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  • #1
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    Question sintomas: cabeçote e arrefecimento - L200 Sport HPE




    Senhores, minha guerreira está com 180 mil kms e está precisando de atenção.

    Recentemente, fiz o trajeto SC -> PI e tive alguns problemas com o arrefecimento, a água do radiador ia para o reservatório e não voltava. Com a pressão, quase toda a água do radiador se foi.

    Chegando em Parnaíba/PI, fiz uma limpeza completa do radiador, com aditivos e substituição do liquido de arrefecimento, gostei do serviço.
    Esse final de semana fiz uma viagem de 1800km até o RN e percebi que o radiador estava se esvaziando, e o líquido indo todo embora pelo reservatório... mais uma vez estava com o radiador seco. Não tive nenhum sobre-aquecimento.

    O mecânico diz que é cabeçote trincado e/ou com junta queimada. Explica que há muita pressão no mangote do cabeçote para o radiador... não fiquei seguro com ele.

    Eu estranhei, pois pela manhã, com o motor frio, ainda há pressão dentro do radiador. Abrindo a tampa dele, ainda espirra líquido para o reservatório (que está cheio e não volta a água). Troquei a tampa do radiador faz 4 meses, original mitsubishi.

    De fato pode haver alguma fuga de pressão/compressão do cabeçote para o radiador? O carro continua normal, mas, ando sempre com um olho na temperatura.

    Como proceder, o que vocês acham que pode ser? Não senti firmeza nos mecânicos do Piauí, preciso de orientação!
    L200 Sport HPE 2.5 4x4 CD DTI Dies. Mec. - A TEMIDA!

  • #2
    Usuário Avatar de Washington JÚNIOR
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    Citação Postado originalmente por Agrimensor Ver Post
    Senhores, minha guerreira está com 180 mil kms e está precisando de atenção.

    Recentemente, fiz o trajeto SC -> PI e tive alguns problemas com o arrefecimento, a água do radiador ia para o reservatório e não voltava. Com a pressão, quase toda a água do radiador se foi.

    Chegando em Parnaíba/PI, fiz uma limpeza completa do radiador, com aditivos e substituição do liquido de arrefecimento, gostei do serviço.
    Esse final de semana fiz uma viagem de 1800km até o RN e percebi que o radiador estava se esvaziando, e o líquido indo todo embora pelo reservatório... mais uma vez estava com o radiador seco. Não tive nenhum sobre-aquecimento.

    O mecânico diz que é cabeçote trincado e/ou com junta queimada. Explica que há muita pressão no mangote do cabeçote para o radiador... não fiquei seguro com ele.

    Eu estranhei, pois pela manhã, com o motor frio, ainda há pressão dentro do radiador. Abrindo a tampa dele, ainda espirra líquido para o reservatório (que está cheio e não volta a água). Troquei a tampa do radiador faz 4 meses, original mitsubishi.

    De fato pode haver alguma fuga de pressão/compressão do cabeçote para o radiador? O carro continua normal, mas, ando sempre com um olho na temperatura.

    Como proceder, o que vocês acham que pode ser? Não senti firmeza nos mecânicos do Piauí, preciso de orientação!
    Agrimensor, você está aonde agora? Se ainda estiver no Piauí, leve o carro na oficina Bruthus (86-3232-0049). O Elzimar é especialista em Mit, você não vai se arrepender. Conhece muito e o serviço tem preço normal. Se estiver fora, então é melhor alguém indicar uma boa oficina na cidade em que você estiver.

    Abçs.
    Pajero Sport HPE Diesel M/T 2007/07: BÚFALO - O BRUTO

  • #3
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    Washington JÚNIOR, estou em Parnaíba/PI. Indicaria alguém na região?


    SergioMedeiros, Percebo uma espuma, bolhas, quando abro o radiador ainda quente. E está (estava) com mistura ok de aditivo verde.
    Não senti nenhuma perda de performance no motor, não há óleo no liquido e nem água no oleo do motor.

    Sinto uma leve baixa do nível do óleo, que o mecânico indicou ser devido minha tampa do óleo estar "melando" e deixando o óleo sair. Não tive tempo para garimpar isso no Piauí e acabei deixando passar. Para conferir se a L200 estava queimando óleo, não há saída de fumaça branca pelo escapamento.

    A tampa do radiador é de 1,2 bar, original Mit e com 4 meses de uso, que até então acreditava ser a pressão correta da tampa. Essa tampa foi indicada pelo vendedor e blablabla.. confere a informação?

    Amanhã cedo confiro se há pressão dentro do radiador, com o motor frio, e farei os testes que você indicou.. valeu Sergio!
    4X4 Brasil
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  • #4
    Usuário Avatar de Washington JÚNIOR
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    Citação Postado originalmente por Agrimensor Ver Post
    Washington JÚNIOR, estou em Parnaíba/PI. Indicaria alguém na região?


    Pior que não conheço ninguém em Parnaíba, Agrimensor. Mas, talvez seja válido dar uma passada na Trilha, que é a CCS aí. Acho que dá pra darem uma olhada e tentar fazer algum diagnóstico. Aqui em Teresina dá pra gente entrar na oficina e conversar com os mecânicos numa boa, já fiz isso algumas vezes pra confirmar algum problema. Daí, faz um orçamento e vê se vale à pena, porque sempre sai um pouco mais caro, mas tem garantia. Problema que você não sendo daí (e não permanecendo aí) essa garantia não serviria de muita coisa em si. Mas, pelo diagnóstico, talvez valha à pena.

    Abçs e boa sorte.
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  • #5
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    Agrimensor, primeiro da uma olhada nessa tampa do teu radiador. Ela pode não estar permitindo a volta do líquido do reservatório para o radiador, e a pressão que voce escuta quando frio não seria de excesso, e sim de vácuo dentro do sistema.

    Parece que ela está travada para o retorno.

    Agora, se a pressão for muita, aí sim ou é junta ou cabeçote. Mas cabeçote trincado o carro esquenta na hora!

    Teu óleo tá normal? Sem água?

    E a água do radiador, sem óleo? Sentiu alguma perda de potência?

    Vai com calma que teu problema pode ser simples.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Agrimensor Ver Post
    Senhores, minha guerreira está com 180 mil kms e está precisando de atenção.

    Recentemente, fiz o trajeto SC -> PI e tive alguns problemas com o arrefecimento, a água do radiador ia para o reservatório e não voltava. Com a pressão, quase toda a água do radiador se foi.

    Chegando em Parnaíba/PI, fiz uma limpeza completa do radiador, com aditivos e substituição do liquido de arrefecimento, gostei do serviço.
    Esse final de semana fiz uma viagem de 1800km até o RN e percebi que o radiador estava se esvaziando, e o líquido indo todo embora pelo reservatório... mais uma vez estava com o radiador seco. Não tive nenhum sobre-aquecimento.

    O mecânico diz que é cabeçote trincado e/ou com junta queimada. Explica que há muita pressão no mangote do cabeçote para o radiador... não fiquei seguro com ele.

    Eu estranhei, pois pela manhã, com o motor frio, ainda há pressão dentro do radiador. Abrindo a tampa dele, ainda espirra líquido para o reservatório (que está cheio e não volta a água). Troquei a tampa do radiador faz 4 meses, original mitsubishi.

    De fato pode haver alguma fuga de pressão/compressão do cabeçote para o radiador? O carro continua normal, mas, ando sempre com um olho na temperatura.

    Como proceder, o que vocês acham que pode ser? Não senti firmeza nos mecânicos do Piauí, preciso de orientação!
    infelizmente é bem provável que o mecânico que avaliou a viatura esteja correto.
    "pensando mecânicamente", a pressão da câmara de combustão vai para o sistema de arrefecimento, com isso, a água que depois de esfriar o motor, deveria sair do reservatório e voltar para o radiador. mas... como tem pressão, ela fica retida e o motor sem refrigeração.
    Ex L200 Outdoor 2008.
    ATUAL NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Moipessoa Ver Post
    infelizmente é bem provável que o mecânico que avaliou a viatura esteja correto.
    "pensando mecânicamente", a pressão da câmara de combustão vai para o sistema de arrefecimento, com isso, a água que depois de esfriar o motor, deveria sair do reservatório e voltar para o radiador. mas... como tem pressão, ela fica retida e o motor sem refrigeração.
    Errado.

    A tampa do radiador trabalha com uma pressão máxima em torno de 0,9 psi, o excedente disso ela libera para o reservatório de expansão, independente se é ar ou água. Quando o sistema esfria, tanto a água quanto o ar interno diminuem de volume, criando um vácuo no sistema, o qual "puxa" a água do reservatório novamente pela válvula de retorno da tampa. Não existe pressão acima do normal dentro do arrefecimento caso a tampa esteja funcionando corretamente.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Errado.

    A tampa do radiador trabalha com uma pressão máxima em torno de 0,9 psi, o excedente disso ela libera para o reservatório de expansão, independente se é ar ou água. Quando o sistema esfria, tanto a água quanto o ar interno diminuem de volume, criando um vácuo no sistema, o qual "puxa" a água do reservatório novamente pela válvula de retorno da tampa. Não existe pressão acima do normal dentro do arrefecimento caso a tampa esteja funcionando corretamente.
    E num foi isso que eu falei. Se a junta foi pro saco, a pressao acumulada no arrefecimento impede que seja criado o vacuo qdo a temperatura da agua voltar a ambiente.

    Agrimesor, sabe a marca da junta que foi instalada?
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por Moipessoa Ver Post
    E num foi isso que eu falei. Se a junta foi pro saco, a pressao acumulada no arrefecimento impede que seja criado o vacuo qdo a temperatura da agua voltar a ambiente.

    Agrimesor, sabe a marca da junta que foi instalada?
    Novamente... errado. A pressão proveniente do vazamento pela junta realmente expulsa a água para o reservatório, mas quando o carro esfria, tanto a água do radiador, como o ar dessa "pressão" excedente, diminuem de volume novamente. Isso permite a volta da água do reservatório, mesmo com pressão excedente dos cilindros no arrefecimento. No caso do Mateus, a água ia embora do próprio reservatório de expansão, e chegava a retornar de lá, mas como tinha ar no arrefecimento, não voltava por completo.

    Não tem a ver com pressão impedindo a volta da água, e sim ar no sistema.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Novamente... errado. A pressão proveniente do vazamento pela junta realmente expulsa a água para o reservatório, mas quando o carro esfria, tanto a água do radiador, como o ar dessa "pressão" excedente, diminuem de volume novamente. Isso permite a volta da água do reservatório, mesmo com pressão excedente dos cilindros no arrefecimento. No caso do Mateus, a água ia embora do próprio reservatório de expansão, e chegava a retornar de lá, mas como tinha ar no arrefecimento, não voltava por completo.

    Não tem a ver com pressão impedindo a volta da água, e sim ar no sistema.


    tanto não tem a ver com uma pressão acumulada no radiador, que quando se abre a tampa, ela é DESPRESSURIZADA para o ambiente ou para o reservatório, caso quem o faça segure um pouco a tampa só a ponto de "dar passagem" para essa pressão. Ar, Sergio, tb é pressão, basta que ele seja comprimido ou não aliviado.

    a água do carro do Matheus podia não voltar por 2 motivos: uma pq o que restou no vaso de expansão foi pouco e pode ter havido transbordamento do vaso, ou a opção 2, que é a já citada.

    a pressão do arrefecimento pode subir tanto acima de 1,2 bar, e expulsar a água do radiador a ponto do reservatório de expansão não ser suficiente e transbordar. a água vai estar quente, mas não fervilhando, por conta da pressão a que ela estiver submetida. (só procurar na net a tabela).
    4X4 Brasil
    Ex L200 Outdoor 2008.
    ATUAL NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Moipessoa Ver Post
    E num foi isso que eu falei. Se a junta foi pro saco, a pressao acumulada no arrefecimento impede que seja criado o vacuo qdo a temperatura da agua voltar a ambiente.

    Agrimesor, sabe a marca da junta que foi instalada?
    Rapaz.. quando cheguei já estava instalada.. Bastos Juntas o nome da marca. É o que tinha aqui na praça! :/
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  • #12
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    02/06/2008
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    Citação Postado originalmente por Agrimensor Ver Post
    Rapaz.. quando cheguei já estava instalada.. Bastos Juntas o nome da marca. É o que tinha aqui na praça! :/

    Como é??? A marca da junta é "Bastos Juntas" ??? Tem certeza???


    Xiiiiiiiiiiiii...
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