x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    10/12/2013
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 0

Triton HPE mecânica 2013

Comprei há uns 30 dias uma Triton HPE mecânica 2013 zero. Fui na concessionária para pegar uma GLS mas acabei pegando a HPE mecânica porque fizeram um preço bom. E a GLS também seria de certa forma um problema na minha garagem em função do maior comprimento.

Sou um usuário particularmente chato por dois motivos: 1- Trabalho há mais de 20 anos com manutenção de importados; 2- Porque sou chato...

Tenho uma Mazda B2500 1999 4x4 CD mecânica. É uma jóia de pickup. Carroceria longa, gostosa de dirigir, muito boa no fora de estrada. E o motor 3 válvulas por válvulas por cilindro vibra muito pouco e é bastante silencioso. Era originalmente aspirada (e muito lenta!) mas adaptei uma turbina de S10 2.8 que encaixou como uma luva. Trabalha com 1 kg e o desempenho da pickup ficou bem decente.

Mas a Mazda já vai para os 15 anos de uso e, portanto, não é um carro que dê para confiar para viagens mais longas e com a família. Até porque não tem air bag nem ABS. Vai ficar como uma boa pickup reserva.

Decidir pela Triton não foi tão fácil. Apesar do bom histórico de confiabilidade da Triton convenhamos que ela está bem ultrapassada em relação às concorrentes lançadas mais recentemente. Mas o histórico de problemas da S10 e da Amarok me deixaram entre a Ranger e a Triton. Decisão difícil.

Vamos ao longo relatório das primeiras impressões:

-Gostei do multimedia. Conectividade com bluetooth e iPod funciona muito bem. Boa qualidade de som. Bom GPS. A minha veio com aquela que tem um teclado separado na parte inferior. Só a antena é bem fraca. Já ouvi reclamação semelhante com relação á capacidade da antena.

-Ruídos das colunas B: apresenta os mesmos ruídos que todo mundo reclama desde sempre. É um absurdo a fábrica não ter resolvido na produção um problema que acontece há tempo tempo!!! É ruído tipo "clic - clic" que aparenta ser na região dos passadores do cinto de segurança. Ele é meio dependente de hora e temperatura mas quando aparece incomoda muito.
    Será que as concessionárias têm uma solução definitiva para este problema ou corro o risco de começar aquela via crúcis de levar o carro e voltar com o mesmo problema???

-Ruído estranho no motor!: apesar do motor funcionar perfeitamente e do desempenho do carro ser normal há uma ruído estranho no motor. Dirigindo com os vidros fechados não se percebe. Mas, especialmente em ambientes fechados como no caso da garagem, é nítido um ruído metálico como se houvesse uma chapinha solta na região do motor. Um clic-clic alto que é estranho e incomoda. Meio parecido com máquina de costura mas tem uma batida irregular. Levei em uma das duas concessionárias aqui de Curitiba só para uma avaliação "de ouvido" do chefe de oficina e ele comentou que se trata de ruído dos injetores, que seria "normal" e que tem a ver com a calibração atual da injeção em função das últimas restrições de fumaça, emissões, etc. Outro mecânico que trabalhou os últimas 20 anos em concessionária Mitsubishi comentou que tem a ver com "uma válvula do common rail" (???). Eu conheço bem este motor/injeção por ter vários clientes de Pajero Full e nunca ouvi este ruído nestes carros.

Alguém notou ruído com estas características nas Tritons mais novas??? É mais um problema que dá um pouco de medo de largar na mão da "garantia".

-Suspensão: apesar do marketing em torno do tal "SDS" me assustei um pouco com uma aparente moleza da suspensão ao passar por exemplo em ondulação maior no asfalto. Mesmo em velocidade moderada o movimento da suspensão para cima e para baixo parece meio exagerado a ponto de assustar um pouco. Fico pensando com seria este comportamento ao encontrar irregularidade deste tipo em curvas...

-Consumo: tenho percebido que, como eu, vários estavam sendo "enganados" pela informação de capacidade de tanque de 75 litros, quando na verdade é de 90 litros! Então eu estava super feliz porque na primeira tancada o ponteiro do marcador só chegou na metade com 490 km. Então pensei que a minha pickup havia nascido "especial" e que ia fazer uns 10 por litro na cidade!!! Ledo engano. Primeiro o marcador é super ladrão. Ele leva quase 100 km para sair do cheio e demora um monte para chegar na metade. Mas depois é um tiro para chegar na reserva!
    Conclusão: 82 litros para os primeiros 654 km. Oito por litro de média (8 km/l) para uso em uns 450 km no trânsito de Curitiba, 80 km de estrada e 120 km puxando uma carreta com barco, conjunto de uns 600kg.

Está longe de ser econômica. Minha Mazda velhinha, bomba mecânica e alguma fumaça faz uns 7 em condições semelhantes.

E a ilusão de que um câmbio mecânico é sempre mais econômico que o automático parece que esbarra no fato do natural uso um pouco mais "esportivo" que se faz do câmbio mecânico. Apesar de que eu sinceramente dirigi de maneira tranquila até agora. Sem exagerar muito no acelerador.

Então posso dizer que, se não estou descontente também não estou exatamente satisfeito com este brinquedo bem caro. Pergunto, por exemplo: quantos carros de mais de 100 mil não tem indicador de temperatura externa ou travamento automático das portas? Se é que existe algum. Também a ergonomia da embreagem / acionamento da alavanca de câmbio poderia ser bem melhor. Voltando a falar na B2500 1999, a embreagem é macia, curta e os engates do câmbio são muito melhores que na Triton.

Já reclamei demais por hoje.

Abraços

Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    A SAVANA atual também vem com Snorkel, além de vir com pneus MUD, prancha de desencalhe, etc. Não acho que esses acessórios sejam apenas a lá Adventure como os que existem nos Crossover por aí.
    Eu sei, mas o que quis dizer é que a Savana de hoje não é mais algo diferenciado como era uma Outdoor e principalmente uma L200 quadrada.
    É perfeitamente possível (e na minha opinião melhor) deixar uma HPE M/T superior a uma Savana, que é o caso do Marcelo, melhor que isso só uma A/T 2014 já com o novo cambio.

Sem contar que com 34k dá para brincar de equipar ainda mais a Triton 2012 dele.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

Usuário Avatar de Jera
    Entrada
    14/04/2006
    Local
    Brasilia/DF
    triton 2015

Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 6
    Thiago ,Jera e amigos , obrigado pelos conselhos e por isso vou ficar com minha picape que tanto gosto mais um tempo , pelo menos uns 90.000 km eu ainda rodo com ela se Deus quizer .

Ainda quero ir para Bonito e Natal nela com a graça de Deus !!!
    abração a todos
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

Usuário
    Entrada
    19/05/2013
    Local
    Sao Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Jera Ver Post
    triton 2015

bom como aqui a cabine é mais estendia e a caçamba reduzida, vai ficar linda de mais.

Usuário
    Entrada
    13/01/2013
    Local
    são paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Eu sei, mas o que quis dizer é que a Savana de hoje não é mais algo diferenciado como era uma Outdoor e principalmente uma L200 quadrada.
    É perfeitamente possível (e na minha opinião melhor) deixar uma HPE M/T superior a uma Savana, que é o caso do Marcelo, melhor que isso só uma A/T 2014 já com o novo cambio.

Sem contar que com 34k dá para brincar de equipar ainda mais a Triton 2012 dele.

Prezados,

A Mit foi leal em um sentido. Em termos mecânicos, uma vez escolhida a motorização e câmbio, as L200 são muito semelhantes em todos os modelos. O carro é o mesmo, de forma geral, mudando apenas os opcionais de conforto e conveniência, itens que pouco importarão numa situação de off-road. Assim, dentro deste conceito, a Savana vem com a motorização e câmbio comuns aos demais modelos. A Mit optou por configurar o modelo a partir de uma HPE. Sendo assim, os itens de conveniência da picape são comuns a este modelo, tais como rebatimento elétrico dos retrovisores, trava automática nas portas pela velocidade, sistema de abertura e travamento keyless, central de multimidia, dentre outros mimos. A diferença fica por conta do Snorkel, substituição do carpete por forração de borracha, pneus mud com roda de aço, duas caixas de plástico na caçamba, capas de neoprene nos bancos, cinta de reboque, bagageiro no teto (aliás é um rack de teto. Eu acho que a versão deveria vir com bagageiro de expedição), proteção de carter mais robsta e prancha para desencalhe (acho que não me esqueci de nada).
    Todavia, tem algumas coisas que eu não entendi. Se a Savana é uma HPE, por qual razão não vem equipada com os faróis da HPE?
    Enfim, conforme se vê, sob o ponte de vista mecânico, o carro é o mesmo de uma HPE mecânica.
    Sinto falta de alguns itens: alças nas colunas para acesso à caminhonete (até a TR$ tem estas alças), caixa de transferência "super select", base para guincho, suporte com a ligação elétrica para antena de rádio amador.
    Todavia, o principal item para uma picape que aspira aventuras mais ousadas, que era original e que foi suprimido sabe-se lá por qual razão, é o bloqueio de diferencial (não o LSD "consolo"). Este item realmente iria diferenciar a Savana.
    Sds.,

Fernando
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Washington JÚNIOR
    Entrada
    04/10/2012
    Local
    TERESINA/PI
    Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Salve tropa de elite, hoje tive uma proposta de pegar uma l200 triton savana 0km dando a minha + 34.000 na CCS daqui , minha picape está novinha 65.000 km sem um arranhão , só está feia de pneus que vão rodar mais uns 15.000 km .
    E aí o que vc acham ??? ta ruim ou tá bom ???
    Grato .
    Concordo com o Thiago. Seu carro é muito novo, não é racional trocá-lo agora, por um modelo que não parece ser superior. Seria apenas uma questão visual. Talvez se você fosse partir para outro carro, como uma Ranger nova, ou espere para ver como será a Nova Hilux, mas por uma Savana como essas de hoje em dia não parece ser muito negócio. Contudo, nem sempre deixamos a razão dominar, hehehe. Avalie o que lhe interessa realmente. Isso é o que importa. A gente gasta dinheiro com aquilo que nos satisfaz!

FreitasJr e Fernando Pinheiro sabem muuuuito!

Pelo meu lado, no fundo no fundo... ah se eu pudesse comprar a sua agora! hahahaha. Tenho certeza de que eu estaria fazendo um ótimo negócio. O problema é que nem só de carro vive um homem, hehehe.

Atcs.
    4X4 Brasil Razão: correção de erros
    Pajero Sport HPE Diesel M/T 2007/07: BÚFALO - O BRUTO

Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Fala Washington , realmente dá pena de desfazer da picape , porque só nós sabemos os carros bons que temos na mão , faço manutenções nela , que as CCs nem sonham , como engraxar e ajustar folgas dos rolamentos das rodas , trocar óleo da direção hidráulica , retirar valvula egr para limpar etc.
    áí tem umas fotos dela com os BF AT 285 75 R16 hoje com 65.000 km rodados , estou com um jogo novo guardado aqui para ela ou para a próxima picape.
    abs.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...a-pkp-557.html (L 200 triton-impressoes dessa pkp.)

Usuário Avatar de Washington JÚNIOR
    Entrada
    04/10/2012
    Local
    TERESINA/PI
    Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Fala Washington , realmente dá pena de desfazer da picape , porque só nós sabemos os carros bons que temos na mão , faço manutenções nela , que as CCs nem sonham , como engraxar e ajustar folgas dos rolamentos das rodas , trocar óleo da direção hidráulica , retirar valvula egr para limpar etc.
    áí tem umas fotos dela com os BF AT 285 75 R16 hoje com 65.000 km rodados , estou com um jogo novo guardado aqui para ela ou para a próxima picape.
    abs.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...a-pkp-557.html (L 200 triton-impressoes dessa pkp.)

Linda demais!!!

Sou louco por Triton e me arrependo MUITO por ter escutado a mulher nessa hora e não ter me arriscado ($) um pouco mais!

Mas, tudo bem. Tudo tem sua hora, hehehe.

Abçs.
    Pajero Sport HPE Diesel M/T 2007/07: BÚFALO - O BRUTO

Usuário Avatar de JoaoClaudio
    Entrada
    26/08/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Flagra! Mitsubishi testa nova picape Triton Blogs Espião C/D

As fotos já vimos!

Agora base da Frontier nova????
    COMPASS 4x4 flex 2018!
    Ex: TR4 2015; Tiguan 2014; S-10 2013; Triton 2010.

Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Imagina a l200 triton com aquela altura de fiat strada da frontier ., com engate de tração por botãozinho !!!! a mitsubishi vai perder o valor para mim !!!

Usuário Avatar de EDSONGALIZA
    Entrada
    07/09/2011
    Local
    Fortaleza/CE
    amigos a partir de que ano as tritons estao obrigadas a usar o diesel s10 , um amigo esta precisandode uma que possa viajar p interior onde o diesel comum e tudo de ruim .
    Edson Sw4 AT BF265 75 16r, triton gls MT 2013 ,ex Grand Vitara 2010 MT, ex Frontier 2012 LE MT, ex L200 2010,ex traker, ex gran sportage diesel

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 4 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 4 visitantes)

Permissões de Postagem