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Convex Datacenter
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  • #25
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    amithai
    e ai, resolveu o seu pipino com a turbina?

  • #26
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    turbo

    Coloquei e tirei 3 vezes, estava tudo novo lá dentro...na terceira vez apitou alto e após uns 100km parou e até agora não voltou a apitar ainda(já andei uns 200km). Obrigado por se preocupar...estou na torcida.
    Abraços
    Amithai

  • #27
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    Comprei hoje a minha primeira pickup e achei muito interessante este chat sobre turbo.
    A minha Pickup é uma Ranger XL 2001 2.5TD e gostaria de saber qual o modelo do turbo, pois como foi dito anteriormente a Ford mudou o modelo de turbo das Pickup XL???

    Grande abraços a TODOS.

  • #28
    Usuário Avatar de amithai
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    e ai cara????

    Pelo que eu sei o seu turbo é o mesmo. É o Garrett WG(wastegate) ..aquele com válvula de alívio....que eu acho que continua nas XL zero.
    Abraços e parabéns
    Não se esqueça de trocar o óleo regularmente...no mínimo a cada 10000km, o filtro de ar e aguardar pelo menos 30 segundos depois de ligar e antes de desligar para não prejudicar o turbo. Bom trocar o de combustivel a cada 5000km. Para o motor recomendo o óleo topturbo da BR....não coloque qualquer óleo!!!!!(gostaria q alguem tivesse me dado essas dicas quando comprei minha ranger.)

  • #29
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    Re: e ai cara????

    Citação Postado originalmente por amithai
    ...recomendo o óleo topturbo da BR....não coloque qualquer óleo!!!!!(gostaria q alguem tivesse me dado essas dicas quando comprei minha ranger.)
    Amithai,
    Por que? O que aconteceu? Qual foi a encrenca? A Toyota, por exemplo, indicava o Castrol GTX II (parou de ser produzido, acho), inicialmente, e agora aconselha o Castrol Turbo Max.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #30
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    oleo

    O Castrol turbomax é sensacional mas o topturbo tem me parece que uma designação I e o turbomax é G ou seja, um pouco atrás.....o Tob turbo é fino pra caramba!

  • #31
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    Ae, qualquer motor turbo tem valvula de alivio.....
    TGV só no internacional 2.8 da Ranger XLT ou LIMITED(tb na xl 2002-2003), 2.5 maxion (98-2001) e 2.8 da XLS e Storm, vem com turbo convencional de alertas fixas.

  • #32
    Usuário Avatar de amithai
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    alivio

    No tgv tem um alivio que vai direto para a parte quente e modifica as aletas e o resto sai pela descarga(turbo alimentando turbo) nos outros o alivio sai para o ara ambiente.

  • #33
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    Ribeiro,

    Realmente existe um preciosismo ao esperar alguns segundos antes de desligar e apos ligar o carro.

    Ao ligar o carro convem nao acelerar durante alguns segundos pq é o tempo necessario para o oleo chegar com pressao nos mancais do eixo da turbina, fazendo o filme protetor/lubrificador.

    Ao desligar convem esperar pq é o tempo q o eixo da turbina perde velocidade (chega a trabalhar a 100.000 rmp) e tambem resfria, caso contrario ele estaria ainda rodando qdo se desliga o motor e rodando sem oleo, ou ainda com a falta de pressao do oleo com o eixo em rotaçao o oleo poderia cozinhar nos mancais do eixo e formar borras q vao para o carte ou borras q vao impedir a correta lubrificaçao no eixo mancal.

    O problema de super aquecimento do oleo pelo eixo/mancal da turbina é tao serio, q ja existem pre filtros pos turbina q se encarregam de retirar as borras de oleo cozido pelo excesso de aquecimento, evitando q as borras se acumulem no carter favorecento algum entupimento.

    Para quem nao quer esperar o tempo para desligamento existe o "turbo timer", um equipamento q mantem o motor funcionando ainda alguns segundos apos retirada a chave do contato, esse tempo é programado pelo proprio dono.

    Seguindo a mesma preocupaçao de super aquecimento do oleo pelo eixo/macal da turbina ja existem turbinas com refrigeraçao a agua (alem do oleo claro), a mais conhecida é a do gol turbo, q usa agua do proprio sistema de refrigeraçao do carro.

    Nao é a toa q vemos carros turbo com a turbina ja chiando com menos de 20.000km, devido a falta de alguns cuidados basicos.

    Ha ainda quem tenha o cuidado de instalar radiador de oleo pre turbina para diminuir mais ainda a temperatura do oleo antes de entrar em contato com o eixo/mancal.

    Devido a esta caracteristica propria das turbinas para o aquecimento/cozimento do oleo (e aquecimento do ar comprimido) é q surgiram outras soluções tecnologicas como a do compressor Paxton q tem seu proprio oleo lubrificante independente do motor e o blower q tb tem seu sistema de lubrificaçao independente, sem contar q ambos aquecem bem menos o ar comprimido q uma turbina comum.


    valeu

  • #34
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    Eu soube que turbina vai óleo um tempo atrás que um amigo turbinou um Gol e fez um furo no carter, para subir uma mangueira até a turbina... nos originais eu não sei de onde pega o óleo...

  • #35
    O que eu costumo fazer depois de uma puxada longa na estrada, é andar uns dois quarteirões antes de casa em marcha lenta até parar na garagem.
    Como manutenção verifico se não existe óleo em excesso na mangueira que liga a saida do caracol frio para o coletor de admissão. Muito óleo pode ser sinal de problemas no eixo da turbina.

  • #36
    na verdade naum eh a valvula de alivio e sim a de prioridade, naum sem pq todo mundao acha q eh a de alivio, talvez achem pelo nome!!??

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