x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 21 de 21

Citação Postado originalmente por Fernando Pinheiro Ver Post
    Valeu Roberto, mas pense se você não ira ter problemas mecânicos em forcar a ponta de eixo, diferencial ou caixa de transferencia.
    Abs.
    Fernando Pinheiro
    Fernando, porque você acha que forçaria? É porque eu pretendo rodar no asfalto onde não tem escorregamento?
    Já fui Willys e Samurai. Hoje sou TR4

Usuário
    Entrada
    13/01/2013
    Local
    são paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Roberto Miglioli Ver Post
    Fernando, porque você acha que forçaria? É porque eu pretendo rodar no asfalto onde não tem escorregamento?
    Roberto,
    A reduzida faz dobrar o torque na medida em que altera a relação fazendo cair a velocidade pela metade (isto, em média em todos os sistemas utilizados). É muita potência, dai a recomendação do fabricante em utilizar em velocidades baixas. Se você fizer a gambiarra na caixa de transferencia, então você irá fazer com que haja uma distribuição de forcas no diferencial central que pode exceder a capacidade para o qual foi projetado. Imagine se as rodas dianteiras perderem tração. Neste caso, o diferencial central ira transferir apotência para o eixo com pouca tração. Será que o diferencial dianteiro agüentaria tamanha potência? E mais. Será que a roda que esta girando em falso irá agüentar todo o troque (me refiro a ponta de eixo)? Imagine que tudo isto é dinâmico, ou seja, cada hora e uma roda que ira sofrer estas variações, com sucessivos trancos. O risco de uma ponta de eixo não agüentar, imagino, deve ser considerado. Nota-se que ocorre haverias na ponta de eixo quando utilizamos pneus maiores do que ao recomendado pelo fabricante, pois ocorre alteração do torque.
    Fazendo a gambiarra na roda livre você irá limitar o torque a ser transferido no eixo traseiro, mas ainda assim, estamos alterando o projeto. Isto quer dizer que a caixa de transferencia irá trabalhar com o eixo carda traseiro bastante carregado (com resistência, pois estará movendo o veiculo em reduzida), porém, o dianteiro irá trabalhar livre, sem resistência. Isto poderá, não sei, prejudicar a caixa de transferência. Nota-se que estamos em reduzida, ou seja, trabalhando com o torque dobrado.
    Seria interessante se outros foristas colaborassem, pois não conheço tanto assim de mecânica para precisar se a gambiarra lhe trará prejuízos, porém do pouco que sei, é que o projeto inspira cautela.
    Abs,

Fernando Pinheiro
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    13/01/2013
    Local
    são paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Fernando Pinheiro Ver Post
    Roberto,
    A reduzida faz dobrar o torque na medida em que altera a relação fazendo cair a velocidade pela metade (isto, em média em todos os sistemas utilizados). É muita potência, dai a recomendação do fabricante em utilizar em velocidades baixas. Se você fizer a gambiarra na caixa de transferencia, então você irá fazer com que haja uma distribuição de forcas no diferencial central que pode exceder a capacidade para o qual foi projetado. Imagine se as rodas dianteiras perderem tração. Neste caso, o diferencial central ira transferir apotência para o eixo com pouca tração. Será que o diferencial dianteiro agüentaria tamanha potência? E mais. Será que a roda que esta girando em falso irá agüentar todo o troque (me refiro a ponta de eixo)? Imagine que tudo isto é dinâmico, ou seja, cada hora e uma roda que ira sofrer estas variações, com sucessivos trancos. O risco de uma ponta de eixo não agüentar, imagino, deve ser considerado. Nota-se que ocorre haverias na ponta de eixo quando utilizamos pneus maiores do que ao recomendado pelo fabricante, pois ocorre alteração do torque.
    Fazendo a gambiarra na roda livre você irá limitar o torque a ser transferido no eixo traseiro, mas ainda assim, estamos alterando o projeto. Isto quer dizer que a caixa de transferencia irá trabalhar com o eixo carda traseiro bastante carregado (com resistência, pois estará movendo o veiculo em reduzida), porém, o dianteiro irá trabalhar livre, sem resistência. Isto poderá, não sei, prejudicar a caixa de transferência. Nota-se que estamos em reduzida, ou seja, trabalhando com o torque dobrado.
    Seria interessante se outros foristas colaborassem, pois não conheço tanto assim de mecânica para precisar se a gambiarra lhe trará prejuízos, porém do pouco que sei, é que o projeto inspira cautela.
    Abs,

Fernando Pinheiro
    Complementando...
    No asfalto acredito que os trancos nas pontas de eixo serão mais acentuados, pois o atrito e bem superior ao encontrado nas trilhas. Por isso eu acredito que possa dar problemas.
    Sds.

Fernando Pinheiro

Usuário
    Entrada
    19/03/2008
    Local
    São Sebastião/SP
    Agradecimento: 1
    Tenho uma tr4 e tenho uma casa em condominio de rua ingrime também, então vou dar minha opinião.

Minha tr4 tem(tinha pois tirei pra vender) bloqueio da Kaiser na traseira e na subida a roda de dentro da curva subia quicando e o carro parecia um cavalo doido pulando. De vez em quando subia com a tração ligada, sempre com diferencia central desbloqueado.

Se me perguntar se incomoda, incomoda mas não vou reprojetar o sistema de tração do carro pra subir uma ladeida de concreto.

No meu condominio sobe até 1.0 então não é questão de força. duvido que todos tenham veiculos 4x4 no seu condominio.

Agora respondendo aos que acham que vai quebrar ou forçar alguma coisa na TR4 se usar a reduzida 4x2 ou reduzida debloqueada eu duvido. Em situações de trilha o carro sofre muito mais.

E por ultimo pelo eu sei realmente a roda livre do TR4 é acionado por vacuo que por sua vez é uma solenoide que aciona, bem como o dono da pajero sport explicou tão bem. O detalhe é que pelo que eu li o sistema da TR4 funciona ao contrario da Sport e da Full. Quando o vacuo pifa(ou alquem desliga intencionalmente) o sistema engata a tração. Se pifar a solenoide ou estourar a mangueira voce não fica sem tração. Se é assim mesmo eu não sei mas é facil de descobrir, é so desconectar a mangueira com o carro ligado e ver o que acontece.

Voltando ao objetivo do tópico que é de subir uma ladeira, acho muito esforço pra pouco desafio. Sobe de 1a marcha 4x2 que vai.

Se não sobe é culpa do pneu. depois que eu tirei os BF e coloquei o Scorpion pra vender o carro, até rampa de shopping ta dificil de subir.

Abraço.

Usuário Avatar de eduardojunq
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Alfenas/MG
    Eu jamais sequer pensaria em fazer algo desse tipo .... Nao vejo problema nenhum em utilizar o dif central bloqueado dentro dos respectivos limites de qualquer veiculo com reduzida acionado. Penso que se essas foram as posicoes disponiveis pelo fabricantes, seria como procurar sarna para se coçar qualquer alteraçao nesse sentido.

Obrigado, Fernando, por sua opinião. Sim, você tem razão, com o diferencial central DESLIGADO uma das rodas pode ser submetida a um torque MAIOR do que se o diferencial central estivesse TRAVADO.

Porém, o maior torque possível é aquele equivalente ao escorregamento da roda no asfalto, que, acredito eu, é perfeitamente suportável pelo sistema mecânico.

Oi, Carlo. Obrigado pela opinião.

Dá para subir em 4x2 e 1a. marcha, porém, eu ultrapasso o limite de 10km/h no condomínio. O ideal é subir devagarinho na reduzida. Mas há curvas bem fechadas e a diferença de rotação do eixo dianteiro e traseiro faz o carro "amarrar".

Se eu puder desligar o lock do diferencial central, o diferencial vai equilibrar essas rotações da mesma maneira que faz com as duas rodas de um mesmo eixo.

Veja bem, eu não vou desmontar nada, nem substituir engrenagens ou qualquer outra gambiarra. Eu só quero poder ligar o 4x4 reduzido sem ter que travar o diferencial central. Isso devia ser uma opção que a própria Mitsubishi deveria oferecer nos seus veículos.

Usuário
    Entrada
    13/01/2013
    Local
    são paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Roberto Miglioli Ver Post
    Oi, Carlo. Obrigado pela opinião.

Dá para subir em 4x2 e 1a. marcha, porém, eu ultrapasso o limite de 10km/h no condomínio. O ideal é subir devagarinho na reduzida. Mas há curvas bem fechadas e a diferença de rotação do eixo dianteiro e traseiro faz o carro "amarrar".

Se eu puder desligar o lock do diferencial central, o diferencial vai equilibrar essas rotações da mesma maneira que faz com as duas rodas de um mesmo eixo.

Veja bem, eu não vou desmontar nada, nem substituir engrenagens ou qualquer outra gambiarra. Eu só quero poder ligar o 4x4 reduzido sem ter que travar o diferencial central. Isso devia ser uma opção que a própria Mitsubishi deveria oferecer nos seus veículos.
    Caro Roberto,

Sobre a Mitsubishi oferecer algo a mais ao consumidor tupiniquim, acho ser uma ilusão. O brasileiro não é respeitado, e não se da ao respeito. Certo, estava o Color quando disse que o carro nacional era uma carroça. Digo isto, porque as L200 fabricadas lá fora tem a opção do diferencial central na caixa de transferência, e ainda custa menos do que se cobra por aqui. E mais. Os preços que pagamos nas pecas aqui são muito superiores aos pagos em qualquer outro país. E nesta parte, não adianta culpar os impostos, pois o grande vilão são as empresas. O pós venda é outra piada de mal gosto. Duvido que no Japão o consumidor seja tratado da forma que os foristas relatam aqui.
    Sds.
    Fernando Pinheiro

É, Fernando, infelizmente você tem razão em todas as suas afirmações.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. tr4 desligando
      Por heliosilva77 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 25
      Última resposta: 14/08/2020, 08:35
    2. Cherokee desligando
      Por karrenato no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 12
      Última resposta: 21/03/2011, 16:55
    3. Tração em L desligando.
      Por calibralabor no fórum Suzuki
      Respostas: 4