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  • #1
    Usuário Avatar de gtbr88
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    Vazando Graxa na roda Traseira Defender 110




    Ola gostaria de uma ajuda, a roda traseira esquerda da minha 110 apareceu cheia de uma graxa escura , parece que vazou pelo centro da roda em um rachado naquela capinha central oque sera que aconteceu ? onde sao os pontos que devo colocar mais graxa ? obrigado

  • #2
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    Esta graxa é proveniente dos rolamentos do cubo de roda.

    Porém mesmo sem a capinha (FTC5414 HUB CAP), a graxa não deveria sair. Sugiro que inspecione o retentor do semi eixo, que separa o óleo do diferencial e cubo. Se a graxa estiver líquida, é sinal de contaminação. Não chega ser um problema, pois a lubrificação dos rolamentos está garantida, mas se o retentor do cubo falhar, a meleca vai parar no disco de freio, aí a coisa fica feia.

    Abraços

    Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #3
    Usuário Avatar de gtbr88
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    Clemente muito obrigado por sua ajuda.
    Na verdade esta vazando uma graxa marrom, tem concistencia de graxa mesmo,
    complicado para trocar esse retentor ?
    como faco para lubrificar esse cubo que ta vazando ?
    obrigado
    Giuliano

  • #4
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    Giuliano,

    trocar o retentor é ± chato. A graxa marrom é sinal de mistura entre óleo e a graxa.

    Normalmente o rententor estraga porque existe muita folga entre a tulipa e o semi-eixo, e assim o semi-eixo passa a apoiar e vibrar sobre o retentor.

    Certifique-se que a meleca é mesmo óleo + graxa. O cheiro do óleo do diferencial é inconfundível. Pode ser também contaminação por água (difícil).

    Você pode limpar o cubo sem desmontar as pistas dos rolamentos. Use um solvente qualquer. Seque, aplique uma graxa boa ( minha favorita é Molycote) e monte tudo novamente.

    Como trocar o retentor (resumido):

    1) com a roda levantada, solte os 5 parafusos 17mm que seguram a tulipa+semi eixo. Com o freio de mão travado, vire a roda, rompendo assim a junta. Saque o semi eixo.

    2) solte a pinça de freio, deixando-a de lado.

    3) desmonte a poca do cubo de roda.

    4) com cuidado saque o cubo + disco.

    5) finalmente chegou ao ponto de desmontar o "stub axle", tubo que suporta os rolamentos. Atrás dele fica o rententor.

    6) retire o retentor velho, coloque o novo e monte tudo na ordem inversa.

    7) aperte o cubo com cuidado, girando-o e sempre sentindo com a mão, até que perceba que ele passa a girar com um pouco mais de resistência, porém nunca demais. Utilize uma porca nova e a amasse para travar a porca.

    siga os manuais LR (Workshop Manual página 117 > ):

    Manuais do Defender / PDF

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por gtbr88 Ver Post
    Clemente muito obrigado por sua ajuda.
    Na verdade esta vazando uma graxa marrom, tem concistencia de graxa mesmo,
    complicado para trocar esse retentor ?
    como faco para lubrificar esse cubo que ta vazando ?
    obrigado
    Giuliano
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

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  • #5
    Usuário Avatar de Miecz
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    Boa tarde, Clemente
    Qual o código da graxa Molykote mais adequada para os rolamentos das rodas?
    Abçs
    Defender 110 - 2003

  • #6
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    e isso mesmo que o nosso amigo falou retentor tem que desmontar rolamento e cubo de roda pra trocar e principalmente lavar tudo abracos

  • #7
    Usuário Avatar de carlosth
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    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Esta graxa é proveniente dos rolamentos do cubo de roda.

    Porém mesmo sem a capinha (FTC5414 HUB CAP), a graxa não deveria sair. Sugiro que inspecione o retentor do semi eixo, que separa o óleo do diferencial e cubo. Se a graxa estiver líquida, é sinal de contaminação. Não chega ser um problema, pois a lubrificação dos rolamentos está garantida, mas se o retentor do cubo falhar, a meleca vai parar no disco de freio, aí a coisa fica feia.

    Abraços

    Clemente
    Então semhores,
    Como já sabem, estou trocando as buchas e o pivô da barra A. E com isso, aguardando a chegadas das peças, estou rodando com o carro(na "amaciota" é claro) mas hoje notei que a roda esquerda traseira começou a vazar óleo pela capinha e espalhando na roda externamente fazendo tipo um escorrimento. Isso seria decorrente do problema do bate-bate pelo problema das buchas e pivô da barra A? Digo isso pois o carro tá uma bateção danada na traseira...

    Abrasss
    Carlos Thomas Melo
    Defender 110 CSW Prata - 2002

  • #8
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    Fala Carlos,
    Dá uma olhada no nível do óleo do freio. Se não for, dá uma olhada no nível do óleo do diferencial traseiro, provavelmente é ele.
    Complete com óleo 90.
    Provavelmente seja o retentor. Coisa simples de arrumar.
    Aproveite e desmonte tudo para limpar toda a graxa. Deve ter sujado tudo.
    Fiz a limpeza essa semana, ficou uma beleza!
    Agora vou levar para trocar o retentor.
    O carro agradece =)
    Vazando Graxa na roda Traseira Defender 110-dsc01724.jpg
    Abraço
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de Djalma Inoue
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    Olha como ficou minha roda após chegar de Criciúma. Vou ter que fazer urgente este serviço, acredito que não chegou a afetar o disco de freio.
    Vazando Graxa na roda Traseira Defender 110-dsc01205.jpg Vazando Graxa na roda Traseira Defender 110-dsc01196.jpg

    Medina, o seu torneiro não faz uma para mim não, aproveitando que ele já esta com as manhas e as medidas??
    4X4 Brasil
    Djalma Inoue
    Jesus te ama e eu também, pense nisso.
    Land Defender 110 - 2005

  • #10
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    Pessoal fui trocar o retentor da roda trazeira e me deparei com um problema em um dos parafusos o que fica acima a chave soquete não dá espaço, existe um outro tipo de chave para retirar a pinça ou eu terei que retirar a mola, porque ela fica esbarrando na mola e não consigo encaixar no parafuso alguém pode me dar uma luz. Agradeço desde já.
    Vazando Graxa na roda Traseira Defender 110 Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: doc Doc4.doc (70.5 KB)

      Número de Download 174 .

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    Jesus te ama e eu também, pense nisso.
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  • #11
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    Citação Postado originalmente por Djalma Inoue Ver Post
    Olha como ficou minha roda após chegar de Criciúma. Vou ter que fazer urgente este serviço, acredito que não chegou a afetar o disco de freio.
    Vazando Graxa na roda Traseira Defender 110-dsc01205.jpg Vazando Graxa na roda Traseira Defender 110-dsc01196.jpg

    Medina, o seu torneiro não faz uma para mim não, aproveitando que ele já esta com as manhas e as medidas??
    O meu torneiro fez a 52!
    Ex Pajero GLS-B Diesel 94, Ex Defender 200 TDi 1992, Ex Nissan Frontier Serrana 2004 e atual Pajero Sport V6 2001 Automática.

  • #12
    Usuário Avatar de lucar
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    Qual o tamanho da chave para soltar o parafuso (trava) que segura o rolamento no eixo?? Antes de desmontar tudo aqui para limpeza, checagem e lubrificação queria ter as ferramentas todas em mão.

    O retentor dessa minha mesma roda esta danificado e terei que fazer a troca do mesmo! Qual o retentor (numero??) que devo comprar (D110 ano 2000).

    Já vou aproveitar para checar / lubrificar as outras 3 rodas!
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"
    PU2UVB QAP 146.000mhz / PX2L0880 QAP CANAL 16

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