5 Anexo(s)
Mais um iniciante no mundo das Pajerinho V6!
Boa tarde!
Inicialmente um agradecimento aos foristas Fred Bailune e Paulo Cesar Wisnievski. Embora não os conheça pessoalmente, os consultei e fui gentilmente orientado. Eis uma prova da importância do fórum.
Bom, sou picapeiro há quase dez anos, apaixonado por carros como a maioria dos brasileiros. Há quase um ano que planejei comprar o segundo veículo doméstico. Como o veículo ficará mais tempo com a patroa, pensei num sedan básico. Mas, uma galera de malucos aqui do 4x4 me incentivou a comprar um Jipinho com tração. Argumentei que o carro seria para uso urbano, mas depois que fiz alguns tests drives em Pajerinhos V6 fiquei enfeitiçado.
Minha peregrinação levou praticamente um ano. Acho que andei vendo uma dúzia dessas belezinhas 3 portas. Muitas estavam bem maltratadas, com sinais de falta de manutenção e a maioria com uma quilometragem beirando os 200 mil quilômetros.
Finalmente encontrei e comprei uma em Sampa. Fiz o test drive e babei pela bichinha [ops]. Foi uma longa negociação--- comprar veículo usado é complicado. Acho que dei sorte; aparentemente está bem conservada. O ex-proprietário rodava basicamente na capital e alguns passeios em rodovia do estado de SP. No começo fiquei meio cismado, imaginando que seria um daqueles clássicos "nunca fez trilha" e tal, mas o carro tem sinais de que era tipo jeep de shopping.
Negócio fechado há duas semanas. Como sou estradeiro, o maluco aqui mandou apenas trocar o óleo lubrificante e filtro e iniciou a aventura ON ROAD. Recebi a Pajerinho ali na região da Marginal do Tietê, Ponte da Casa Verde, inicialmente cruzei a capital e fui fazer um test drive mais prolongado descendo a Imigrantes até Santos, no litoral. Aos poucos, fui adquirindo confiança no jipinho e decidi encarar quase dois mil e quinhentos quilômetros de rodovia, até Aracaju.
Graças a Deus não aconteceu nada de anormal na longa viagem. Apenas precisei completar o nível de óleo do motor com aproximadamente 1,5 litros de Castrol GTX Magnatec 10W40. Dizem por aí que é "normal"; vamos ver.
Chegando na minha cidade levei o veículo numa oficina [particular] de confiança para uma revisão geral. Sou leigo em mecância mas sempre respeitei os critérios de manutenção; principalmente preventiva. A seguir, listo os itens realizados:
1. Corretiva:
* Correção de um minúsculo vazamento de óleo lubrificante, substituindo o retentor localizado na parte anterior do motor, acho que lado da caixa;
* Substituição do conjunto do limpador de pára-brisa.
2. Preventiva:
* Nova troca do óleo do motor e filtro. Mesmo considerando que eu teria feito isso antes de sair de SP, considerei a viagem como um flushing e mandei trocar a carga novamente;
* Limpeza e substituição do fluído de arrefecimento do radiador, com 40% de aditivo;
* Troca dos óleos lubrificantes da caixa, transferência e diferenciais traseiro e dianteiro;
* Alinhamento e balanceamento.
3. Preditiva [nem sei se considero esse item como exagero, mas o mecânico que tem quase trinta anos de estrada, dono da oficina, sugeriu]:
* Substituição do kit completo de embreagem [disco, platô e rolamento].
Procurei seguir a recomendação do manual, utilizando os fluídos Castrol GTX Magnatec 10W40 no motor e Castrol Syntrax 75W90 nos diferenciais, caixa e transferência. Na verdade, para os locais de engrenagem, o manual recomenda tipos codificados como Castrol TAF-X 75W90 e SAF-XB/XO. Procurei e não encontrei por aqui. Consultei o SAC da Castrol e disseram que poderia utilizar o Syntrax.
Como afirmei antes, pelo pouquíssimo conhecimento que tenho de mecancia, nessas situações prefiro ser conservador e não arriscar. Li que o óleo Dynadrive atende bem e custa quase a metade do caro Syntrax [R$ 80,00/litro!].
Desculpem o longo texto; acho que estou feito criança e me empolguei. Certamente voltarei a escrever e pedir orientações e ajuda.
Esclareço que sou apenas novato nesse negócio de trilha e lama-- as poucas que participei foram bem lights e as fiz de picape; basicamente estradões de terra. Comprei essa belezinha de Pajero [trata-se de uma modelo GLS-B V6 3000 1999/99] para uso urbano e aprender umas brincadeirinhas OFF ROAD. Os pneus que vieram são semi-novos Yoko G039 H/T 265/70 R16. Acho que se botar na lama a bichinha ficará presa, né?
Obrigado :concordo::concordo::concordo: