
Postado originalmente por
Moipessoa
vou botar a cara a tapa...
existe um preconceito com relação a carro que usa GNV, principalmente que o carro fica chôcho, começa a aparecer problemas mecânicos, etc. mas quem critica o combustível esquece que quem passa a usar GNV e tem esse tipo de problema é porque não considerou o fato de andar mais o carro e consequentemente ter uma manutenção preventiva num menor espaço de tempo. obviamente, alguns modelos de veículos não se adaptaram a esse combustível, principalmente: qualquer modelo da peugeot, fiat marea / stilo, esse que me lembrei agora.
cada caso é um caso e deve ser analisado como tal, em suas particularidades.
exemplo1: o cara tem fazenda (já começa a ter desconto pra frotista e paga mais barato pra pegar diesel), vai rodar as fazendas (que são sua fonte de renda, empresa, etc) trafegando 5000 km / mes, precisa de carroceria, tração e autonomia pra nao ter que ficar parando a cada 200 km pra abastecer (isso quando posto com GNV), aí não tem outra alternativa, diesel, ou se não esquentar a cabeça de tirar 4 oncinhas da carteira a cada abastecimento, gasolina.
exemplo2: o cara vai rodar somente na cidade, com várias opções de abastecimento de GNV, muito raramente transporta carga, o carro é pra rodar dia a dia e passear, como o transito da cidade está cada vez mais "selvagem" e na época das chuvas, ele não quer ficar "alagado", pega uma CD e mete um GNV, para economizar o preço do combustível gasto. então, o GNV passa a ser uma opção atrativa $$$.
exemplo3: o cara tem uma pequena empresa em uma cidade, com várias opções de abastecimento de GNV, usa o carro exclusivamente para trabalho, e acha um absurdo que pra produzir (fazer a empresa ter uma margem de lucro maior) tem que gastar com gasolina a quase R$3,00 / litro, além dos impostos que ele já paga na sua empresa, isso se chama ser competitivo com a concorrencia, uma vez que poderá ter um menor "valor de frete" agregado ao preço do seu produto / serviço. outra opção que o GNV leva imensa vantagem sobre qualquer outro combustível. não a toa, pequenos frotistas que tem em suas empresas as fiorinos modelo furgão como carro de trabalho / entrega, usam esse combustível em seus veículos. além do desconto de incentivo fiscal (isenção ou desconto do IPVA quando o veículo usa o GNV).
cabe lembrar que o IPVA ainda é um imposto cuja sua aliquota é determinada pelo governo estadual, pelo menos até o projeto de lei que iguala a mesma aliquota para todo o páis e corre no congresso, seja aprovado.
hoje o que mais se vê nos grandes centros urbanos é o cara comprar uma CD pra ir pro shopping, como já fora citado aqui tb no fórum por diversas vezes, sendo inclusive motivo de gozação por alguns "trilheiros". então, esse perfil não é o cara que vai colocar o carro na lama, areia, atoleiro, ... em que ele vai precisar da força do motor, pra jogar a tração e tirar o carro da merda, o cara quer apenas um carro grande, pra sair com a família, até mesmo pra se sentir protegido num transito que está cada vez mais violento, e nas raras vezes que vai pegar uma estrada não esquenta de gastar um pouco mais de combustível, porque pra onde ele vai não tem seu GNV, que tanto alegra seu bolso.
alguns dias passados, vi alguém postando aqui no fórum que os maiores consumidores de super duty produzem a maior parte de suas pick up a gasosa, e referiam-se aos americanos. a diferença é que lá o preço da gasolina lá é um pouco diferente do preço praticado aqui na venda da gaso-capirinha brasuca (tem tudo quanto é elemento químico e um pouco de gasolina


) , além do principal: o "salário mínimo" lá é quase R$2.000,00, aí gastar 400 lts de gasosa, sem esforço, no mês é moleza. e veja quanto o governo gasta em guerra (sim, iraque foi invadido pq Sadan nao queria mandar "black gold" para eles, da mesma forma que a Siria, e toda muvuca do oriente médio) pra poder continuar abastecendo o mercado de combustível. mas... até lá, os carros com motores de pouca cubagem estão ganhando espaço, além de entrar o ethanol na gasosa.