Boa tarde Pessoal
O Objetivo deste post e compartilhar os desafios de adaptar o Motor 3.2 DID em uma Pajero GLS-B (5 Portas) ano 1996, 2.8 TD (4M40T) com câmbio mecânico.
Os motivos que me levaram a fazer esta adaptação foi que após dez anos utilizando a Viatura, que estava com 400.000 Km, sendo que 250.000 Km foram rodados comigo, quando retornava de uma viagem feita à Visconde de Mauá/RJ, em agosto/2016, o motor simplesmente parou e não dava mais sinais de vida.
Após o guincho deixar a Viatura em uma Oficina de confiança, esclarecendo que durante o período em que a Viatura ficou comigo, foram feitas apenas as manutenções de rotina, veio o diagnóstico: Na última rética que foi feita (não sei onde foi, pois quando a comprei estava muito boa de mecânica), encamisaram o bloco com camisas do MB 1113, desgastando muito as paredes do bloco, o que ocasionou trincas na parede do bloco nos dois cilindros centrais, condenando desta forma o bloco do motor.
A primeira ideia foi comprar um bloco do 4M40, com nota fiscal e remontar o motor, para posteriormente cadastrar o novo motor na Viatura.
Consegui achar um bloco no RS, no valor de R$ 5.000,00, e no cálculo da época, no total, o motor instalado, com a mão de obra, ficaria em torno de R$15.000,00.
Outra opção, era comprar um motor 4M40 completo, o que sairia na época, algo em torno de R$ 15.000,00, porém a garantia era de funcionamento.
A última opção era a adaptação de um motor 3.2 da Triton, o que além de ser mais moderno, é também mais potente e com peças de reposição mais fáceis de achar.
Decidi então por esta última opção e passei a pesquisar sobre essa adaptação, porém o que achei foram apenas palpites, e ninguém que havia realizado e compartilhado o que realmente era necessário para realizar a adaptação.
Após conversar com vários mecânicos especializados em mecânica diesel, eletricistas, e todas as espécies de curiosos, consegui convencer um amigo funileiro, especialista em chassis, para levar a Viatura para a sua Oficina, e eu mesmo juntamente com ele, faríamos a adaptação.
Óbvio que pela falta de literatura sobre o assunto, sabíamos que a adaptação seria feita em cima de erros e acertos.
Partindo das conversas com os eletricistas, todos me afirmaram que para tal adaptação seria necessário trocar o chicote inteiro.
Cotei em diversos desmanches um pacote contendo 1 motor completo (4M41), chicote completo, e acelerador eletrônico.
O pacote mais barato que encontrei, me pediram R$ 16.500,00.
Em novembro de 2016, achei uma sucata completa de uma L200 HPE Triton, ano 2014, com 30.000 KM, pelo valor de R$ 16.000,00, então decidi pela compra.


Então deu-se início aos estudos...rsrsrs
A primeira providência, foi separar a carroceria do chassis das duas Viaturas, colocá-las lado a lado e comparar as diferenças mecânicas
Apesar do bloco 4M41 ser visualmente idêntico ao bloco do motor 4M40, a primeira diferença está na posição dos coxins. O do 4M41 está posicionado a 15 centímetros mais para trás do que o do 4M40.
Então , a primeira constatação de que seria apenas retirar o 4M40 e colocar o 4M41, é falsa. Há a necessidade de reposicionar o coxins no chassi da Pajero, adaptando o suporte dos coxins cerca de 15 cm mais para trás da posição original.
Outra questão a ser considerada, é que o habitáculo do motor da L200 Triton é 20 cm maior e 14 cm mais largo que o da Pajero GLS-B 1996, portanto tudo teve que ser redimensionado no habitáculo do motor da Pajero.
Quanto ao câmbio, a caixa seca da antiga encaixa-se perfeitamente no motor 4M41
Mas, nessa parte surge mais uma variante para decidir:
A Triton vem com o câmbio V5MB1
V5MB1 - Câmbio manual de 5 marchas; | |
Relação das marchas | |
1a marcha - 4,313 | |
2a marcha - 2,330 | |
3a marcha - 1,436 | |
4a marcha - 1,000 | |
5a marcha - 0,788 | |
Ré - 4,220 | |
Redução do diferencial | 4,100 (10x41) |
A Pajero vem com o câmbio
Câmbio manual de 5 marchas | |
Relação das marchas | |
1a marcha - 3.952 | |
2a marcha - 2.238 | |
3a marcha - 1.398 | |
4a marcha - 1.000 | |
5a marcha - 0.760 | |
Ré - 3.553 | |
Redução do diferencial | 4.875 (8x39) |