu TR4 e que não conseguiu levantar o veículo e entortava quando tentava. Hoje fui a concessionária resolver outro problema e relatei o ocorrido e a pessoa que atendeu não sabia explicar se isso era normal. Fiquei com isso na cabeça e fui procurar na internet e achei relatos semelhantes aos meus. Essas pessoas enviaram mensagens a Mit que não respondeu as suas indagações. Resolvi fazer o mesmo e enviei uma mensagem a Mit pelo site da empresa. Vamos esperar se eles responderão a minha pergunta, que foi:
    O macaco só pode e deve ser usado no asfalto ou na garagem? E a sensação de insegurança ao saber que nunca poderei confiar no macaco num terreno off road, já que ele entorta! O engraçado disso tudo, e disse isso a eles, é que como o meu carro antigo, um Corsa Sedã, também atolei e usei o macaco original do veículo para conseguir desatolá-lo e porque um carro que se diz off road não vem equipado com um macaco que possa ser usado nessas situações!
    O que vocês acham disso? Já passaram por essa situação? Confiam no macaco que está no seu carro?


  • #12
    Depois de ter enviado uma mensagem a Mitsubish reclamando sobre o problema do macaco, isso no dia 25/01, hoje a Mit entrou em contato comigo por tel. Me informaram que o problema foi repassado aos engenheiros que testaram diversos macacos nas mesmas situações relatas por mim. Fizeram também testes em diferentes lotes, para saber se o problema não era específico a um determinado lote e não encontraram problema algum. Disseram-me que poderia levar o macaco na concessionária para verificação de algum problema e que a fábrica ficaria atenta ao resultado da análise feita pela concessionária. Me pediram ainda se eu teria alguma sugestão para a melhoria do produto, para que no futuro isso pudesse ser modificado pela fábrica. Minha resposta foi que achava o macaco fraco para o peso do carro. Também mostrei a atendente uma reclamação de um usuário num site de reclamações, de um modelo 2006, que relata o mesmo problema ocorrido comigo e que, no caso específico dele, a Mit não retornou as suas indagações.
    Achei muito legal o retorno da Mit. Leio aqui e em outros fóruns reclamações sobre o atendimento ruim da empresa. No meu caso, desde a compra na concessionária até hoje, sempre fui muito bem atendido. Sempre me ligaram perguntando sobre a minha satisfação com o produto, o atendimento na concessionária, etc e sempre elogiei o atendimento a mim dispensado.

    Vou tentar repetir as condições de uso do macaco quando do ocorrido. Estou achando que o problema ocorre quando ele não fica exatamente alinhado e aí, ele não tem força para levantar o veículo e começa a entortar. Por isso perguntei na mensagem anterior se alguém já teve o mesmo problema relatado por mim e também por outro comprador do modelo 2006, porém ninguém respondeu. Seria importante saber se outros tiveram o mesmo problema para que isso fosse levado a Mit.

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