Eu coloquei uma antena de PY na minha TR4, mas tive que fazer uma gambi. Fiz um suportezinho de metal da largura do suporte de antena da Aquário com o perfil de um colchete "[" com mais ou menos 6cms de altura. A parte de baixo eu furei e parafusei na calha que fica sobre a porta traseira, e na parte de cima eu prendi o suporte da antena. Com isso o suporte da antena ficou na altura do aerofólio da TR. E como a base da aquário te permite baixar a antena, deixo a minha abaixada (na horizontal) até pouco acima da antena do carro (elas ficam se cruzando). O problema é q com o movimento do carro as 2 antenas se encostam e fazem um tok-tok meio chato, vou ver se prendo a do PY com algum suportezinho de plástico, só pra não ficar batendo.
O Radio é um Yaesu 212RH antigão, mas coube no porta-treco de portinha "quebrável" (rs) da TR. Só que nesse caso, eu mesmo tive que tirar a portinha, cortar o fundo do porta-treco e parafusar o radio nele. Ficou como uma espécie de gaveta (lembra da época do toca-fitas de gaveta??). Só que pra tirar o rádio, tenho que tirar o porta-treco junto. (Só depois que eu descobri q a droga do porta-treco novo, na época, custava 180,00 na concessionária

Se quiser depois eu coloco fotos da gambi da base e do rádio no painel.
Na prática o VHF (PY) te dá uma faixa de frequência (autorizada ao radioamadorismo e que precisa de licença da Anatel) de 144000 a 148000MHZ, ou seja, numa viagem ou passeio com mais carros, vcs sintonizam na mesma faixa e seguem conversando (descobri a América nessa!). Para quem gosta ou pega estrada, vc pode ficar escaneando as frequencias até achar alguem pra bater papo.
Grosso modo, o PX como o colega disse usa frequencias mais baixas, e possui frequencias associadas a números fixos, os tais "canais", geralmente radios PX possuem um nro 'N" de canais. Vc não sintoniza na frequencia direto (ex: 148270 no PY) e sim o canal (ex: canal 5 no PX). Numa estrada por exemplo, o PX é interessante, normalmente os caminhoneiros sintonizam a faixa 5 e vão conversando e dando toques sobre o que está acontecendo na estrada.
Abs,