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  • #109
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Carlão,

    eu usei meu 90 durante 5 anos todos os dias.. Adorava. Acumulei em 5 anos 160mil Km com ele, sem nenhum problema, apenas uma goteira na transfer (o famigerado o-ring) que consertei em casa e os tradicionais detalhes.

    Com o 110 é diferente, o tamanho dele é impraticável para SP, e por ser o último de uma espécie, realmente tento poupar ele do prejudicial stop & go em marcha lenta dos corredores de SP (perfeito para lavar os cilindros).

    É simplesmente péssimo usar um carro Diesel em SP, seja para embreagem, motor, freios, etc... Poupo ele para viagens pelo Chile, Argentina e Bolívia além das viagens pelo Brasil. Tento fazer uma grande viagem ao ano.

    Minha meta é ter ele para sempre, com a menor quilometragem possível e sem correr riscos como pequenas colisões do dia a dia.

    Não bastasse, eu infelizmente tenho que ir em alguns lugares cuja única opção de estacionamento são os famigerados manobristas. Nada disso combina com um 110. Basta segurar a direção 30 segundos no batente para a caixa vazar (por ex). Virar o volante com o carro parado; eu também não faço.

    Em resumo; para tais abusos, confio meu dia a dia a um Jimny, que nem correia dentada tem e tão pouco os 15 segundos de espera para acelerar em razão do turbo (explique isso a um manobrista). Nem falarei do impacto ambiental. O Jimny é Euro 4, com duplo catalisador, baixo consumo e ridícula emissão de CO p/ Km.

    Agora aqueles poucos dias que saio com o Defender é fantástico, mas confesso que me sinto num aquário. Todos ficam olhando, pescoços se torcem, crianças apontam, etc... Acho estranho; mas eu tbm não sou normal... rsrsrsr

    Em fim, o 90 até rola no dia a dia, já o 110 é um trambolho, começando pelas duas toneladas de sua inércia.

    Se o Land tivesse permanecido fiel a sua proposta (pequeno, leve e com motor fraco) assim como o Jimny (que desde os anos 50 pesa exatos 1000kg), seria perfeito, inclusive no dia a dia.. Ui, lá vem pedrada... rsrsr

    Forte abraços

    Crements

    e
    Citação Postado originalmente por Carlão Rover Ver Post
    Land Rover para mim é defender e series...

    Discovery é um SUV, carro como qualquer outro; mas é claro que deve ser um dos melhores ou melhor da categoria.

    Quem gosta de Land Rover mesmo na minha opinião está de Defender ou series.E usa no dia a dia.Ter Land para guardar ou falar que tem, deixa de lado o espírito da coisa.

    Vivenciar o Land Rover; fazer parte do dia a dia.

    Faz quase dez anos que só tenho Defender e series que uso no dia a dia e todo dia me alegro de entrar no carro, com prazer de dirigir e ficar ouvindo se apareceu algum barulho novo para resolver preventivamente.

    O engraçado é que nem os donos das oficinas usam ou usaram por um bom tempo no dia a dia.No máximo grandes viagens.Para mim conhecer o Land Rover é dividir as tristezas e alegrias andando em um.E não apenas seguir um manual feito para veículos que rodam na Inglaterra e na europa.

    Abraço.

  • #110
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    Clemente, você é um caso à parte.

    Você pode e deve manter um com este intuito na minha opinião. Inclusive você nem precisa mais rodar com o carro para conhecê-lo; e tem uma experiência imensa de viagem com ele que eu ainda não pude ter.

    Deixar com manobrista?Nunca. Nem pensar. Todas as vezes que queria explicar alguns cuidados eles diziam: - Pode deixar eu já conheço... E não ouviam uma palavra sequer. Imagina deixar minha Land antes de regular novamente o freio de mão para ele estacionar em uma rampa no 3° andar??? Já vi uma 110 espatifada 3 andares para baixo.

    Seu raciocínio, para o seu caso (hehehehe) está 100% correto na minha opinião!

    Abraço e vamos no próximo encontro em Paraty dia 24,25 e 26 de setembro.

  • #111
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    Para quem interessar nos Eventos aqui do fórum tem o tópico do 3° encontro em Paraty...

    Abraço a todos.
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    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #112
    Usuário Avatar de _portela
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    Citação Postado originalmente por Carlão Rover Ver Post
    Land Rover para mim é defender e series...

    Discovery é um SUV, carro como qualquer outro; mas é claro que deve ser um dos melhores ou melhor da categoria.

    Quem gosta de Land Rover mesmo na minha opinião está de Defender ou series.E usa no dia a dia.Ter Land para guardar ou falar que tem, deixa de lado o espírito da coisa.

    Vivenciar o Land Rover; fazer parte do dia a dia.

    Faz quase dez anos que só tenho Defender e series que uso no dia a dia e todo dia me alegro de entrar no carro, com prazer de dirigir e ficar ouvindo se apareceu algum barulho novo para resolver preventivamente.

    O engraçado é que nem os donos das oficinas usam ou usaram por um bom tempo no dia a dia.No máximo grandes viagens.Para mim conhecer o Land Rover é dividir as tristezas e alegrias andando em um.E não apenas seguir um manual feito para veículos que rodam na Inglaterra e na europa.

    Abraço.
    Fui rebaixado a M...

    Só porque o Defender não me atendia como único carro, só porque eu não tenho grana para tê-lo como segundo carro e só porque talvez eu tenha perdido um pouco o romantismo em acreditar que o meu Defender seria para a vida inteira, para sempre.

    Acho que desviamos totalmente o tópico e é bom que voltemos a ele.

    Espero poder continuar ajudando com as minhas vagas lembranças dos meus bons tempos de Defender e um dia ainda poder ter um 90tinha 300Tdi ao lado de uma Disco 20, claro

    Enfim, são coisas incomparáveis. É como comparar um relógio Cassio com um Patek Philippe...

    Abs.
    Jimny 4All

  • #113
    Usuário Avatar de _portela
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    Citação Postado originalmente por Pinaudmaster Ver Post
    Tem que se qualificar em SAP para operar uma Disco 3 ou 4 ? Ou somente Brevê de Vôo emitido pela NASA é o suficiente ?

    A PROPÓSITO: To trocando minha Disco 1 em duas Disco 3. Terei uma Disco 3 pra rodar e a outra pra treinar o mecânico. Interessados, favor formar fila !
    O brevê da NASA vai ser mais simples que o SAP

    Abs.
    Jimny 4All

  • #114
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    Portela, com qual óleo e especificações você realiza a manutenção da sua disco?.

    Vi que o óleo é o 5w 30, é isso mesmo?Pelo que vi esta especificação atende de -18° a 32 ° além dos outras qualificações. Creio que a temperatura mais alta deveria ser maior para manter a qualidade da lubrificação em nosso país que é mais quente.

    A New Defender está usando que óleo e especificações, alguém sabe?
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

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  • #115
    Usuário Avatar de henrique wamser
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    quase certeza 10w40...vou olhar o manual, se não for, retorno
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

  • #116
    Usuário Avatar de _portela
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    Carlão,

    Está com o Motul Ford Specific 5W30, mas para a próxima vou para o Motorcraft, pois consegui achar a melhor preço e é o original.

    O Defender Puma segue a mesma especificação, mas não sei dizer se há brechas para alteração de viscosidade.

    Na Disco não há.

    A grande maioria dos bons carros "mudernos" de hoje, inclusive nacionais e inclusive alguns até mais bartinhos, como os com motor ROCAM da Ford utilizam 5W30.

    Arrisco a dizer que é a viscosidade mais comum de hoje em dia e o que pega realmente não é a temperatura nem a qualidade do combustível, mas características de lubirificação dos motores.

    Abs.,
    Jimny 4All

  • #117
    Citação Postado originalmente por _portela Ver Post
    Fui rebaixado a M...

    Só porque o Defender não me atendia como único carro, só porque eu não tenho grana para tê-lo como segundo carro e só porque talvez eu tenha perdido um pouco o romantismo em acreditar que o meu Defender seria para a vida inteira, para sempre.

    Acho que desviamos totalmente o tópico e é bom que voltemos a ele.

    Espero poder continuar ajudando com as minhas vagas lembranças dos meus bons tempos de Defender e um dia ainda poder ter um 90tinha 300Tdi ao lado de uma Disco 20, claro

    Enfim, são coisas incomparáveis. É como comparar um relógio Cassio com um Patek Philippe...

    Abs.
    A Disco 20 deverá vir com um motorzinho de 500 amperes e um Mr. Fusion como alimentador.

    []´s
    Alex

  • #118
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    É que acima da temperatura indicada pelo fabricante, o óleo perde suas características, principalmente a viscosidade...

    Sem falar que com o enxofre alto do diesel contamina bem mais rápido o óleo do motor...
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  • #119
    Banido
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    Citação Postado originalmente por _portela Ver Post
    O brevê da NASA vai ser mais simples que o SAP

    Abs.

    Você explicou a piada ...

  • #120
    Usuário Avatar de _portela
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    Carlão,

    A gradação SAE é apenas um índice. Não é valor absoluto nem tem uma relação direta com a temperatura ambiente.

    A conta é um pouco mais complexa do que as tabelas que estamos acostumados a ver, inclusive em manuais, como por exemplo o do Defender 300Tdi.

    Um óleo "grau" 30 tem, por exemplo, viscosidade cinemática e dinâmica completamente diferente do que um óleo 40 (que naquelas tabelas antigas seria o "mais adequado" ao nosso clima).

    Esquece esse negócio de clima, os parâmetros são a a viscosidade dinâmica e cinemática a uma faixa de temperatura de trabalho do motor.

    Se alterar a especificação por conta de temperatura ambiente você irá interferir diretamente nesses índices de viscosidade que, por sua vez, irão alterar a interação de partes móveis do motor, que por sua vez, poderão não trabalhar adequadamente e, em última forma, levar a desgaste prematuro.

    Enfim, só altere a especificação do óleo se o fabricante permitir isso explicitamente
    Jimny 4All

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