Pessoal:

Tenho uma TR4 AT 2010 e tenho notado que depois uma frenagem brusca, após o veículo parar totalmente, a transmissão fica "desengatada". Mesmo estando em "D" parece que está em "N" e o veículo não sai do lugar. Ela demora uns 5 segundos para "perceber" que está em "D" e, depois disso, engata normalmente.

Quando essa situação ocorre não adianta colocar em nem e m "L", o resultado é o mesmo: 5 segundos depois ela engata.

Isso geralmente não causa problema, pois as paradas geralmente duram mais que os 5 segundos. Mas ocorre frequentemente de ter de arrancar com o veículo antes disso e aí fico em uma situação complicada.

No contexto dessa situação, após engrenar a primeira marcha, já percebi que a transmissão "estica" essa primeira marcha e só depois de uma desaceleração significativa é que ela joga a segunda marcha.

Depois tudo volta à normalidade, até a ocorrência de uma nova parada brusca.

Detalhe: isso só acontece se o carro parar. Se ele continuar em movimento, por mínimo que seja, a "anormalidade" descrita não se apresenta.

Enfim, queria saber se isso é um comportamento normal da transmissão, para protegê-la de uma desaceleração brusca, ou se é defeito mesmo.