SENHORES,
O Q DIZER ENTÃO DE DETERMINADOS MANUAIS COMO OS DAS TOYOTAS Q MANDAM ESPERAR 40 seg COM O MOTOR LIGADO :?:
JÁ PENSARAM NO PERIGO Q ISTO PODE ACARRETAR EM UMA CIDADE GRANDE :?:
[ ]'S
Versão Imprimível
SENHORES,
O Q DIZER ENTÃO DE DETERMINADOS MANUAIS COMO OS DAS TOYOTAS Q MANDAM ESPERAR 40 seg COM O MOTOR LIGADO :?:
JÁ PENSARAM NO PERIGO Q ISTO PODE ACARRETAR EM UMA CIDADE GRANDE :?:
[ ]'S
CAIO,Citação:
Postado originalmente por Caio
ÓTIMA IDÉIA :!:
[ ]'S :idea:
Ai pessoar, se ocês num consegui desligar o moto, faiz u siguinte: Pucha o frei de mão, ingata uma quinta e tira o pé da imbreage... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Foi assim q quebrei um cardã uma vez :?Citação:
Postado originalmente por Walter L. L. Casitta
Deu pau na bomba e nao desligava na chave, se desligasse a mangueira ia dar entrada de ar e é um trabalhao pra tirar, entao fui tentar "morrer" o motor, me F¨%*($#, o carro saiu guinchado.
Mas ate hoje ainda nao vi o q poderia ter feito a nao ser deixar dar entrada de ar...
O carro de vcs qdo ta com o motor em giro (acima de 2000) se desligarem a chave o motor desliga?
valeu
A ideia so é boa pra estabilizar a temperatura dos componentes internos do motor e turbina evitando trinca por aquecimento se o carro for desligado apos uma puxada longa.Citação:
Postado originalmente por JOEL ALVES
Mas pra preservar mesmo a turbina so deixando em marcha lenta alguns segundos antes de desligar, ou adaptando o turbo timer q desliga sozinho o carro alguns segundos apos a retirada da chave do contato.
valeu
AÍ dero,
LEMBRANDO DO GRANDE TORQUE DO MOTRES DIESEL QUE ATÉ SAEM DA INÉRCIA EM 2ª OU 3ª MARCHAS QUEM DIRÁ MANTEREM-SE EM BAIXA VELOCIDADE :wink:
HÁ QUEM COSTUME LIGUAR O CARRO E SAIR EM MARCHA LENTA SEM ACELERAR DURANTE PELO MENOS 40 seg A 1 MINUTO...
ISSO É DIFERENTE DE LIGUAR O CARRO E FICAR COM ELE PARADO??
O CAIO ESCREVEU:
" O que eu costumo fazer depois de uma puxada longa na estrada, é andar uns dois quarteirões antes de casa em marcha lenta até parar na garagem."
ISSO É DIFERENTE DE ESTAR COM O CARRO PARADO EM MARCHA LENTA??? :?:
[ ]'S CHEIOS DE INDAGAÇÕES :lol:
Diferente. Pq em condiçao de transito tem q se ter uma situação ideal para nao acelerar.Citação:
Postado originalmente por JOEL ALVES
Se existe uma preocupação para com a durabilidade da turbina o certo é realmente manter o carro parado, mas note q estamos falando de alguns segundos, nao é nada q nao se possa esperar. :D
Citação:
Postado originalmente por JOEL ALVES
Qquer giro acima da marcha lenta faz a turbina ganhar giro, entao é diferente sim, pq se se esta andando pelos quarteroes entao a turbina esta em plena rotina de trabalho.
Porem a preocupaçao do CAIO procede no sentido de se equilibrar as temperaturas internas do motor/turbina antes de desligar o carro, pode parecer preciosismo, mas é o q faz a diferença qdo se quer um motor/turbina q de menos manutençao e q dure centenas de milhares de km. Vejamos os exemplos dos caminhoneiros q qdo param para abastecer ou uma parada rapida nao desligam seus caminhoes, pois acabaram de chegar de uma puxada longa. Os componentes internos de um motor sao feitos de diferentes materiais e ligas, assim reagem de maneira diferente ao calor/compressao/trabalho.
Mas a famosa paradinha em marcha lenta antes de desligar é rotina para, alem de tudo acima citado, deixar a turbina perder giro e se manter duravel por um longo periodo, como a turbina sobe e desce o giro com o fluxo dos gases do escapamento entao o giro minimo so é atingido com a marcha lenta.
Como citei no inicio pode ate parecer exagero mas estamos aqui tb falando de alguns segundos, nada demais e com o tempo acaba virando costume.
valeu
Com que rotação estava o seu motor? 2000RPM? Motor diesel nessa rotação só pra se for cortada a alimentação. Se estava, em marcha lenta, o seu cardã não quebrou, na verdade já estava quebrado...Citação:
Postado originalmente por dero
Duas ou três vezes, nesse tempo todo que tenho o Ranger, simplesmente o motor se recusou a desligar. Mas logo em seguida religava o motor e conseguia desligar normalmente.
Nunca tem tentei desligar rodando a 2000RPM.
Ele estava em marcha lenta. Tentei dar alguns trancos pequenos mas nao desligou, tentei colocar 5ªmarcha e tirar o pe aos poucos, mas o freio de mao nao segurava e o carro saia andando e nao desligava, apos uns 15 minutos tentando desligar, e com pena de ter q dar entrada de ar, dei um tranco mais forte (5ªmarcha) e o cardã foi pro pau.Citação:
Postado originalmente por Walter L. L. Casitta
Ele quebrou na junçao da solda q une a peça grossa oca, com o eixo fino maciço estriado q se liga com a luva:
bem aki !
======----
Essa foi a unica vez q ele se recusou a desligar, parece q esse problema é comum nas bombas eletro-mecanicas. Nas antigas 100% mecanicas isso nao ocorria pq o desligamento era feito diretamente por cabo estangulador.
Depois disso fiz alguns testes, e com o motor acelerado +2000rpm mesmo se virando a chave pra off ele nao desliga (caracteristica e nao defeito) entao pensei naquela coisa bem improvavel de se um dia (com o carro sem freio) ter q desligar o carro numa estrada para ele parar usando o freio motor (como daria pra fazer num carro a gasolina) o carro a diesel simplesmente iria continuar andando e nao desligaria nem virando a chave, justamente por conta dessa caracteristica da bomba nao desligar com o motor em giro. É improvavel q tenha necessidade de fazer isso ,claro , mas essa foi uma caracteristica q so descobri por conta desse contratempo.
Hoje ja aprendi a tirar entrada de ar e se acontecesse de novo teria desparafusado a entrada de oleo antes da bomba e feito o carro morrer por falta de combustivel e depois tiraria o ar ( é um procedimento sujo mas eficaz)
Walter, vc falou q tb ja teve o mesmo problema do carro se recusar a desligar, como vc desligou?
valeu
Dero, não entendi, em quinta basta tirar o pé da embreagem que o motor morre, nem é preciso usar o ferio, e foi assim que desliguei o meu... :?
Walter o meu nao quis desligar assim.
Tratava-se de um Perkins Q20b turbo-intercooler +- 160cv, como o cambio era um ZF drive (5ªD) e bem longo entao era pra ter desligado, mas nao desligava, aliás com esse motor o carro nunca apagou de saida, nem se vc tirasse o pe de uma vez da embreagem, ele embaralhava mas recuperava a lenta e ia em frente.
O cardã foi, à epoca, recem feito derivado de um dodge dart cortado, soldado, balanceado p/ o carro.
valeu
È diferente, mas mais para a transmisão.Citação:
Postado originalmente por JOEL ALVES
Se esquentar o motor parado e depois sair acelerando com a transmisão fria vai ter problemas nela muito mais rápido.
Se foi parar meio rápido e puder, deixe o motor ligado.
Isso ajuda evitar a fadiga dos componentes esfriagem e esquentarem.
E isso vale até para o cumputador... desliguem só o monitor na hora do almoço por exemplo...