Por que não dá pra rebocar uma TR4 automatica :?:
Versão Imprimível
Por que não dá pra rebocar uma TR4 automatica :?:
é pessoal, então deixa... to vendo q é complicado então.
acho que vo trocar de carro. to pensando no troller. oq acham?
acho ele lindu! é a diesel! 4x4!
e para ficar ficar menos duro (andei pesquisando) colocaria rancho 9000 e mola progressiva. ficaria menos duro?
vo esperar as respostas de vcs. obrigada até agora
Os câmbios automáticos, de forma geral, não permitem a troca de marcha sem que o motor funcione, pois precisam da pressão do óleo p/ a movimentação dos pistões internos (no caso das CXs que conheço, e que não reflete necessáriamente a realidade da tecnologia da GM com polias de diâmetro variável, ou CXs mais modernas e eletronicamente controladas) sem a qual, se tornam inoperantes, e impossibilitando o uso da "técnica" do tranco, ou em casos extremos, o reboque por longas distâncias, sem prejuizo p/ o conjunto.
Lembro que no manual do meu Maveca, era desaconselhado o reboque do veículo com o eixo motriz em solo, p/ que não se causasse danos ao sistema, pois dependendo da situação em que o câmbio parou travado, sua movimentação de forma aleatória e contínua poderiam danificar o conjunto. Como não conheço a tecnologia usada nessas caixas + modernas(algumas são computadorizadas, outras semiautomáticas, etc...) perguntei-lhe se estava enganado. De qqr forma, no off, não gosto de nada que tire o controle da máquina das minhas mãos. Gosto de poder escolher a marcha que julgo ser melhor p/ cada situação, assim como gosto de saber que a simplicidade do sistema não me permite grandes surpresas. Caso você chame um guincho p/ um carro automático a primeira preocupação do profissional, será colocar o eixo de tração suspenso, coisa que não podemos fazer em trilhas. De forma semelhante, mas não igual, não devemos balancear rodas no eixo, no caso de transmissões automáticas, transm. integrais permanentes, etc...
Nada como a robustes e a "confiabilidade" de um sistema simples.
Não pensaria desse jeito se fosse o caso de um carro de luxo, mas p/ o OFF, simplicidade é fundamental.
Abraços...
Acho que pro seu uso não precisaria mexer em nada no Troller :DCitação:
Postado originalmente por MARIA
Mas depois de rodar com ele você avalia se precisa... com certeza será muito mais barato bota Rancho...
Faz um Test-Drive e nos conta o que achou do Troller...
Beijos!
Agora vou ter que falar.
Compra um Troller e seja feliz.
Ele é economico (de 8,5 a 10,5 KM/L na estrada) e tem tanque de 72L.
Perto de um TR4 ele aguenta tudo.
Só vai sentir a mala que é um pouco menor.
Dando trela pro off..
Geralmente as caixas automaticas sao acionadas por pressao hidraulica, as bandas e os discos que seguram as engrenagens para criar as relaçoes.. quando o motor para elas devem ficar soltas e a caixa vai pra ponto-morto.. pelo menos eu imagino que seja assim..
Mas no off-road nao tem problema... Afiinal a neutra da T-case serve pra que? 8)
Um tempao atras, qdo meus pais tinham um monza 88 auto, lembro que ele foi rebocado na corda sem problemas.. depois vejo no manual do vectra se tem alguma recomendacao do tipo.
[]'s acreditando no topico manual x auto
cóboy acredite , automatica no off-road é muito bom , pra rebocar , ja disseram , neutro na T-case, o cambio pode estar em park que não vai mexer nada :wink:
tem um bom exemplo de sucesso de cx auto e off-road , olha um dos carros da dupla que ganhou o trial de rio das flores ... Hulk
o Wrangler do Tannuri o "Hulk"é automatico
[]'s
Citação:
Postado originalmente por NeRo
vo fazer um test drive sim e depois conto. mas dizem q ele é mto duro. vc acha q ñ precisa então?
mola progressiva e rancho juntos, pode?
Penso que só o Rancho bastaria, sem mexer em molas... A vantagem do Rancho é que ele te permite regular seu grau de dureza, e pode fazer isso de dentro do carro, por controle remoto :D.Citação:
Postado originalmente por MARIA
Em trilhas, você deixa o amortecedor mais mole e em estradas, mais duro. Na cidade você encontra o meio termo. Há Ranchos com até 9 regulagens.
Lembre-se que quanto mais moles os amortecedores, mais a carroceria inclina nas curvas (rolagem).
Beijos
Valeu, gente, não havia pensado na T case, o que póde justificar a utilização desse mecanismo em OFF. Não o colocaria por questões pessoais (gosto), mas já o enchergo como uma possibilidade p/ os menos afortunados, já que passa a não ser tão importante conhecer as rotações corretas do seu motor, faixa de torque ideal para o tipo de serviço, etc... o que na verdade exige menos do condutor, por se tratar de um equipamento + sofisticado. "Tem suas vantagens".
Quanto a questão do Monza, ele provavelmente usa a CX que equipava alguns Diplomatas, o que o coloca fora dessa situação, por se tratar de um sistema bem diferente. (você não tem apenas três marchas, mas um número equivalente às variações de rotação do motor). É um sistema de polias e correia de metal, que alteram o torque transmitidos à roda, através da mudança dos seus diâmetros. Muito interessante e eficiente.
Esse sistema, pela sua simplicidade, é menos sujeito a danos e mantém o veículo sempre na rotação ideal de torque.
fala cowboy , acho que o monza não uzou mesmo cambio que o diplomata não , um é tração dianteira e o outro traseira ; e dessa eu num sabia , os diplomatas saiam com uma cx. de cambio que parece uma CVT , muito interessante isso , é a mesma do omega ??? achei que o primeiro CVT a equipar veiculos em linha fosse o Multitronic da Audi , que equipa os A4 novos , alguem sabe precisar isso ???Citação:
Postado originalmente por Cowboy
[]'s
Andei em um Troller T4 com racho 9000 e com molas progessivas atrás e calço de 2" (não entendi, mas falaram ser necessário).
Achei muito tranquilo mesmo.
Quando ao balanço garanto que você se acostuma, bastando ver o pneu e sua calibragem.