x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21

Desligando o Lock central da TR4. É possível?

Amigos, é possível ligar a reduzida SEM ligar o lock no diferencial central da TR4? Apenas para alinhar os pensamentos, vamos recordar as posições da alavanca de tração e reduzida:

Posição 1 ==> 4x2, tração traseira apenas.
    Posição 2 ==> 4x4 com diferencial central livre.
    Posição 3 ==> 4x4 com diferencial central travado.
    Posição 4 ==> 4x4 reduzido com diferencial central travado.

Eu queria rodar com a 4x4 reduzida (posição 4), porém com o diferencial central LIVRE.

O meu condomínio tem ladeiras muito íngremes onde eu gostaria de usar a reduzida. Porém, por ser asfaltado, não posso por causa da diferença de rotação dos eixos dianteiro e traseiro. O asfalto não permite o escorregamento da roda e força muito o conjunto de transmissão.

No Samurai eu podia usar a reduzida porque as rodas-livres eram manuais. Eu ligava o 4x4 reduzido e não ligar as rodas-livres.

O ideal para mim é colocar um botão no painel para ligar/deligar o lock do diferencial central.

E aí? É possível? Alguém já fez isso? O acionamento do lock é mecânico ou eletrônico?
    Já fui Willys e Samurai. Hoje sou TR4

Usuário
    Entrada
    22/01/2013
    Local
    Brusque/SC
    Agradecimentos: 0
    Ola Robero.
    não sei lhe responder exatamente.
    Mas o acionamento da roda livre automatica na dianteira, acredito ser pneumatico, se for muito complicado impedir o lock da caixa central talvez seja mais simples impedir o acionamento do eixo dianteiro.
    Tambem não sei exatamente como fazer, mas fica a ideia.

Citação Postado originalmente por Roberto Miglioli Ver Post
    Amigos, é possível ligar a reduzida SEM ligar o lock no diferencial central da TR4? Apenas para alinhar os pensamentos, vamos recordar as posições da alavanca de tração e reduzida:

Posição 1 ==> 4x2, tração traseira apenas.
    Posição 2 ==> 4x4 com diferencial central livre.
    Posição 3 ==> 4x4 com diferencial central travado.
    Posição 4 ==> 4x4 reduzido com diferencial central travado.

Eu queria rodar com a 4x4 reduzida (posição 4), porém com o diferencial central LIVRE.

O meu condomínio tem ladeiras muito íngremes onde eu gostaria de usar a reduzida. Porém, por ser asfaltado, não posso por causa da diferença de rotação dos eixos dianteiro e traseiro. O asfalto não permite o escorregamento da roda e força muito o conjunto de transmissão.

No Samurai eu podia usar a reduzida porque as rodas-livres eram manuais. Eu ligava o 4x4 reduzido e não ligar as rodas-livres.

O ideal para mim é colocar um botão no painel para ligar/deligar o lock do diferencial central.

E aí? É possível? Alguém já fez isso? O acionamento do lock é mecânico ou eletrônico?
    Roberto, você não poderia simplesmente trocar as roda-livres automáticas por manuais? Após a troca, você pode deixar as roda-livres sempre engatadas, pois o consumo ficará muito semelhante ao dela original com roda-livre automática. Agora, esse tipo de uso tem que ser cauteloso.

Citação Postado originalmente por JoniS Ver Post
    Ola Robero.
    não sei lhe responder exatamente.
    Mas o acionamento da roda livre automatica na dianteira, acredito ser pneumatico, se for muito complicado impedir o lock da caixa central talvez seja mais simples impedir o acionamento do eixo dianteiro.
    Tambem não sei exatamente como fazer, mas fica a ideia.
    É uma boa idéia. Alguém pode dar uma opinião mais aprofundada sobre esse assunto?

Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    Roberto, você não poderia simplesmente trocar as roda-livres automáticas por manuais? Após a troca, você pode deixar as roda-livres sempre engatadas, pois o consumo ficará muito semelhante ao dela original com roda-livre automática. Agora, esse tipo de uso tem que ser cauteloso.
    Oi, Jorgão. Não, não é possível porque a TR4 não tem roda-livre.

Usuário Avatar de Giuberto
    Entrada
    24/06/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Roberto Miglioli Ver Post
    Oi, Jorgão. Não, não é possível porque a TR4 não tem roda-livre.
    Claro que tem Roberto.
    A solução é colocar roda-livres manuais. Mas, realmente acho que tem uma maneira de enganar a roda-livre automática, mas acho mais prático trocá-las.

Usuário Avatar de Giuberto
    Entrada
    24/06/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Detalhe, pra você usar a reduzida no seu condomínio você terá que manter velocidades muito baixas. Em 4x2 reduzido não dá pra abusar. E deixando diferencial central livre, usando a reduzida, acredito que terás grandes chances de ter problemas na t-case, já que o torque será muito maior e a o diferencial central da t-case foi projetado para rodar não reduzido. Não rodaria em 4x4 diferencial aberto e reduzido na tr4 em hipótese alguma.

Usuário
    Entrada
    13/01/2013
    Local
    são paulo/SP
    Meus caros,

Nao sei se a idéia de fazer o carro andar com reduzida no asfalto seria uma boa idéia, porém acredito ser possível deixar o 4x4 ligado e a roda livre acionada na posição livre.
    Nao lhe posso precisar como funciona na TR4, mas na Pajero Sport, a roda livre e acionada por um mecanismo a vácuo.
    Sao duas válvulas eletromagnéticas que funcionam da seguinte forma:
    a) Motor desligado: as válvulas estão desenergizadas, e portanto a roda livre esta acoplada;
    b) Motor ligado e carro em 4x2: as válvulas estão energizadas, e portanto a roda livre esta livre;
    c) Motor ligado e carro em 4x4: as válvulas estão desenergizadas, e portanto a roda livre fica acoplada.
    O mecanismo e feito de tal maneira que havendo falha de energia ou queima da válvula eletromagnética a roda livre fica acoplada.
    Entao, o que se precisa fazer e um sistema que ira alimentar as eletovalvulas quando o carro abstiver acoplado em 4x4.
    Caso se interesse em fazer, seria interessante usar um diodo para que a corrente não percorra o sentido inverso.
    Na Pajero Sport estas eletrovalvulas ficam no lado do passageiro, no cofre do motor, presa junto a caixa da roda. Elas aproveitam o vácuo do motor para fazer acoplar e desacoplar a roda livre.
    Espero ter colaborado.
    Abs.,
    Fernando Pinheiro

Citação Postado originalmente por Giuberto Ver Post
    Claro que tem Roberto.
    A solução é colocar roda-livres manuais. Mas, realmente acho que tem uma maneira de enganar a roda-livre automática, mas acho mais prático trocá-las.
    Tem roda livre?! Eu não sabia. Como não dá para ver então eu supus que não tinha. Eu não quero trocar as rodas originais e confesso que gostei da comodidade de ligar a tração sem precisar sair do carro e ligar a roda livre manualmente.

Se o acionamento do lock do diferencial central for eletrônico, não deve ser difícil colocar uma chave liga/desliga no cabo do sinal.

Citação Postado originalmente por Giuberto Ver Post
    Detalhe, pra você usar a reduzida no seu condomínio você terá que manter velocidades muito baixas. Em 4x2 reduzido não dá pra abusar. E deixando diferencial central livre, usando a reduzida, acredito que terás grandes chances de ter problemas na t-case, já que o torque será muito maior e a o diferencial central da t-case foi projetado para rodar não reduzido. Não rodaria em 4x4 diferencial aberto e reduzido na tr4 em hipótese alguma.
    Ah, sim, mas eu usaria sempre devagar. Mas a idéia é rodar no 4x4, porém, com o diferencial central livre para compensar a diferença de rotação entre eixo dianteiro e traseiro.

Citação Postado originalmente por Fernando Pinheiro Ver Post
    Meus caros,

Nao sei se a idéia de fazer o carro andar com reduzida no asfalto seria uma boa idéia, porém acredito ser possível deixar o 4x4 ligado e a roda livre acionada na posição livre.
    Nao lhe posso precisar como funciona na TR4, mas na Pajero Sport, a roda livre e acionada por um mecanismo a vácuo.
    Sao duas válvulas eletromagnéticas que funcionam da seguinte forma:
    a) Motor desligado: as válvulas estão desenergizadas, e portanto a roda livre esta acoplada;
    b) Motor ligado e carro em 4x2: as válvulas estão energizadas, e portanto a roda livre esta livre;
    c) Motor ligado e carro em 4x4: as válvulas estão desenergizadas, e portanto a roda livre fica acoplada.
    O mecanismo e feito de tal maneira que havendo falha de energia ou queima da válvula eletromagnética a roda livre fica acoplada.
    Entao, o que se precisa fazer e um sistema que ira alimentar as eletovalvulas quando o carro abstiver acoplado em 4x4.
    Caso se interesse em fazer, seria interessante usar um diodo para que a corrente não percorra o sentido inverso.
    Na Pajero Sport estas eletrovalvulas ficam no lado do passageiro, no cofre do motor, presa junto a caixa da roda. Elas aproveitam o vácuo do motor para fazer acoplar e desacoplar a roda livre.
    Espero ter colaborado.
    Abs.,
    Fernando Pinheiro
    Obrigado, Fernando. Ajudou, sim. Primeiramente vou estudar como tentar controlar o lock do diferencial central. Se não conseguir, vou tentar implementar a sua ídéia. Grande abraço.

Usuário
    Entrada
    13/01/2013
    Local
    são paulo/SP
    Valeu Roberto, mas pense se você não ira ter problemas mecânicos em forcar a ponta de eixo, diferencial ou caixa de transferencia.
    Abs.

Fernando Pinheiro

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. tr4 desligando
      Por heliosilva77 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 25
      Última resposta: 14/08/2020, 08:35
    2. Cherokee desligando
      Por karrenato no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 12
      Última resposta: 21/03/2011, 16:55
    3. Tração em L desligando.
      Por calibralabor no fórum Suzuki
      Respostas: 4