Nesse fim de ano fiz meu primeiro teste off road de verdade na minha TR4. O local foi em Mostardas-RS. Estava indo para o farol Cristovão Pereira e o carro atolou. As condições eram bem ruins, mas tentei mesmo assim. A roda dianteira esquerda e a traseira direita perderam a tração e não consegui desatolar o carro. Fui tentar levantar o carro usando o macaco para colocar pedras e galhos embaixo dos pneus e não conseguia, o mesmo começava a entortar e não levantava o veículo nem um centimetro sequer! Tudo bem que o terreno estava bem ruim, muita lama misturada com areia e água e o macaco começava a afundar, porém coloquei uma pedra sobre a base do macaco, mesmo assim não adiantou, o mesmo entortava. Só consegui desatolar o carro com a ajuda de um trator. Alguém já teve esse problema com o macaco? Ele é original do carro, que foi comprado em junho de 2009.

Hoje ao chegar em casa, fui testar o macaco na gararem. Aqui ele levantou sem entortar, porém como o carro está equipado com pneus BF AT, o macaco foi até o fim do curso e o pneu ficou cerca de um centimetro do chão, acho que para trocar o pneu, terei de colocar sempre algo embaixo do macaco para conseguir fazer a troca.

Mais uma dúvida: o que aconteceu com o carro, as rodas dianteira direita e traseira esquerda atoladas é o que chamam de X? Teria como sair dessa situação, caso o macaco funcionasse?