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Convex Datacenter
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  • #1
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    09/07/2012
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    a chave pra soltar a porca do rolamento e 52 de encaiche longa abraco

  • #2
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    Lucar,

    O retentor do cubo da roda é o FTC4785 e do semi eixo o FTC3276 ou SABO 02984BRG.

    Abraço,

    Ary
    Defender110 2004

  • #3
    Usuário Avatar de Miecz
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    17/08/2009
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    Amigos
    Alguém já utilizou alguma capa substituta para a FTC5414 HUB CAP ? Pesquisei e verifiquei que a maioria dos veiculos utiliza uma calotinha metálica. Será que há algum outro veículo que use esta capinha de borracha, que pudesse ser adaptada na LR?
    Defender 110 - 2003

  • #4
    Usuário Avatar de lucar
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    04/01/2012
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    MIecz.

    Se tiver uma delas ainda na roda, tira e leva em loja de implementos agricola que pode ser que consiga algo semelhante. Eu não sei ao certo se existe algum veiculo que use igual!

    Mk Land e Ary Nunes.

    Muito obrigado pelas informações. Já anotei e vou providenciar a chave e os retentores e assim que der farei a troca. Vou comprar logo umas pastilhas de freio pois as desta roda estão contaminadas com óleo. assim faço um serviço só!

    Valeu!
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"
    PU2UVB QAP 146.000mhz / PX2L0880 QAP CANAL 16

  • #5
    Usuário Avatar de Miecz
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    Obrigado, Lucar.
    Abçs
    Defender 110 - 2003

  • #6
    Hummm...

    Sei que tem um retentor do meu cubo traseiro que não está legal. Antes de trocar os semi-eixos pelos Ensimec, havia um pequeno vazamento pela ponta de eixo e depois de uma trilha com bastante água verifiquei a contaminação do EP90. Creio que a água tenha ingressado no diff por algum retentor, já que está não era funda o suficiente para entrar pelo respiro.

    Enfim, o negócio é desmontar pra ver como vão as vedações do cubo e para fazer a devida lubrificação dos rolamentos.

    Ainda estou estudando o processo e comprando as peças/suprimentos necessários. Até o momento comprei os seguintes itens:

    1- Retentor do semi-eixo traseiro FTC5268 (não tinha o genuíno, então fui forçado a comprar um Bearmach...) R$ 14,00
    2- Arruela trava porca do cubo FTC3179 (aquelas que são amassadas - comprei caso julgue necessário trocar, pois pretendo reaproveitar as originais se estejam boas) R$ 9,00
    3- Chave soquete para soltar a porca do cubo BA3039 R$ 90,00
    4- Pote de graxa Molycote com Bissulfeto de Molibdênio 1 kg por R$ 55,00

    Vazando Graxa na roda Traseira Defender 110-dscn1942_1706.jpg

    Ainda falta comprar um tubo de Loctite 598 black, para aplicar ao recolocar o flange do semi-eixo.

    Pergunto: é necessário trocar as porcas do cubo ou posso reaproveitar as que ali estão? Alguma outra dica de item/suprimento para comprar?

    Ainda quero estudar melhor o processo de pré-carga dos rolamentos. Tem a dica do Clemente no post #4 e eu li em algum lugar sobre testar o aquecimento dos cubos com a mão após pegar uma boa estrada. Também tem aquele teste de fazer um "8" com o jipe e depois testar o freio. Caso este tenha descido (ou seria subido!? hehehe) é sinal de folga no aperto dos cubos...

    Dicas sobre a pré-carga, teste de rolamento (para saber se estão bons) ou qualquer outro item relacionado serão muito bem vindas!

    Depois de executar o serviço coloco as fotos com descrições aqui!

    Muito obrigado pela ajuda!

    Grande abraço!

  • #7
    Google + palavras chaves =



    Esse vídeo já explica quase tudo que é preciso saber... hehehe

    Abraços!

  • #8
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    21/05/2008
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    Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Google + palavras chaves =
    Essa é uma poderosa combinação!!!

    Pena que muitos tenham preguiça de usa-la!!!

    []´s
    Rafael
    "Tenha talento, trabalhe como um condenado, sue sangue, e você conseguirá tudo sem esforço." -Humberto Gessinger

  • #9
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Agradecimentos: 6
    Gus,

    provavelmente o seu Defender já tem os cubos "new style", ou seja, a folga do rolamento é determinada por um espaçador fixo, um tubo não-deformável localizado entre ambos os cones dos rolamentos. Não tem ajuste, você senta a mão na chave e pronto.

    Agora, e se tiver folga? Você vai precisar substituir o espaçador por um outro mais curto, existem uns 6 espaçadores para o cubo, seguindo esta tabela da LR:

    Vazando Graxa na roda Traseira Defender 110-screen-shot-2012-11-07-11.26.55.png

    Estes são os espaçadores:

    BLACK SPACER 15mm TOF100050
    BLUE SPACER 15.2mm TOF100030
    PURPLE SPACER 15.5mm TOF100000
    RED SPACER 15.3mm TOF100020
    YELLOW SPACER 15.4mm TOF100010
    GREEN SPACER 15.1mm TOF100040
    WHITE SPACER 14.9mm TOF100060


    O que muitos fazem, é jogar fora o espaçador e ajustar a folga à moda antiga (old style), com porca e contra-porca, e anél deformável para travar as porcas. Segue lista, por cubo:

    1x FTC3179 HUB LOCKING WASHER (você amassa para travar as porcas)
    1x FTC5241 SPACER FOR HUB NUTS RRC/DIS/DEF (coloca entre a primeira porca e o rolamento)
    2x FRC8700 WHEEL BEARING LOCK NUT ALL VEHICLES (porcas, duas por cubo)

    Eu não curto muito o old style, pois eventualmente os cones podem correr sobre o cubo (stub axle) e assim a longo prazo gerarem uma folga que termina por render terrível shime e condenam os stub axles, que custam uma pequena fortuna.

    Eu curto o melhor dos dois styles: porcas e contra-porcas com o spacer.

    Outra coisa, estas chaves de cubo costumam amassar com facilidade. Detonamos duas tentando abrir a porca do rolamento do 110 do Fábio. Terminei soltando na talhadeira, foi a melhor maneira. Agora quero comprar um canhão profundo 52mm encaixe 3/4 para evitar as marteladas. Mas só achei na gringa e custam uma graninha + o frete.

    Abs

    Clemente

    Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Hummm...

    Sei que tem um retentor do meu cubo traseiro que não está legal. Antes de trocar os semi-eixos pelos Ensimec, havia um pequeno vazamento pela ponta de eixo e depois de uma trilha com bastante água verifiquei a contaminação do EP90. Creio que a água tenha ingressado no diff por algum retentor, já que está não era funda o suficiente para entrar pelo respiro.

    Enfim, o negócio é desmontar pra ver como vão as vedações do cubo e para fazer a devida lubrificação dos rolamentos.

    Ainda estou estudando o processo e comprando as peças/suprimentos necessários. Até o momento comprei os seguintes itens:

    1- Retentor do semi-eixo traseiro FTC5268 (não tinha o genuíno, então fui forçado a comprar um Bearmach...) R$ 14,00
    2- Arruela trava porca do cubo FTC3179 (aquelas que são amassadas - comprei caso julgue necessário trocar, pois pretendo reaproveitar as originais se estejam boas) R$ 9,00
    3- Chave soquete para soltar a porca do cubo BA3039 R$ 90,00
    4- Pote de graxa Molycote com Bissulfeto de Molibdênio 1 kg por R$ 55,00

    Vazando Graxa na roda Traseira Defender 110-dscn1942_1706.jpg

    Ainda falta comprar um tubo de Loctite 598 black, para aplicar ao recolocar o flange do semi-eixo.

    Pergunto: é necessário trocar as porcas do cubo ou posso reaproveitar as que ali estão? Alguma outra dica de item/suprimento para comprar?

    Ainda quero estudar melhor o processo de pré-carga dos rolamentos. Tem a dica do Clemente no post #4 e eu li em algum lugar sobre testar o aquecimento dos cubos com a mão após pegar uma boa estrada. Também tem aquele teste de fazer um "8" com o jipe e depois testar o freio. Caso este tenha descido (ou seria subido!? hehehe) é sinal de folga no aperto dos cubos...

    Dicas sobre a pré-carga, teste de rolamento (para saber se estão bons) ou qualquer outro item relacionado serão muito bem vindas!

    Depois de executar o serviço coloco as fotos com descrições aqui!

    Muito obrigado pela ajuda!

    Grande abraço!
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #10
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Gus,

    provavelmente o seu Defender já tem os cubos "new style", ou seja, a folga do rolamento é determinada por um espaçador fixo, um tubo não-deformável localizado entre ambos os cones dos rolamentos. Não tem ajuste, você senta a mão na chave e pronto.

    Agora, e se tiver folga? Você vai precisar substituir o espaçador por um outro mais curto, existem uns 6 espaçadores para o cubo, seguindo esta tabela da LR:

    Vazando Graxa na roda Traseira Defender 110-screen-shot-2012-11-07-11.26.55.png

    Estes são os espaçadores:

    BLACK SPACER 15mm TOF100050
    BLUE SPACER 15.2mm TOF100030
    PURPLE SPACER 15.5mm TOF100000
    RED SPACER 15.3mm TOF100020
    YELLOW SPACER 15.4mm TOF100010
    GREEN SPACER 15.1mm TOF100040
    WHITE SPACER 14.9mm TOF100060


    O que muitos fazem, é jogar fora o espaçador e ajustar a folga à moda antiga (old style), com porca e contra-porca, e anél deformável para travar as porcas. Segue lista, por cubo:

    1x FTC3179 HUB LOCKING WASHER (você amassa para travar as porcas)
    1x FTC5241 SPACER FOR HUB NUTS RRC/DIS/DEF (coloca entre a primeira porca e o rolamento)
    2x FRC8700 WHEEL BEARING LOCK NUT ALL VEHICLES (porcas, duas por cubo)

    Eu não curto muito o old style, pois eventualmente os cones podem correr sobre o cubo (stub axle) e assim a longo prazo gerarem uma folga que termina por render terrível shime e condenam os stub axles, que custam uma pequena fortuna.

    Eu curto o melhor dos dois styles: porcas e contra-porcas com o spacer.

    Outra coisa, estas chaves de cubo costumam amassar com facilidade. Detonamos duas tentando abrir a porca do rolamento do 110 do Fábio. Terminei soltando na talhadeira, foi a melhor maneira. Agora quero comprar um canhão profundo 52mm encaixe 3/4 para evitar as marteladas. Mas só achei na gringa e custam uma graninha + o frete.

    Abs

    Clemente
    Grande Clemente!

    Sempre uma aula nos teus posts! Muito obrigado pelas respostas e dicas!

    Depois que tu falou desses cubos 'new style' que não tem ajuste de folga, lembrei que o primeiro mecânico do Land, ao apertar uma folga na porca do cubo dianteiro (estava com shimmy), me comentou que no cubo do meu jipe não havia ajuste. De qualquer maneira, a dica é simples: 1 porca = cubo novo, sem ajuste. 2 porcas = cubo antigo, com ajuste.

    Agora estou realmente tentado a fazer esse upgrade no jipe: colocar porca e contra porca no lugar da única porca original. Como eu quero abrir todos os cubos para lubrificar o rolamento, só teria o custo das porcas. Vamos ver quanto sai a brincadeira, pois tô juntando as moedinhas para fazer a carreteira austral em janeiro! Uhuuu! hehehe

    Realmente a chave da porca do cubo não inspira muita confiança. Também queria ter comprado o cachimbo com encaixe (tem na paddock), pois assim dá pra usar o torquímetro. Mas como tu disse custa uma pequena grana + frete + impostos...

    Acho que já sei tudo que precisava saber. Agora é botar a mão na graxa! Depois colocos fotos aqui!

    Muito obrigado a todos pelas dicas!

    Grande abraço!

  • #11
    Usuário Avatar de Djalma Inoue
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    Uma perguntinha para os meus amigos, a chave soquete 52 mm não serve? Só da a longa? Esta da foto abaixo não é curta? e foi pago 90,00 por esta chave que esta na foto abaixo?

    É só uma dúvida rsrsrs
    4X4 Brasil
    Djalma Inoue
    Jesus te ama e eu também, pense nisso.
    Land Defender 110 - 2005

  • #12
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    Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Hummm...

    Sei que tem um retentor do meu cubo traseiro que não está legal. Antes de trocar os semi-eixos pelos Ensimec, havia um pequeno vazamento pela ponta de eixo e depois de uma trilha com bastante água verifiquei a contaminação do EP90. Creio que a água tenha ingressado no diff por algum retentor, já que está não era funda o suficiente para entrar pelo respiro.

    Enfim, o negócio é desmontar pra ver como vão as vedações do cubo e para fazer a devida lubrificação dos rolamentos.

    Ainda estou estudando o processo e comprando as peças/suprimentos necessários. Até o momento comprei os seguintes itens:

    1- Retentor do semi-eixo traseiro FTC5268 (não tinha o genuíno, então fui forçado a comprar um Bearmach...) R$ 14,00
    2- Arruela trava porca do cubo FTC3179 (aquelas que são amassadas - comprei caso julgue necessário trocar, pois pretendo reaproveitar as originais se estejam boas) R$ 9,00
    3- Chave soquete para soltar a porca do cubo BA3039 R$ 90,00
    4- Pote de graxa Molycote com Bissulfeto de Molibdênio 1 kg por R$ 55,00

    Vazando Graxa na roda Traseira Defender 110-dscn1942_1706.jpg

    Ainda falta comprar um tubo de Loctite 598 black, para aplicar ao recolocar o flange do semi-eixo.

    Pergunto: é necessário trocar as porcas do cubo ou posso reaproveitar as que ali estão? Alguma outra dica de item/suprimento para comprar?

    Ainda quero estudar melhor o processo de pré-carga dos rolamentos. Tem a dica do Clemente no post #4 e eu li em algum lugar sobre testar o aquecimento dos cubos com a mão após pegar uma boa estrada. Também tem aquele teste de fazer um "8" com o jipe e depois testar o freio. Caso este tenha descido (ou seria subido!? hehehe) é sinal de folga no aperto dos cubos...

    Dicas sobre a pré-carga, teste de rolamento (para saber se estão bons) ou qualquer outro item relacionado serão muito bem vindas!

    Depois de executar o serviço coloco as fotos com descrições aqui!

    Muito obrigado pela ajuda!

    Grande abraço!
    Meu amigo, onde vc comprou essa chave??? Procurei aqui em Teresópolis e nem sinal. Tive que usar a velha chave-inglesa!
    O mesmo com a graxa. Usei graxa normal, mas como acho que apertei demais, pois ficou meio preso, vou refazer o serviço novamente e vou aproveitar para trocar.
    Abs.

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