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Vazando Graxa na roda Traseira Defender 110

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  • 06/11/2012, 20:25
    gustavoullmann
    1 Anexo(s)
    Hummm...

    Sei que tem um retentor do meu cubo traseiro que não está legal. Antes de trocar os semi-eixos pelos Ensimec, havia um pequeno vazamento pela ponta de eixo e depois de uma trilha com bastante água verifiquei a contaminação do EP90. Creio que a água tenha ingressado no diff por algum retentor, já que está não era funda o suficiente para entrar pelo respiro.

    Enfim, o negócio é desmontar pra ver como vão as vedações do cubo e para fazer a devida lubrificação dos rolamentos.

    Ainda estou estudando o processo e comprando as peças/suprimentos necessários. Até o momento comprei os seguintes itens:

    1- Retentor do semi-eixo traseiro FTC5268 (não tinha o genuíno, então fui forçado a comprar um Bearmach...) R$ 14,00
    2- Arruela trava porca do cubo FTC3179 (aquelas que são amassadas - comprei caso julgue necessário trocar, pois pretendo reaproveitar as originais se estejam boas) R$ 9,00
    3- Chave soquete para soltar a porca do cubo BA3039 R$ 90,00
    4- Pote de graxa Molycote com Bissulfeto de Molibdênio 1 kg por R$ 55,00

    Anexo 379418

    Ainda falta comprar um tubo de Loctite 598 black, para aplicar ao recolocar o flange do semi-eixo.

    Pergunto: é necessário trocar as porcas do cubo ou posso reaproveitar as que ali estão? Alguma outra dica de item/suprimento para comprar?

    Ainda quero estudar melhor o processo de pré-carga dos rolamentos. Tem a dica do Clemente no post #4 e eu li em algum lugar sobre testar o aquecimento dos cubos com a mão após pegar uma boa estrada. Também tem aquele teste de fazer um "8" com o jipe e depois testar o freio. Caso este tenha descido (ou seria subido!? hehehe) é sinal de folga no aperto dos cubos...

    Dicas sobre a pré-carga, teste de rolamento (para saber se estão bons) ou qualquer outro item relacionado serão muito bem vindas!

    Depois de executar o serviço coloco as fotos com descrições aqui!

    Muito obrigado pela ajuda!

    Grande abraço!
  • 06/11/2012, 23:20
    gustavoullmann
    Google + palavras chaves =

    http://www.youtube.com/watch?v=O4A9MTOOC60

    Esse vídeo já explica quase tudo que é preciso saber... hehehe

    Abraços!
  • 07/11/2012, 00:45
    Dinho_BH
    Amigos,

    Interessante aquela junta que ele coloca (ver em 3:15''). Acompanhei a troca do rolamento do Defender e, no lugar da junta, foi colocado apenas o silicone "black".

    Abraços.
  • 07/11/2012, 00:50
    rafaelfernandez
    Citação:

    Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Google + palavras chaves =

    Essa é uma poderosa combinação!!! :concordo:

    Pena que muitos tenham preguiça de usa-la!!! :parede:

    []´s
    Rafael
  • 07/11/2012, 11:34
    CGAUER
    1 Anexo(s)
    Gus,

    provavelmente o seu Defender já tem os cubos "new style", ou seja, a folga do rolamento é determinada por um espaçador fixo, um tubo não-deformável localizado entre ambos os cones dos rolamentos. Não tem ajuste, você senta a mão na chave e pronto.

    Agora, e se tiver folga? Você vai precisar substituir o espaçador por um outro mais curto, existem uns 6 espaçadores para o cubo, seguindo esta tabela da LR:

    Anexo 379543

    Estes são os espaçadores:

    BLACK SPACER 15mm TOF100050
    BLUE SPACER 15.2mm TOF100030
    PURPLE SPACER 15.5mm TOF100000
    RED SPACER 15.3mm TOF100020
    YELLOW SPACER 15.4mm TOF100010
    GREEN SPACER 15.1mm TOF100040
    WHITE SPACER 14.9mm TOF100060


    O que muitos fazem, é jogar fora o espaçador e ajustar a folga à moda antiga (old style), com porca e contra-porca, e anél deformável para travar as porcas. Segue lista, por cubo:

    1x FTC3179 HUB LOCKING WASHER (você amassa para travar as porcas)
    1x FTC5241 SPACER FOR HUB NUTS RRC/DIS/DEF (coloca entre a primeira porca e o rolamento)
    2x FRC8700 WHEEL BEARING LOCK NUT ALL VEHICLES (porcas, duas por cubo)

    Eu não curto muito o old style, pois eventualmente os cones podem correr sobre o cubo (stub axle) e assim a longo prazo gerarem uma folga que termina por render terrível shime e condenam os stub axles, que custam uma pequena fortuna.

    Eu curto o melhor dos dois styles: porcas e contra-porcas com o spacer.

    Outra coisa, estas chaves de cubo costumam amassar com facilidade. Detonamos duas tentando abrir a porca do rolamento do 110 do Fábio. Terminei soltando na talhadeira, foi a melhor maneira. Agora quero comprar um canhão profundo 52mm encaixe 3/4 para evitar as marteladas. Mas só achei na gringa e custam uma graninha + o frete.

    Abs

    Clemente

    Citação:

    Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Hummm...

    Sei que tem um retentor do meu cubo traseiro que não está legal. Antes de trocar os semi-eixos pelos Ensimec, havia um pequeno vazamento pela ponta de eixo e depois de uma trilha com bastante água verifiquei a contaminação do EP90. Creio que a água tenha ingressado no diff por algum retentor, já que está não era funda o suficiente para entrar pelo respiro.

    Enfim, o negócio é desmontar pra ver como vão as vedações do cubo e para fazer a devida lubrificação dos rolamentos.

    Ainda estou estudando o processo e comprando as peças/suprimentos necessários. Até o momento comprei os seguintes itens:

    1- Retentor do semi-eixo traseiro FTC5268 (não tinha o genuíno, então fui forçado a comprar um Bearmach...) R$ 14,00
    2- Arruela trava porca do cubo FTC3179 (aquelas que são amassadas - comprei caso julgue necessário trocar, pois pretendo reaproveitar as originais se estejam boas) R$ 9,00
    3- Chave soquete para soltar a porca do cubo BA3039 R$ 90,00
    4- Pote de graxa Molycote com Bissulfeto de Molibdênio 1 kg por R$ 55,00

    Anexo 379418

    Ainda falta comprar um tubo de Loctite 598 black, para aplicar ao recolocar o flange do semi-eixo.

    Pergunto: é necessário trocar as porcas do cubo ou posso reaproveitar as que ali estão? Alguma outra dica de item/suprimento para comprar?

    Ainda quero estudar melhor o processo de pré-carga dos rolamentos. Tem a dica do Clemente no post #4 e eu li em algum lugar sobre testar o aquecimento dos cubos com a mão após pegar uma boa estrada. Também tem aquele teste de fazer um "8" com o jipe e depois testar o freio. Caso este tenha descido (ou seria subido!? hehehe) é sinal de folga no aperto dos cubos...

    Dicas sobre a pré-carga, teste de rolamento (para saber se estão bons) ou qualquer outro item relacionado serão muito bem vindas!

    Depois de executar o serviço coloco as fotos com descrições aqui!

    Muito obrigado pela ajuda!

    Grande abraço!

  • 07/11/2012, 23:59
    gustavoullmann
    Citação:

    Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Gus,

    provavelmente o seu Defender já tem os cubos "new style", ou seja, a folga do rolamento é determinada por um espaçador fixo, um tubo não-deformável localizado entre ambos os cones dos rolamentos. Não tem ajuste, você senta a mão na chave e pronto.

    Agora, e se tiver folga? Você vai precisar substituir o espaçador por um outro mais curto, existem uns 6 espaçadores para o cubo, seguindo esta tabela da LR:

    Anexo 379543

    Estes são os espaçadores:

    BLACK SPACER 15mm TOF100050
    BLUE SPACER 15.2mm TOF100030
    PURPLE SPACER 15.5mm TOF100000
    RED SPACER 15.3mm TOF100020
    YELLOW SPACER 15.4mm TOF100010
    GREEN SPACER 15.1mm TOF100040
    WHITE SPACER 14.9mm TOF100060


    O que muitos fazem, é jogar fora o espaçador e ajustar a folga à moda antiga (old style), com porca e contra-porca, e anél deformável para travar as porcas. Segue lista, por cubo:

    1x FTC3179 HUB LOCKING WASHER (você amassa para travar as porcas)
    1x FTC5241 SPACER FOR HUB NUTS RRC/DIS/DEF (coloca entre a primeira porca e o rolamento)
    2x FRC8700 WHEEL BEARING LOCK NUT ALL VEHICLES (porcas, duas por cubo)

    Eu não curto muito o old style, pois eventualmente os cones podem correr sobre o cubo (stub axle) e assim a longo prazo gerarem uma folga que termina por render terrível shime e condenam os stub axles, que custam uma pequena fortuna.

    Eu curto o melhor dos dois styles: porcas e contra-porcas com o spacer.

    Outra coisa, estas chaves de cubo costumam amassar com facilidade. Detonamos duas tentando abrir a porca do rolamento do 110 do Fábio. Terminei soltando na talhadeira, foi a melhor maneira. Agora quero comprar um canhão profundo 52mm encaixe 3/4 para evitar as marteladas. Mas só achei na gringa e custam uma graninha + o frete.

    Abs

    Clemente

    Grande Clemente!

    Sempre uma aula nos teus posts! Muito obrigado pelas respostas e dicas!

    Depois que tu falou desses cubos 'new style' que não tem ajuste de folga, lembrei que o primeiro mecânico do Land, ao apertar uma folga na porca do cubo dianteiro (estava com shimmy), me comentou que no cubo do meu jipe não havia ajuste. De qualquer maneira, a dica é simples: 1 porca = cubo novo, sem ajuste. 2 porcas = cubo antigo, com ajuste.

    Agora estou realmente tentado a fazer esse upgrade no jipe: colocar porca e contra porca no lugar da única porca original. Como eu quero abrir todos os cubos para lubrificar o rolamento, só teria o custo das porcas. Vamos ver quanto sai a brincadeira, pois tô juntando as moedinhas para fazer a carreteira austral em janeiro! Uhuuu! hehehe

    Realmente a chave da porca do cubo não inspira muita confiança. Também queria ter comprado o cachimbo com encaixe (tem na paddock), pois assim dá pra usar o torquímetro. Mas como tu disse custa uma pequena grana + frete + impostos...

    Acho que já sei tudo que precisava saber. Agora é botar a mão na graxa! Depois colocos fotos aqui!

    Muito obrigado a todos pelas dicas!

    Grande abraço!
  • 26/11/2012, 23:55
    gustavoullmann
    Poutz! Deu mierda... hehehehe

    Juntei as peças, a graxa e as ferramentas. Tirei a roda, o semi-eixo e quando fui tirar a pinça de freio descobri que o parafuso que prende a mesma tem a cabeça estriada (estrela)! Como eu só tinha chaves de boca com esse tipo de encaixe, não foi possível soltar a desgraça do parafuso... (aliás, acredito que o mesmo seja um 1/2 polegada encaixe de 12 pinos, confere?)

    A solução foi remontar tudo sem conseguir completar o serviço... faz parte!

    Vou providenciar o soquete a na próxima vai! hehehe

    Pelo menos esse job serviu para verificar o estriado do semi-eixo Ensimec após 15k km: perfeitos! :D

    Grande abraço a todos!
  • 27/11/2012, 11:12
    GLMedina
    Citação:

    Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Hummm...

    Sei que tem um retentor do meu cubo traseiro que não está legal. Antes de trocar os semi-eixos pelos Ensimec, havia um pequeno vazamento pela ponta de eixo e depois de uma trilha com bastante água verifiquei a contaminação do EP90. Creio que a água tenha ingressado no diff por algum retentor, já que está não era funda o suficiente para entrar pelo respiro.

    Enfim, o negócio é desmontar pra ver como vão as vedações do cubo e para fazer a devida lubrificação dos rolamentos.

    Ainda estou estudando o processo e comprando as peças/suprimentos necessários. Até o momento comprei os seguintes itens:

    1- Retentor do semi-eixo traseiro FTC5268 (não tinha o genuíno, então fui forçado a comprar um Bearmach...) R$ 14,00
    2- Arruela trava porca do cubo FTC3179 (aquelas que são amassadas - comprei caso julgue necessário trocar, pois pretendo reaproveitar as originais se estejam boas) R$ 9,00
    3- Chave soquete para soltar a porca do cubo BA3039 R$ 90,00
    4- Pote de graxa Molycote com Bissulfeto de Molibdênio 1 kg por R$ 55,00

    Anexo 379418

    Ainda falta comprar um tubo de Loctite 598 black, para aplicar ao recolocar o flange do semi-eixo.

    Pergunto: é necessário trocar as porcas do cubo ou posso reaproveitar as que ali estão? Alguma outra dica de item/suprimento para comprar?

    Ainda quero estudar melhor o processo de pré-carga dos rolamentos. Tem a dica do Clemente no post #4 e eu li em algum lugar sobre testar o aquecimento dos cubos com a mão após pegar uma boa estrada. Também tem aquele teste de fazer um "8" com o jipe e depois testar o freio. Caso este tenha descido (ou seria subido!? hehehe) é sinal de folga no aperto dos cubos...

    Dicas sobre a pré-carga, teste de rolamento (para saber se estão bons) ou qualquer outro item relacionado serão muito bem vindas!

    Depois de executar o serviço coloco as fotos com descrições aqui!

    Muito obrigado pela ajuda!

    Grande abraço!

    Meu amigo, onde vc comprou essa chave??? Procurei aqui em Teresópolis e nem sinal. Tive que usar a velha chave-inglesa!
    O mesmo com a graxa. Usei graxa normal, mas como acho que apertei demais, pois ficou meio preso, vou refazer o serviço novamente e vou aproveitar para trocar.
    Abs.
  • 03/12/2012, 22:36
    gustavoullmann
    Citação:

    Postado originalmente por GLMedina Ver Post
    Meu amigo, onde vc comprou essa chave??? Procurei aqui em Teresópolis e nem sinal. Tive que usar a velha chave-inglesa!
    O mesmo com a graxa. Usei graxa normal, mas como acho que apertei demais, pois ficou meio preso, vou refazer o serviço novamente e vou aproveitar para trocar.
    Abs.

    Medina,

    Antes de mais nada, desculpe a demora na resposta!

    A chave da porca do cubo eu comprei direto da Bearmach, paguei mais ou menos R$ 90. Contudo é possível encontrar a mesma chave por muuuuito menos nas lojas da inglaterra, ou então comprar uma reforçada com encaixe para catracas/torquímetros. O problema é o tempo que demora para chegar aqui...

    A graxa eu pesquisei por Molycote e encontrei um distribuidor aqui em poa, fui lá e comprei. Em se tratando da dificuldade de acesso e mão de obra envolvida, acho que usar a graxa correta se justifica nesse caso... heheheh

    Outra coisa, no meu post anterior eu perguntava se a cabeça do parafuso que prende a pinça de freio era um estrela 1/2 polegada, e agora eu tenho a confirmação disso. Comprei o soquete e serviu certinho!

    Agora é só arrumar tempo no meio dessa correria de final de ano e finalmente fazer o serviço!

    Espero ter ajudado!

    Grande abraço a todos!
  • 18/01/2013, 01:18
    Djalma Inoue
    Uma perguntinha para os meus amigos, a chave soquete 52 mm não serve? Só da a longa? Esta da foto abaixo não é curta? e foi pago 90,00 por esta chave que esta na foto abaixo?

    É só uma dúvida:screwy: rsrsrs:mrgreen:
  • 18/01/2013, 01:21
    Djalma Inoue
    Uma perguntinha para os meus amigos, a chave soquete 52 mm não serve? Só da a longa? Esta da foto abaixo não é curta? e foi pago 90,00 por esta chave que esta na foto abaixo?

    É só uma dúvida:screwy: rsrsrs:mrgreen:


    http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...quote_icon.png Postado originalmente por gustavoullmann http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...post-right.png
    Hummm...

    Sei que tem um retentor do meu cubo traseiro que não está legal. Antes de trocar os semi-eixos pelos Ensimec, havia um pequeno vazamento pela ponta de eixo e depois de uma trilha com bastante água verifiquei a contaminação do EP90. Creio que a água tenha ingressado no diff por algum retentor, já que está não era funda o suficiente para entrar pelo respiro.

    Enfim, o negócio é desmontar pra ver como vão as vedações do cubo e para fazer a devida lubrificação dos rolamentos.

    Ainda estou estudando o processo e comprando as peças/suprimentos necessários. Até o momento comprei os seguintes itens:

    1- Retentor do semi-eixo traseiro FTC5268 (não tinha o genuíno, então fui forçado a comprar um Bearmach...) R$ 14,00
    2- Arruela trava porca do cubo FTC3179 (aquelas que são amassadas - comprei caso julgue necessário trocar, pois pretendo reaproveitar as originais se estejam boas) R$ 9,00
    3- Chave soquete para soltar a porca do cubo BA3039 R$ 90,00
    4- Pote de graxa Molycote com Bissulfeto de Molibdênio 1 kg por R$ 55,00

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...753541&thumb=1

    Ainda falta comprar um tubo de Loctite 598 black, para aplicar ao recolocar o flange do semi-eixo.

    Pergunto: é necessário trocar as porcas do cubo ou posso reaproveitar as que ali estão? Alguma outra dica de item/suprimento para comprar?

    Ainda quero estudar melhor o processo de pré-carga dos rolamentos. Tem a dica do Clemente no post #4 e eu li em algum lugar sobre testar o aquecimento dos cubos com a mão após pegar uma boa estrada. Também tem aquele teste de fazer um "8" com o jipe e depois testar o freio. Caso este tenha descido (ou seria subido!? hehehe) é sinal de folga no aperto dos cubos...

    Dicas sobre a pré-carga, teste de rolamento (para saber se estão bons) ou qualquer outro item relacionado serão muito bem vindas!

    Depois de executar o serviço coloco as fotos com descrições aqui!

    Muito obrigado pela ajuda!

    Grande abraço!
  • 18/01/2013, 12:59
    GLMedina
    Eu acabei mandando fazer a chave no torneiro. Sob medida. Custou 40 pratas!:mrgreen:
    Ajudou muito!
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