Postado originalmente por
Robertux
Acho que a TR4 não foi feita para andar, pelo menos não no asfalto.
Fui para Brusque, na Fenajeep, este final de semana e na volta, ontem de manhã, na BR 376, na serra, um pouco antes de chegar à Curitiba, próximo a um posto da Polícia Rodoviária, eu estava subindo na maciota, não mais que 70 km/h, atrás de um Troller do meu amigo e na frente de outro Troller de outro amigo.
Do nada ela deu uma puxada para a esquerda, como se eu tivesse caído no acostamento, mas eu estava longe dele, dei uma corrigida de leve, ela entrou em pêndulo, balançou feito uma louca, corrigi o máximo que pude, suavemente, quando parecia que já estava controlada ela deu meio cavalo de pau e bateu de frente com a mureta de concreto, rodopiou e voltou de traseira. A batida não foi muito forte porque os airbags nem abriram. Graças a Deus ela é muito reforçada e nada aconteceu com os ocupantes, mas eu fiquei assustado com o comportamento dela. Depois que parei notei que havia óleo na pista, estava chovendo e a água que escorria estava toda azulada de diesel, mas naquele ponto ninguém mais rodou, pelo menos enquanto permaneci alí, nem meus amigos que passaram por alí com os Trollers.
Eu dirijo desde 1974, já viajei mais de 2.000.000 de quilômetros, com caminhões, camionetes, Kombi, e diversos automóveis, inclusive com a famigerada EcoSport e nunca vi um comportamento desses, e olha que eu tenho um CJ5 e, nem ele, jamais agiu de forma tão estranha. Ainda hoje ando por volta de 3000 km/mês e nunca sequer risquei um veículo, as únicas duas vezes que me envolvi em batidas tive o carro abalroado na traseira, o trânsito parou, eu parei e o de trás não.
Com certesa ela só não capotou porque tive habilidade suficiente para mantê-la em pé, mas não consegui evitar que rodasse. Fiquei com uma pulga atrás da orelha e perdi a confiança no carro. Acho que assim que ficar pronta vou vendê-la e comprar um Troller, afinal eles passaram no mesmo local, na mesma velocidade e nem sequer perceberam o óleo na pista.
Estou me sentindo o mais incompetente dos motoristas, apesar dos meus 35 anos de habilitação mais dois sem habilitação enquanto menor de idade e mais de dois milhões de quilômetros rodados sem nenhum acidente (pelo menos até este). Eu tenho certesa que não foi falta de habilidade nem imprudência de minha parte mas ainda não entendi o que aconteceu.
Abraços desiludidos