Antes de mais nada quero agradecer a todos que colaboram nesse fórum, pois em mais de uma oportunidade tenho me servido das informações valiosas postadas aqui.
Gostaria de aproveitar esse tópico para consultar os amigos sobre uma questão muito semelhante à do OP. Se esse não for o local mais adequado por favor me orientem sobre onde devo postar.
Hoje possuo uma S10 4x2 flex, sobre a qual inclusive por ocasião da compra li alguns relatos aqui neste fórum. Para o uso que eu fazia dela até há um ano atrás, ela me atendia muito bem, exceto por alguns inconvenientes por ser 4x2 (inconvenientes estes para os quais eu já estava preparado graças ao que li aqui).
De um ano para cá surgiu a necessidade de trafegar em estradas rurais, de conservação precária e com obras frequentes, o que deixa muito barro solto e buracos. Naturalmente comecei a sentir muito mais as limitações do 4x2, em uma ocasião tendo se ser "resgatado" por um trator por imprudência minha, que resolvi atravessar um trecho para o qual nitidamente o carro não estava preparado.
Tendo em vista essa nova necessidade, estou cogitando a troca da S10 por uma Pajero Sport, dentre alguns outros modelos que estive avaliando. Gostaria da opinião dos amigos sobre a troca, levando em consideração o uso que faço do carro, e possíveis sugestões sobre como devo proceder com esta troca.
O uso que faço do carro é o seguinte:
- Viagens curtas a médias (120-140km) as quais são 90% em asfalto e 10% das mencionadas estradas rurais
- Tenho a necessidade de bom espaço para bagagem, pois transporto material fotográfico e outros equipamentos
- Ultimamente tenho transportado algum material de construção na S10 (reformas), mas para a Pajero cogito usar uma carretinha, pois acho judiação estragar o carro com esse tipo de carga
- Uso leve no trânsito de SP (uma ou duas vezes por semana)
O que eu não faço:
- Trilhas ou off-road pesado
- Viajar acima de 120km/h na estrada
- Ficar horas parado no trânsito de SP (tenho moto para evitar isso)
Minhas perguntas para os amigos do fórum são:
- Estou no caminho certo com a troca? A Pajero irá me atender?
- As que tenho em vista são 2011 diesel, todas na faixa de 75 mil km rodados. Considerando que levarei as candidatas ao mecânico para uma avaliação geral antes de fechar negócio, este ano/motorização/km é um bom conjunto?
- A Pajero irá se comportar bem puxando uma carretinha com carga média no asfalto e na terra esburacada/barro?
- Quais os principais pontos de atenção que devo ter ao avaliar as candidatas?
Novamente agradeço aos amigos e espero poder contar com sua colaboração.