Agricio, o sistema de tração da Ranger é igual o do Troller. Já deu uma passeada aqui para ver o que fazem com ele?
troller + agua - YouTube
O meu é um 2007, sistema original, praticamente todo fds faço trilha. O do meu colega de trilha parou de funcionar (troller 2004), dele desde original e com muita trilha na bagagem. Ele entrou embaixo do carro, e virou a tração manualmente, no meio da trilha, com apenas 2 chavinhas. Em casa, desmontou o motor (bem fácil), espirrou limpa-contatos nas escovas e tomadas e tudo normal de novo. Pra quem não é entendido, ou faz questão de engate mecânico, tem algumas boas opções no mercado.
O motor da t-case, que é elétrico, custa R$ 800 em média, e tem muita gente que ao invés de limpar o motor e tomadas, confia em diagnóstico de mecânico que fica condenando peça, seja por preguiça ou desconhecimento.
Com R$ 12.000 dá pra comprar 2x t-case novinhas da borgwarner. Com mais um pouquinho, você compra até um NGD 3.0 da MWM International.