Postado originalmente por
edu_pc
Olá,
Eu coloquei uma antena de PY na minha TR4, mas tive que fazer uma gambi. Fiz um suportezinho de metal da largura do suporte de antena da Aquário com o perfil de um colchete "[" com mais ou menos 6cms de altura. A parte de baixo eu furei e parafusei na calha que fica sobre a porta traseira, e na parte de cima eu prendi o suporte da antena. Com isso o suporte da antena ficou na altura do aerofólio da TR. E como a base da aquário te permite baixar a antena, deixo a minha abaixada (na horizontal) até pouco acima da antena do carro (elas ficam se cruzando). O problema é q com o movimento do carro as 2 antenas se encostam e fazem um tok-tok meio chato, vou ver se prendo a do PY com algum suportezinho de plástico, só pra não ficar batendo.
O Radio é um Yaesu 212RH antigão, mas coube no porta-treco de portinha "quebrável" (rs) da TR. Só que nesse caso, eu mesmo tive que tirar a portinha, cortar o fundo do porta-treco e parafusar o radio nele. Ficou como uma espécie de gaveta (lembra da época do toca-fitas de gaveta??). Só que pra tirar o rádio, tenho que tirar o porta-treco junto. (Só depois que eu descobri q a droga do porta-treco novo, na época, custava 180,00 na concessionária :( )
Se quiser depois eu coloco fotos da gambi da base e do rádio no painel.
Na prática o VHF (PY) te dá uma faixa de frequência (autorizada ao radioamadorismo e que precisa de licença da Anatel) de 144000 a 148000MHZ, ou seja, numa viagem ou passeio com mais carros, vcs sintonizam na mesma faixa e seguem conversando (descobri a América nessa!). Para quem gosta ou pega estrada, vc pode ficar escaneando as frequencias até achar alguem pra bater papo.
Grosso modo, o PX como o colega disse usa frequencias mais baixas, e possui frequencias associadas a números fixos, os tais "canais", geralmente radios PX possuem um nro 'N" de canais. Vc não sintoniza na frequencia direto (ex: 148270 no PY) e sim o canal (ex: canal 5 no PX). Numa estrada por exemplo, o PX é interessante, normalmente os caminhoneiros sintonizam a faixa 5 e vão conversando e dando toques sobre o que está acontecendo na estrada.
Abs,