Prezados,

Há algumas semanas eu havia comprado os o'rings em vitton para substituir os o'rings nitrílicos originais do pino intermediário da caixa de transferência, pois existe um vazamento (de série, hehehe) ali.

No entanto, por se tratar de um procedimento não muito simples, fui deixando para depois... E acho que eu não faria essa troca tão cedo se eu não tivesse verificado a mer%# do nível de óleo da caixa de transferência hoje. Fiz a troca desse óleo em outubro, antes de ir para o encontro em Rio do Sul, e desde lá eu verifiquei o mesmo uma única vez. Hoje, ao fazer isso novamente, constatei um nível de óleo entre 2 e 3cm abaixo do nível correto.

Fiquei muito brabo com essa porcaria! Dois retentores de R$ 2,00 colocam em risco uma caixa de R$ 4000,00! Estupidez é pouca... Tá certo, eu tenho a minha parcela de culpa por saber do vazamento e não ter verificado o nível com mais frequência... Mas e quanto àqueles proprietários de Defender que não tem paciência, ferramentas e conhecimento necessário para fazer a conferência desse óleo? Ficam como? Tenho certeza que a LR Brasil não vai cobrir isso em garantia, seja qual for a situação...

Antes eu tinha receio de fazer bobagem ao tentar fazer a troca dos o'rings. Agora eu vejo que a pior coisa é deixar a caixa do jeito que está e acabar estragando tudo lá dentro por ter rodado com pouco ou nenhum óleo.

Sendo assim, inicio este tópico para que todos acompanhem e me ajudem com esse procedimento.

Sei que existe muito material disponível (e disperso) no fórum e na web, então vou tentar reunir e sintetizar aqui os materiais e procedimentos para fazer essa troca, sempre acompanhado de muitas fotos!

Para começar, penso em três maneiras distintas para fazer a troca:

1- Baixar a caixa de transferência, de marchas e caixa seca. Separar e fazer a troca. (aqui eu aproveitaria para conferir o estado da embragem e garfo) Tem a desvantagem de ser o mais "invasivo" de todos os métodos...

2- Afastar a caixa de transferência da caixa de marcha, sem baixá-las, e fazer a troca.

3- Tentar fazer a troca sem remover ou afastar as caixas, apenas movendo o pino o suficiente para fazer a troca dos o'rings. Não sei se dá para fazer assim e o espaço é beeem apertado, mas se for possível será o jeito mais fácil por não ter que remover cardan, tambor de freio de mão, usar pinos guia, etc...

Enquanto eu vou pesquisando sobre os métodos para fazer a troca, agradeço imensamente por toda e qualquer ajuda dos colegas!

E para iniciar bem, nada melhor do que algumas fotos:

-13122011207.jpg-13122011209.jpg-13122011210.jpg-13122011211.jpg

Nas duas primeiras um dos lados do fatídico pino intermediário. Na terceira a meleca que é a caixa e na última os retentores em vitton (comprei 5 de cada para garantir... hehehe).

Ao final do procedimento farei um DIY no capricho para resumir tudo!

Obrigado pela ajuda e grande abraço!