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  • #1
    Usuário Avatar de gtbr88
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    Vazando Graxa na roda Traseira Defender 110




    Ola gostaria de uma ajuda, a roda traseira esquerda da minha 110 apareceu cheia de uma graxa escura , parece que vazou pelo centro da roda em um rachado naquela capinha central oque sera que aconteceu ? onde sao os pontos que devo colocar mais graxa ? obrigado

  • #2
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    Esta graxa é proveniente dos rolamentos do cubo de roda.

    Porém mesmo sem a capinha (FTC5414 HUB CAP), a graxa não deveria sair. Sugiro que inspecione o retentor do semi eixo, que separa o óleo do diferencial e cubo. Se a graxa estiver líquida, é sinal de contaminação. Não chega ser um problema, pois a lubrificação dos rolamentos está garantida, mas se o retentor do cubo falhar, a meleca vai parar no disco de freio, aí a coisa fica feia.

    Abraços

    Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #3
    Usuário Avatar de gtbr88
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    Clemente muito obrigado por sua ajuda.
    Na verdade esta vazando uma graxa marrom, tem concistencia de graxa mesmo,
    complicado para trocar esse retentor ?
    como faco para lubrificar esse cubo que ta vazando ?
    obrigado
    Giuliano

  • #4
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    Giuliano,

    trocar o retentor é ± chato. A graxa marrom é sinal de mistura entre óleo e a graxa.

    Normalmente o rententor estraga porque existe muita folga entre a tulipa e o semi-eixo, e assim o semi-eixo passa a apoiar e vibrar sobre o retentor.

    Certifique-se que a meleca é mesmo óleo + graxa. O cheiro do óleo do diferencial é inconfundível. Pode ser também contaminação por água (difícil).

    Você pode limpar o cubo sem desmontar as pistas dos rolamentos. Use um solvente qualquer. Seque, aplique uma graxa boa ( minha favorita é Molycote) e monte tudo novamente.

    Como trocar o retentor (resumido):

    1) com a roda levantada, solte os 5 parafusos 17mm que seguram a tulipa+semi eixo. Com o freio de mão travado, vire a roda, rompendo assim a junta. Saque o semi eixo.

    2) solte a pinça de freio, deixando-a de lado.

    3) desmonte a poca do cubo de roda.

    4) com cuidado saque o cubo + disco.

    5) finalmente chegou ao ponto de desmontar o "stub axle", tubo que suporta os rolamentos. Atrás dele fica o rententor.

    6) retire o retentor velho, coloque o novo e monte tudo na ordem inversa.

    7) aperte o cubo com cuidado, girando-o e sempre sentindo com a mão, até que perceba que ele passa a girar com um pouco mais de resistência, porém nunca demais. Utilize uma porca nova e a amasse para travar a porca.

    siga os manuais LR (Workshop Manual página 117 > ):

    Manuais do Defender / PDF

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por gtbr88 Ver Post
    Clemente muito obrigado por sua ajuda.
    Na verdade esta vazando uma graxa marrom, tem concistencia de graxa mesmo,
    complicado para trocar esse retentor ?
    como faco para lubrificar esse cubo que ta vazando ?
    obrigado
    Giuliano
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

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  • #5
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    Boa tarde, Clemente
    Qual o código da graxa Molykote mais adequada para os rolamentos das rodas?
    Abçs
    Defender 110 - 2003

  • #6
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    e isso mesmo que o nosso amigo falou retentor tem que desmontar rolamento e cubo de roda pra trocar e principalmente lavar tudo abracos

  • #7
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    Qual o tamanho da chave para soltar o parafuso (trava) que segura o rolamento no eixo?? Antes de desmontar tudo aqui para limpeza, checagem e lubrificação queria ter as ferramentas todas em mão.

    O retentor dessa minha mesma roda esta danificado e terei que fazer a troca do mesmo! Qual o retentor (numero??) que devo comprar (D110 ano 2000).

    Já vou aproveitar para checar / lubrificar as outras 3 rodas!
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"
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  • #8
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    a chave pra soltar a porca do rolamento e 52 de encaiche longa abraco

  • #9
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    Lucar,

    O retentor do cubo da roda é o FTC4785 e do semi eixo o FTC3276 ou SABO 02984BRG.

    Abraço,

    Ary
    Defender110 2004

  • #10
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    Amigos
    Alguém já utilizou alguma capa substituta para a FTC5414 HUB CAP ? Pesquisei e verifiquei que a maioria dos veiculos utiliza uma calotinha metálica. Será que há algum outro veículo que use esta capinha de borracha, que pudesse ser adaptada na LR?
    Defender 110 - 2003

  • #11
    Usuário Avatar de lucar
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    MIecz.

    Se tiver uma delas ainda na roda, tira e leva em loja de implementos agricola que pode ser que consiga algo semelhante. Eu não sei ao certo se existe algum veiculo que use igual!

    Mk Land e Ary Nunes.

    Muito obrigado pelas informações. Já anotei e vou providenciar a chave e os retentores e assim que der farei a troca. Vou comprar logo umas pastilhas de freio pois as desta roda estão contaminadas com óleo. assim faço um serviço só!

    Valeu!
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
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  • #12
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    Obrigado, Lucar.
    Abçs
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