Boa tarde adslima.
Tenho uma Pajero GLS-B 2.8 TD com o 4M40. Ela passou por uma retífica um pouco antes da pandemia. Hoje, com cerca de 25.000km do motor feito, quebrou denovo. Está parada na oficina para orçamento.
Segundo o mecânico uma possível adaptação seria colocar o 4M41 (3.2 da Triton) até 2010 com a frente e cabeçote do 4m40 para usar a bomba injetora mecânica do 4M40.
Outra opção seria usar o 4M41 completo Commom Rail, porém, dependendo do ano do novo motor, ele não encaixa no cambio SuperSelect da minha Pajero. Segundo o mecânico, os 4M41 até 2010 são Plug and Play com a caixa SuperSelect.
Algumas pessoas adaptam o MWM Sprint 2.8. Fica forte pra burro e de fácil manutenção, inclusive encontra no Mercado Livre com certa facilidade uma capa seca pronta para uso com o cambio SuperSelect que a minha GLS-B usa. Não sei se é o mesmo cambio da sua Pajero. O problema de usar um MWM Sprint é que os suportes de motor e cambio devem ser reposicionados do chassi (Corte e Solda) e outro problema é que a viatura ficará reduzida demais. Se a sua for automática talvez você não sinta muito a diferença. No meu caso, com o cambio manual, nos 100km/h o MWM estaria em rotação enforcada sem retrabalho na relação de diferenciais, central e de eixos.
Enfim, a melhor opção a meu ver seria para mim, com a Pajero GLS-B manual SuperSelect o uso do 4M41 com frente e o comando do 4M40, porém, está muito difícil de achar um 4M41 viável, assim como é difícil encontrar um kit de pistões e anéis de boa qualidade para o 4M40.
Então meu caro, não sei se te ajudei, ou atrapalhei, mas que é possível, usar um 41 no lugar do 40, em termos é possível sim!!!
Abraço e boa sorte por aí.