Pessoar,
Vou dar a minha opnião! A turbina sim... precisa de lubrificação... essa lubrificação é feita pelo mesmo óleo do motor. Por isso troco o óleo do meu carro a cada 5.000kms e os filtros a cada 10.000kms. Alguns acham que é uma besteira fazer isso... mas o motor diesel trabalha com um combustível que deixa muito resíduo e se o óleo naum for bom (eu uso turbomax 3).... os detergentes não limpam as borras, que entopem a grelha do pescador e as tubulações de óleo, resumindo, fodem tudo!
Sempre que vc der uma esticada.... e for parar... é sempre bom deixar o motor alguns segundos em marcha lenta, isso evita que falte óleo na turbina, pq mesmo sem estar empurrando o ar, ela está girando em baixa rotação e essa falta de lubrificação à longo prazo risca o eixo da turbina!
Porém vou discordar de um amigo nosso que disse que combustível nenhum no mundo faz lubrificação.... o diesel faz sim.... no meu motor mwm, o óleo diesel lubrifica a bomba injetora (os componentes internos)!!!!
Bom enfim, não acho que a turbina seja assim tão resistente, já ví um cara que trocou o eixo com 100.000kms... ela tava toda zuada pois além de ele usar um óleo meia boca (Brutus da ipiranga) ele não tinha cuidado algum em esperar um tempo pra desligar a jabironga!
Um forte abraço!
Jean Lavorini