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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    Acoplamento Viscoso 300Tdi.




    Amigos,

    Durante minha revisao rotineira na 110 essa semana verifiquei que o acoplamento viscoso nao esta desconectando mais. A ventoinha, mesmo com o motor GELADO nao gira se tentarmos move-la com a mao.
    O que pode ter acontecido? O acoplamento viscoso quando da defeito o que acontece nao e exatamente o contrario?

    []'s
    Rafael

    P.S: Foi mal a falta de acento, to brigando com o teclado do celular!

  • #2
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Rafael, deve ter travado o rolamento interno.. Aconteceu com um amigo meu. O motor fica com um barulhão bravo o tempo todo....

    No meu 90 percebi que o óleo começou a vazar. Antes de dar problema, troquei. Acabei comprando a peça diretamente de uma concessionária Mercedes Caminhões para a Sprinter 310 ou 312. Na época, saiu mais barato que qualquer outro lugar. Era EXATAMENTE a mesma peça e ainda levei o hélice...

    Abraços
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #3
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    Valeu Clemente pela dica. A minha nao deu sinal algum de fim de vida. Olha que sou um tanto preocupado com a questao do arrefecimento, nao descuido pois tenho consciencia do prejuido que pode acarretar.

    Vou procurar pela peca original sem duvida. A minha aguentou quase 180000km de tudo quanto e tipo de caminho. A dica da mesma especificacao para a Sprinter com certeza vai facilitar para encontrar a peca. Valeu

    []'s
    Rafael

  • #4
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    Clemente,

    Hoje troquei o acoplamento viscoso do Defender. Achei que fosse ser mais barato, mas enfim...
    O barulho de motor "brabo" sumiu.... eu ja tinha até esquecido o quanto é suave o som do 300tdi!!!
    A dica da Sprinter foi excelente, so tenho um detalhe a acrescentar: Segundo o vendedor da revenda autorizada International, os acoplamentos das 310 e da 312 são diferentes entre si, sendo o segundo um pouco mais caro que o primeiro. Infelizmente ele não tinha o do 312 para me mostrar a diferença, mas de acordo com o vendedor, as palhetas da ventoinha do 312 são um pouco maiores.
    A do 310 é como você falou EXATAMENTE a mesma peça. Tendo inclusive o mesmo numero de referencia no catalogo deles. 8-)

    []´s
    Rafael
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Que bom que deu certo Rafael,

    Não é uma peça barata... Porém a garantia de ter algo 100% original e perfeito, não tem preço. É, me lembrei que tinha uma diferença entre o 310 e 312 mesmo! A Sprinter 312, esta sendo mais pesada, deve ter maior número de pás ou então hélice de maior diâmetro.. Mas olhando a caixa da minha, vejo que é da Sprinter 310.

    Segue a correção: viscoso + hélice é da Sprinter 310!

    Imagine se nosso motor fosse um Puma ou TD5... $$$$$$$$$$$$$$$$ e canseira para encontrar!

    Seu consumo deve melhorar em 5%.. É apenas para isso que existe o viscoso... Em países frios ajuda o motor chegar na temperatura ideal mais rápido, mas aqui pouco importa.

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por rafaelfernandez Ver Post
    Clemente,

    Hoje troquei o acoplamento viscoso do Defender. Achei que fosse ser mais barato, mas enfim...
    O barulho de motor "brabo" sumiu.... eu ja tinha até esquecido o quanto é suave o som do 300tdi!!!
    A dica da Sprinter foi excelente, so tenho um detalhe a acrescentar: Segundo o vendedor da revenda autorizada International, os acoplamentos das 310 e da 312 são diferentes entre si, sendo o segundo um pouco mais caro que o primeiro. Infelizmente ele não tinha o do 312 para me mostrar a diferença, mas de acordo com o vendedor, as palhetas da ventoinha do 312 são um pouco maiores.
    A do 310 é como você falou EXATAMENTE a mesma peça. Tendo inclusive o mesmo numero de referencia no catalogo deles. 8-)

    []´s
    Rafael
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #6
    Usuário Avatar de ascherer74
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    Troquei o meu essa semana também.

    Uma dica para quem precisa trocar, olha as lojas autorizadas da MWM na sua cidade http://www.mwm.com.br/default.asp?su=6&pa=mapa&tipo=P

    E faz uma pesquisa de preço. Paguei R$ 500,00.

    Código da peça: 70993174R
    Adriano Scherer
    Land Rover Defender 110 - Flickr

  • #7
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    Tenho ainda poucos dados, mas o tempo de vida útil esperado para este acoplamente é de 145.000km rodados.

    Se alguém tiver mais dados de quanto durou o do seu Defender, por fv me mande !

    Abç,

    mg

  • #8
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    Citação Postado originalmente por mgalvao Ver Post
    Tenho ainda poucos dados, mas o tempo de vida útil esperado para este acoplamente é de 145.000km rodados.

    Se alguém tiver mais dados de quanto durou o do seu Defender, por fv me mande !

    Abç,

    mg
    Murilo,

    Anota ai 203.000km
    Adriano Scherer
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  • #9
    Usuário Avatar de ka2
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    Pessoal, acabo de descobrir que falta uma pá na hélice do radiador..... Notei aumento do barulhai a uns dias, deve ter quebrado ainda no Jalapao.
    Pelo que li a peça é a mesma da spriter 310. A da rager, s10 f1000 com motor 2.5 Hsd tambem serve?
    Alguma dica sobre essa troca?

    Abraços a todos e obrigado!

    Sergio Ka2

  • #10
    Depois de ler esse tópico me dei conta de que eu nunca vi o motor do jipe ligado sem estar com a ventoinha girando...

    Com o jipe 'dormido', motor completamente frio eu verifiquei o seguinte:

    1- Com o motor desligado a ventoinha gira livremente com a mão;
    2- Quando ligo o jipe, mesmo o motor estando frio, a ventoinha imediatamente entra em ação;
    3- Usando uma toalha e muuuuito cuidado, eu não consegui para a ventoinha com a mão logo após ligar o motor...

    Eu também me dei conta que o jipe sempre tá com um barulho de 'brabo' e que o mesmo demora, em uso urbano, cerca de 5 km pra atingir a temperatura de trabalho.

    Acho que eu vou marchar em 500 latinhas...

    Abraços!

  • #11
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Gustavo, está tudo ok..

    Quando frio, o acoplamento leva alguns minutos para mandar o óleo para sua periferia pela força centrípeta. Ou seja, quando frio ou após ligar, ele fica algum tempo com a ventoinha acoplada depois o óleo vai para o reservatório periférico e assim sua rotação cai 80%. Fica boba... Quando o motor esquenta, uma válvula abre e acopla novamente a ventoinha.

    Com o motor na temperatura de uso, ela deve ficar boba, sendo facilmente parada com uma toalha (cuidado para não enroscar na correia e perder a mão). Quando o motor realmente está quente, subidas prolongadas ela acopla. Em marcha lenta, um motor Diesel produz muito pouco calor, confiando a ventoinha nenhum serviço.

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Depois de ler esse tópico me dei conta de que eu nunca vi o motor do jipe ligado sem estar com a ventoinha girando...

    Com o jipe 'dormido', motor completamente frio eu verifiquei o seguinte:

    1- Com o motor desligado a ventoinha gira livremente com a mão;
    2- Quando ligo o jipe, mesmo o motor estando frio, a ventoinha imediatamente entra em ação;
    3- Usando uma toalha e muuuuito cuidado, eu não consegui para a ventoinha com a mão logo após ligar o motor...

    Eu também me dei conta que o jipe sempre tá com um barulho de 'brabo' e que o mesmo demora, em uso urbano, cerca de 5 km pra atingir a temperatura de trabalho.

    Acho que eu vou marchar em 500 latinhas...

    Abraços!
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

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  • #12
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Gustavo, está tudo ok..

    Quando frio, o acoplamento leva alguns minutos para mandar o óleo para sua periferia pela força centrípeta. Ou seja, quando frio ou após ligar, ele fica algum tempo com a ventoinha acoplada depois o óleo vai para o reservatório periférico e assim sua rotação cai 80%. Fica boba... Quando o motor esquenta, uma válvula abre e acopla novamente a ventoinha.

    Com o motor na temperatura de uso, ela deve ficar boba, sendo facilmente parada com uma toalha (cuidado para não enroscar na correia e perder a mão). Quando o motor realmente está quente, subidas prolongadas ela acopla. Em marcha lenta, um motor Diesel produz muito pouco calor, confiando a ventoinha nenhum serviço.

    Abraços

    Clemente
    Bah, fico 500 vezes mais feliz em saber disso!!! hehehe

    Quando passar pelo RS me avisa que eu te pago um churrasco!!!

    Sexta quando eu retornar de viagem vou testar o acoplamento com o motor 'a quente', só pra fazer a balaca... hehehe

    Grande abraço!

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