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Como desligar um motor diesel turbinado ???

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  • 25/01/2008, 10:51
    espeleo10
    Lubrificação
    Pessoar,

    Vou dar a minha opnião! A turbina sim... precisa de lubrificação... essa lubrificação é feita pelo mesmo óleo do motor. Por isso troco o óleo do meu carro a cada 5.000kms e os filtros a cada 10.000kms. Alguns acham que é uma besteira fazer isso... mas o motor diesel trabalha com um combustível que deixa muito resíduo e se o óleo naum for bom (eu uso turbomax 3).... os detergentes não limpam as borras, que entopem a grelha do pescador e as tubulações de óleo, resumindo, fodem tudo!

    Sempre que vc der uma esticada.... e for parar... é sempre bom deixar o motor alguns segundos em marcha lenta, isso evita que falte óleo na turbina, pq mesmo sem estar empurrando o ar, ela está girando em baixa rotação e essa falta de lubrificação à longo prazo risca o eixo da turbina!

    Porém vou discordar de um amigo nosso que disse que combustível nenhum no mundo faz lubrificação.... o diesel faz sim.... no meu motor mwm, o óleo diesel lubrifica a bomba injetora (os componentes internos)!!!!

    Bom enfim, não acho que a turbina seja assim tão resistente, já ví um cara que trocou o eixo com 100.000kms... ela tava toda zuada pois além de ele usar um óleo meia boca (Brutus da ipiranga) ele não tinha cuidado algum em esperar um tempo pra desligar a jabironga!

    Um forte abraço!

    Jean Lavorini
  • 25/01/2008, 11:16
    Marco Aurélio R Guimarães
    Solucionei o problema de espera com a pick-up ligada, instalando um "timer". Tiro a chave, desço do carro, tranco as portas, ligo o alarme e principalmente não fico dando "mole" dentro do carro e ele depois de 1 minuto desliga o motor automaticamente...
  • 25/01/2008, 12:41
    dsamaz
    timer
    Citação:

    Postado originalmente por Marco Aurélio R Guimarães Ver Post
    Solucionei o problema de espera com a pick-up ligada, instalando um "timer". Tiro a chave, desço do carro, tranco as portas, ligo o alarme e principalmente não fico dando "mole" dentro do carro e ele depois de 1 minuto desliga o motor automaticamente...

    Imagina se o timer resolve não funcionar direito deixando o carro ligado?? he eh...

    É muita confiança...
  • 25/01/2008, 12:44
    dsamaz
    carro anterior
    Na picape anterior q eu tive, o antigo proprietário vendeu ela para mim devido à turbina.
    Ele a perdeu pq não sabia q tinha de esperar os 30s - esculhambou o eixo e quebrou tudo...
    Resultado 1: R$3500 na concessionária por uma nova.

    Resultado 2: muito triste da vida ele vendeu a preço de banana p/ mim devido à raiva q passou...

    Resultado 3: segundo ele mesmo: "agora eu aprendi q tem q esperar 30s - nunca mais esqueço"
    Daniel
  • 25/01/2008, 14:36
    Marco Aurélio R Guimarães
    Citação:

    Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Imagina se o timer resolve não funcionar direito deixando o carro ligado?? he eh...

    É muita confiança...


    É mesmo! Seria muita ingenuidade instalar um timer sem botão de emergência, que no caso, tem...

    Abraço!
  • 25/01/2008, 15:06
    espeleo10
    Eta mundu pequeno!
    Fala Marco,

    Num sabia que vc era do armazem..... falei contigo umas 2 horas atras.... do farol hella..... que conversei com o João.... hehehe.... mundu pequeno!

    Mas deixa eu te pergunta uma coisa..... nunca deu problema elétrico... putz.... tenho tanta coisa ligada no carro que tenho ate medo de colocar mais uma........ afinal tenho um troller.... trollers entram mais água dentro do que fora.... uahuahauhauhahau

    Valeu

    Jean Lavorini
  • 25/01/2008, 15:51
    Marco Aurélio R Guimarães
    Pequeno e redondo! Ahahahah!

    Pois é Jean e logo depois que desliguei o telefone, lembrei que o João ontem estava correndo no distribuidor para buscar os faróis. Eles já foram remetidos para você. Acho que o João já avisou...

    Bom, para não fugir do assunto do tópico, tenho um Troller também com o timer instalado e, como na ranger, está perto da coluna de direção. Nunca deu problemas e apesar da existência do botão de emergência, nunca precisei usar. Ele fica bem protegido, dentro do acabamento plástico da coluna e se entrar água lá, nem faz diferença ter timer ou não... eheheh

    É isso Jean! Um grande abraço!
  • 26/01/2008, 11:36
    RABUGENTO
    Pelo que li nos foruns sobre os motores diesel turbinados, a lubrificação do turbo é essencial.
    No para sol da Ranger vem o pedido para que se espere 45 segundos ao ligar e outros 45 segundos ao desligar.
    Concordo que 45 segundos é um exagero.
    Acho que por essa razão os veículos nacionais turbinados e à gasolina tiveram tantos problemas. Ninguém espera :(
    Se não me engano há uma picape que tem o temporizador na hora de desligar. Não sei qual é.
  • 26/01/2008, 12:52
    Marco Aurélio R Guimarães
    É essa a função do timer... Que eu tenha conhecimento, nenhuma vem de fábrica com tal dispositivo, o que é uma pena.

    Abraço!
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