“Sistema de controle de tração e estabilidade ativa (ASTC)”
Colegas,
Já li sobre o assunto no fórum e na Internet, também li e reli o manual, mas ainda não estou 100% entendido do assunto e tive um problema recentemente. Vejam:
Em relação ao Mitsubishi Pajero Full 3.2 DiD 2008/2008:
Segundo o manual do proprietário (capítulo 5) na parte sobre o “Sistema de controle de tração e estabilidade ativa (ASTC)” (página 5-45):
Controle de Estabilidade:
- O “Controle de estabilidade ativa” (ASC) é automaticamente ativado quando a ignição é colocada em “ON”
- O ASC pode ser desligado apertando-se o interruptor “ASC OFF” com o veículo parado (embora o Manual cite parado acho que é até 40km/h)
- Para reativar a função ASC é só apertar novamente o interruptor “ASC OFF”
- Quando a opção “4LLc” é ativada o ASC é desligado automaticamente
- Quando o veículo estiver em neve ou lama o ASC pode ser manualmente desligado, o que auxiliará na tração do veículo
- Se o veículo atingir 120km/h e o ASC estiver desativado o mesmo será automaticamente ativado
- “O sistema de controle de estabilidade ativa foi projetado para aumentar a estabilidade do veículo em condições escorregadias ou durante mudanças rápidas de direção.” Ele atua na potência do motor e no freio de cada uma das rodas.
- A luz “ASC OFF” no painel de instrumentos indica que o sistema não está funcionando.
- A luz com “um carro escorregando” indica que o sistema está funcionando naquele momento.
Sistema de Controle de Tração:
- “O sistema de controle de tração ativa mantém a tração em rodovias escorregadias através do controle automático da saída do motor e aplicando os freios de maneira que as rodas são impedidas de derrapar”.
- Ele é automaticamente ligado quando a ignição é colocada em “ON”.
- Ele não pode ser manualmente desligado.
- A luz com um carro escorregando indica que o sistema está funcionando naquele momento, a(s) luz(es) da(s) roda(s) que est(á)ão sendo trabalhada(s) também piscará(ão).
Então resumindo meus “entendimentos”:
- Entendo que o sistema de estabilidade pode ser manualmente desligado e o de tração não. Entendo que o sistema de estabilidade seria mais atuante e velocidades maiores e curvas e o sistema de tração em saídas com piso escorregadio, lama, neve, e outras situações com perda de aderência (mesmo em alta velocidade).
- Mas aí não entendo porque posso desligar o controle de estabilidade e não o de tração, não deveria ser o contrário?
- Porque o modo 4LLc desabilita o sistema de controle de estabilidade e não o de tração, não deveria ser o contrário?
- Quando estou com o carro parado no asfalto sobre brita e preciso sair rápido (por exemplo ao adentrar em uma rodovia) o sistema que atua é o de tração pois vejo as luzes com o carro escorregando e a roda corrigida se acendendo no painel, nesse momento o motor dá aquela “diminuída” e o carro se estabiliza, até aí tudo bem, porém se antes de fazer isso eu desligo o “sistema de controle estabilidade” o carro se comporta como as camionetes antigas (sem esses sistemas) dá aquela rabeada na traseira e logo logo se acerta, sem qualquer intervenção dos sistemas. Mas se eu desliguei foi o controle da estabilidade e quem atua nesse caso é o de tração, então não entendo.
Assim, agradeço a quem puder me ajudar a completar meu entendimento sobre o assunto, pois confesso que quando acho que estou entendendo vejo que nada está batendo.
Aproveito para relatar um caso ocorrido e perguntar se alguém já passou por isso:
Há algumas semanas eu estava fazendo um viagem com bastante chuva, eu estava em modo 2H, média de 110km/h, depois de cerca de 120km rodados acenderam as luzes “ASC OFF” e a do “carro escorregando”, ou seja falha no sistema ASTC. Continuei rodando até que aos 270 km parei em um posto, desliguei o veículo e saí, ao retornar, liguei a ignição e estava tudo bem. Cerca de 50km depois, a chuva continuava, as luzes se acenderam novamente e assim permaneceram por mais 220km, quando findei essa viagem.
No outro dia estava tudo normal, rodei alguns dias na cidade, tudo normal, não tinha CCS na cidade, então retornei os 540 km com tudo normal (sem chuva), rodei mais algumas semanas na cidade tudo normal, repeti essa viagem e mais 1300km rodados e estava tudo normal.
Logo penso: deve ter sido a água da chuva (enxurrada do asfalto) que molhou alguma central ou conector do sistema, então pergunto se vocês sabem onde ficam esse componentes e se alguém já passou por isso.
Obrigado e desculpem pelo longo post.
Gilson
Controle de Estabilidade Pajero Full - Socorro !!!!
Pessoal,
já dura quase 2 anos minha peregrinação em busca de uma solução para o meu problema...
Ao dar uma volta com o carro, a luz do sistema de estabilidade (ASC) se acende e permanece em off. Já passei scanner, já passei em 4 css mitsubishi e nada !! ninguém sabe explicar e solucionar isso.
se alguém já passou por isso , pelo amor de Deus, me ajuda, porque gosto muito do meu carro, mas já estou ficando esgotado, e vou acabar vendendo.
Obrigado.