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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    Acoplamento Viscoso 300Tdi.




    Amigos,

    Durante minha revisao rotineira na 110 essa semana verifiquei que o acoplamento viscoso nao esta desconectando mais. A ventoinha, mesmo com o motor GELADO nao gira se tentarmos move-la com a mao.
    O que pode ter acontecido? O acoplamento viscoso quando da defeito o que acontece nao e exatamente o contrario?

    []'s
    Rafael

    P.S: Foi mal a falta de acento, to brigando com o teclado do celular!

  • #2
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Rafael, deve ter travado o rolamento interno.. Aconteceu com um amigo meu. O motor fica com um barulhão bravo o tempo todo....

    No meu 90 percebi que o óleo começou a vazar. Antes de dar problema, troquei. Acabei comprando a peça diretamente de uma concessionária Mercedes Caminhões para a Sprinter 310 ou 312. Na época, saiu mais barato que qualquer outro lugar. Era EXATAMENTE a mesma peça e ainda levei o hélice...

    Abraços
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #3
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    Valeu Clemente pela dica. A minha nao deu sinal algum de fim de vida. Olha que sou um tanto preocupado com a questao do arrefecimento, nao descuido pois tenho consciencia do prejuido que pode acarretar.

    Vou procurar pela peca original sem duvida. A minha aguentou quase 180000km de tudo quanto e tipo de caminho. A dica da mesma especificacao para a Sprinter com certeza vai facilitar para encontrar a peca. Valeu

    []'s
    Rafael

  • #4
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    Clemente,

    Hoje troquei o acoplamento viscoso do Defender. Achei que fosse ser mais barato, mas enfim...
    O barulho de motor "brabo" sumiu.... eu ja tinha até esquecido o quanto é suave o som do 300tdi!!!
    A dica da Sprinter foi excelente, so tenho um detalhe a acrescentar: Segundo o vendedor da revenda autorizada International, os acoplamentos das 310 e da 312 são diferentes entre si, sendo o segundo um pouco mais caro que o primeiro. Infelizmente ele não tinha o do 312 para me mostrar a diferença, mas de acordo com o vendedor, as palhetas da ventoinha do 312 são um pouco maiores.
    A do 310 é como você falou EXATAMENTE a mesma peça. Tendo inclusive o mesmo numero de referencia no catalogo deles. 8-)

    []´s
    Rafael
    4X4 Brasil

  • #5
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    Que bom que deu certo Rafael,

    Não é uma peça barata... Porém a garantia de ter algo 100% original e perfeito, não tem preço. É, me lembrei que tinha uma diferença entre o 310 e 312 mesmo! A Sprinter 312, esta sendo mais pesada, deve ter maior número de pás ou então hélice de maior diâmetro.. Mas olhando a caixa da minha, vejo que é da Sprinter 310.

    Segue a correção: viscoso + hélice é da Sprinter 310!

    Imagine se nosso motor fosse um Puma ou TD5... $$$$$$$$$$$$$$$$ e canseira para encontrar!

    Seu consumo deve melhorar em 5%.. É apenas para isso que existe o viscoso... Em países frios ajuda o motor chegar na temperatura ideal mais rápido, mas aqui pouco importa.

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por rafaelfernandez Ver Post
    Clemente,

    Hoje troquei o acoplamento viscoso do Defender. Achei que fosse ser mais barato, mas enfim...
    O barulho de motor "brabo" sumiu.... eu ja tinha até esquecido o quanto é suave o som do 300tdi!!!
    A dica da Sprinter foi excelente, so tenho um detalhe a acrescentar: Segundo o vendedor da revenda autorizada International, os acoplamentos das 310 e da 312 são diferentes entre si, sendo o segundo um pouco mais caro que o primeiro. Infelizmente ele não tinha o do 312 para me mostrar a diferença, mas de acordo com o vendedor, as palhetas da ventoinha do 312 são um pouco maiores.
    A do 310 é como você falou EXATAMENTE a mesma peça. Tendo inclusive o mesmo numero de referencia no catalogo deles. 8-)

    []´s
    Rafael
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #6
    Usuário Avatar de ascherer74
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    Troquei o meu essa semana também.

    Uma dica para quem precisa trocar, olha as lojas autorizadas da MWM na sua cidade http://www.mwm.com.br/default.asp?su=6&pa=mapa&tipo=P

    E faz uma pesquisa de preço. Paguei R$ 500,00.

    Código da peça: 70993174R
    Adriano Scherer
    Land Rover Defender 110 - Flickr

  • #7
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Que bom que deu certo Rafael,

    Não é uma peça barata... Porém a garantia de ter algo 100% original e perfeito, não tem preço. É, me lembrei que tinha uma diferença entre o 310 e 312 mesmo! A Sprinter 312, esta sendo mais pesada, deve ter maior número de pás ou então hélice de maior diâmetro.. Mas olhando a caixa da minha, vejo que é da Sprinter 310.

    Segue a correção: viscoso + hélice é da Sprinter 310!

    Imagine se nosso motor fosse um Puma ou TD5... $$$$$$$$$$$$$$$$ e canseira para encontrar!

    Seu consumo deve melhorar em 5%.. É apenas para isso que existe o viscoso... Em países frios ajuda o motor chegar na temperatura ideal mais rápido, mas aqui pouco importa.

    Abraços

    Clemente
    Eu havia notado uma piora no consumo, antes mesmo de notar que o acoplamento tinha travado... só não sabia da relação entre eles. Achei que fosse um maior uso do AC por minha parte somado com o transito mais pesado nessa epoca de chuvas fortes aqui na regiao.

    Foi extremamente facil de achar graças as dicas dos amigos aqui do forum. Paguei R$503,00. Achei um pouco salgado, mas nao tenho do que reclamar. 10 anos e 180000km foi quanto durou a original, por isso mesmo coloquei outra original.
    Na verdade, eu costumo comprar sempre peças originais. A durabilidade costuma ser bem maior que as paralelas, o que acaba compensando o preço inicialmente mais caro. Isso sem contar a tranquilidade de saber que seu Defender está 100% original.

    []´s
    Rafael
    4X4 Brasil

  • #8
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    Tenho ainda poucos dados, mas o tempo de vida útil esperado para este acoplamente é de 145.000km rodados.

    Se alguém tiver mais dados de quanto durou o do seu Defender, por fv me mande !

    Abç,

    mg

  • #9
    Usuário Avatar de ascherer74
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    Citação Postado originalmente por mgalvao Ver Post
    Tenho ainda poucos dados, mas o tempo de vida útil esperado para este acoplamente é de 145.000km rodados.

    Se alguém tiver mais dados de quanto durou o do seu Defender, por fv me mande !

    Abç,

    mg
    Murilo,

    Anota ai 203.000km
    Adriano Scherer
    Land Rover Defender 110 - Flickr

  • #10
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    Pessoal, acabo de descobrir que falta uma pá na hélice do radiador..... Notei aumento do barulhai a uns dias, deve ter quebrado ainda no Jalapao.
    Pelo que li a peça é a mesma da spriter 310. A da rager, s10 f1000 com motor 2.5 Hsd tambem serve?
    Alguma dica sobre essa troca?

    Abraços a todos e obrigado!

    Sergio Ka2

  • #11
    Depois de ler esse tópico me dei conta de que eu nunca vi o motor do jipe ligado sem estar com a ventoinha girando...

    Com o jipe 'dormido', motor completamente frio eu verifiquei o seguinte:

    1- Com o motor desligado a ventoinha gira livremente com a mão;
    2- Quando ligo o jipe, mesmo o motor estando frio, a ventoinha imediatamente entra em ação;
    3- Usando uma toalha e muuuuito cuidado, eu não consegui para a ventoinha com a mão logo após ligar o motor...

    Eu também me dei conta que o jipe sempre tá com um barulho de 'brabo' e que o mesmo demora, em uso urbano, cerca de 5 km pra atingir a temperatura de trabalho.

    Acho que eu vou marchar em 500 latinhas...

    Abraços!

  • #12
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Gustavo, está tudo ok..

    Quando frio, o acoplamento leva alguns minutos para mandar o óleo para sua periferia pela força centrípeta. Ou seja, quando frio ou após ligar, ele fica algum tempo com a ventoinha acoplada depois o óleo vai para o reservatório periférico e assim sua rotação cai 80%. Fica boba... Quando o motor esquenta, uma válvula abre e acopla novamente a ventoinha.

    Com o motor na temperatura de uso, ela deve ficar boba, sendo facilmente parada com uma toalha (cuidado para não enroscar na correia e perder a mão). Quando o motor realmente está quente, subidas prolongadas ela acopla. Em marcha lenta, um motor Diesel produz muito pouco calor, confiando a ventoinha nenhum serviço.

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Depois de ler esse tópico me dei conta de que eu nunca vi o motor do jipe ligado sem estar com a ventoinha girando...

    Com o jipe 'dormido', motor completamente frio eu verifiquei o seguinte:

    1- Com o motor desligado a ventoinha gira livremente com a mão;
    2- Quando ligo o jipe, mesmo o motor estando frio, a ventoinha imediatamente entra em ação;
    3- Usando uma toalha e muuuuito cuidado, eu não consegui para a ventoinha com a mão logo após ligar o motor...

    Eu também me dei conta que o jipe sempre tá com um barulho de 'brabo' e que o mesmo demora, em uso urbano, cerca de 5 km pra atingir a temperatura de trabalho.

    Acho que eu vou marchar em 500 latinhas...

    Abraços!
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

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